2015-03-26 16.28.52

A Viña Mannle foi visitada na tarde de 26 de março de 2015, no momento em que o Enólogo Heinrich Männle fazia a fermentação de uvas que havia acabado de receber dos vinhedos. O enólogo em questão chegou da Alemanha em 1986 juntamente com sua família, com a firme intenção de desenvolver a atividade vitivinícola que com tanto êxito logrou seu pai na Viña “Weingut Andreas Männle” da cidade de Durbach,  Alemanha.

Heinrich Männle depois de um acurado estudo das regiões vitivinícolas instalou-se na região Sul do Chile, especificamente na Cidade de Bulnes, pertinho da “Ruta Panamericana Sur” – coração vitivinícola do “Vale de Itata”. Hoje, junto a sua família segue a tradição alemã eis que com grande entusiasmo trabalham para elaborar ano após ano vinhos de excelência para o público em geral.

A vinícola produz cerca de 150.000 litros por ano. Compra, por exemplo, uvas das variedades Carignan, Cinsault, Pinot Noir e País e exporta vinhos para Alemanha, México, China e EUA. Produz vinhos orgânicos sem certificação. Henreich Männle salientou que o custo de certificação de cada rótulo é da ordem de US$ 10.000,00 !

A seguir a descrição e avaliação dos vinhos degustados, ressaltando que foram servidos pelo próprio enólogo:

Proprietário da vinícola Männle
Enólogo da vinícola Männle

Männle Pinot Noir Limited Edition 2014 – vermelho-rubi intenso. Cerejas e morangos prevalecem nos aromas confirmando a tipicidade da variedade. Boca equilibrada, taninos macios, boa acidez, razoável concentração de fruta no paladar, enfim, um Pinot surpreendente que ressentiu-se um pouco da temperatura correta de serviço para o seu correto desfrute. Ainda assim agradou bastante, eis que respeita os cânones da variedade.

2015-03-26 17.02.40

Viña Männle Cinsault Limited Edition 2014 – Violáceo intenso, bastante frutado no nariz, tânico (boa qualidade), com a acidez e o álcool integrados resultando num vinho leve, fresco e razoavelmente equilibrado, com alguma fruta. Termina com média persistência, ligeiramente adocicado, sem amargor.

2015-03-26 17.12.18

Viña Männle Cinsault Rosé Limited Edition 2014 – de cor clara, na transição entre o laranja e casca de cebola, brilhante, translúcido. Muito bom no nariz reforçando a versatilidade da variedade com apetecíveis notas de frutas vermelhas. Boca adocicada, uma ponta de álcool, perfil fácil, fresco, frutado e descomplicado. Se tivesse sido servido na temperatura correta teria mostrado mais virtudes, que não são poucas para um rosé!

Viña Männle Carménère Limited Edition 2013 – intenso, concentrado na cor com as bordas arroxeadas. Aromas típicos da variedade com notas de torrefação, pimenta negra, sobre um fundo achocolatado. Na boca exibiu boa integração entre fruta e madeira (6 meses de amadurecimento em  carvalho francês), taninos redondos, corpo pleno, bom equilíbrio do tripé álcool, madeira e acidez resultando num vinho prazeroso e encorpado. Sem amargor, sem notas herbáceas, enfim um bom Carménère do Sul do Chile, que tem notas de uva passificada no fim-de-boca.

2015-03-26 16.43.04

CONCLUSÃO –

Ainda que o grupo de jornalistas convidados pelo ProChile tenham sido recebidos com algum improviso, importante destacar que a qualidade dos vinhos Männle foi comprovada. É verdade que não foram servidos na temperatura correta de serviço (Cinsault e Pinot Noir necessitavam estar refrescados, eis que a temperatura local ultrapassava os 25°C), se revelaram frescos, integrados e macios, sem os habituais excessos de álcool, madeira ou extração. São vinhos equilibrados, todos de tipicidade muito boa por preços acessíveis. Consoante afirmação do enólogo, são orgânicos sem certificação e não têm importador para o Brasil.

2015-03-26 17.27.55

Viña Männle –

  • Ruta 148 km. 1 Sector la Piscina
  • Bulnes, Região de Bio Bio, Chile
  • Fone: (56-42) 970 811
  • Fax: (56-42) 970 890

 

Sala de barricas da Viña Männle
Sala de barricas da Viña Männle

 

(Visited 621 times, 621 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *