O Priorato está localizado na província de Tarragona. Nela integram os municípios de La Morera de Montsant, Scala Dei, La Vilella, Gratallops, Bellmunt, Porrera, Poboleda, Torroja, Lloa, Falset e Mola. O clima embora com influências mediterrânicas, é temperado e seco. Uma das características mais importantes é a quase ausência de chuva durante o verão, o que garante uvas muito saudáveis. A precipitação média é entre 500 e 600 mm por ano. O solo é, provavelmente, o mais característico da região e precisamente o que catapultou-a para as primeiras posições em termos de qualidade, não só em Espanha, mas em todo o mundo. É um solo, fino e vulcânico, composto de pequenos pedaços de ardósia (licorella), que dão aos vinhos um caráter marcadamente mineral. Os vinhedos estão localizados em terraços e encostas muito íngremes.

2015-08-14 20.25.21

Sobre a Finca Tobella

A filosofia da Finca Tobella é a de produzir um vinho que pode ser guardado, mas que também seja fresco e frutado podendo ser bebido assim que liberado ao mercado. Para conseguir isso, todos esforços são envidados para controlar a evolução das vinhas e as uvas não chegarem à sobre-maturação. A fermentação é monitorada e o contato do vinho com carvalho é limitado até cerca de um ano no máximo. Finalmente, a Finca Tobella utiliza uma porcentagem alta na mistura de Carignan  graças ao seu potencial considerável e acidez que dá ao vinho frescura aromática e longa vida.

2015-08-14 20.16.12

Degustação

Finca Tobella Negre 2011 – Álcool: 14% – Região: Gratallops/Priorato – importador: Santa Cruz – tel. 11 2495 6510 – variedades: Syrah (58%), Carignan (20%), Garnacha (15%) e Cabernet Sauvignon (7%) – preço: R$ 120 – cerca de 40% do vinho estagiou por seis meses em barrica de carvalho francês (300 litros). Engarrafado em julho de 2012 – Análise organoléptica: vermelho-rubi com reflexo púrpura. Os aromas são muito complexos com o toque de especiarias e frutas vermelhas e negras da Syrah saltando na frente sobre licor de cassis e madeira nobre (cedro). Na boca é um vinho denso, com bom volume, sólida estrutura e algum dulçor (baunilha). Taninos de excelente qualidade, bom frescor e leve mineralidade. O final é longo e bastante fresco graças a sua acidez balanceada. Termina macio provocando intensa salivação. Excelente relação preço-qualidade. Avaliação: 91-92/100 pts.+

Santa-Cruz-importadora

(Visited 257 times, 257 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *