No último dia 5 de julho, este escriba acompanhou o início da colheita 2015 na Vinícola Paulista Guaspari (as uvas tintas são colhidas a partir de primeiro de agosto, num ciclo que começa em maio e termina em setembro), localizada no município de Espírito Santo do Pinhal (cidade com cerca de 42.500 habitantes a 202 km da Capital na região da Serra da Mantiqueira, pertinho da divisa SP/MG). Na vinícola a recepção ficou por conta de Paulo Roberto Guaspari, Diretor Operacional que nos apresentou o Diretor de Enologia Gustavo Gonzalez e a Enóloga Flavia H. Cavalcanti.

Paulo Guaspari recebeu os jornalistas...
Paulo Guaspari recebeu os jornalistas…

A programação resultou num passeio por todos vinhedos da Guaspari, colheita das uvas, visita à vinícola e degustação dos vinhos abaixo-relacionados:

Sauvignon Blanc Vista da Vinícola 2013 –

Syrah Vista da Serra 2011 –

Syrah Vista da Serra 2012 – (ainda não lançado, medalha de prata na nona edição do prestigiado concurso Syrah du Monde 2015 – França)

Syrah Vista do Chá 2012 –

Enólogo-Chefe
Enólogo-Chefe Gustavo Gonzalez

Guaspari Sauvignon Blanc Vista da Vinícola 2013 – Álcool: 14% – produzido com uvas do Vinhedo Vista da Vinícola (875 metros de altitude), consoante depoimento do Enólogo Gustavo Gonzales, parte do vinho é fermentado no ovo de concreto, outra parte no tanque de aço inoxidável e cerca de vinte por cento fermenta em barrica de carvalho francês durante doze meses. Análise organoléptica: palha translúcido com borda verdeal, exibiu nariz limpo, com fruta de polpa branca, maracujá, ligeiro defumado, arruda sobre um fundo vegetal. Boca macia subscrevendo plenamente o paladar, com o frescor e a tipicidade se destacando. Aqui já dá para notar a diferença do vinho fermentado em ovo de concreto cujo formato lembra as ânforas romanas, por conta de seu frescor e dos sabores mais nítidos, sem nenhum amargor. Deixa uma ponta salina no fim-de-boca. Avaliação: 89/100 pts. 

2015-07-05 12.10.50

Guaspari Syrah Vista da Serra 2011 (ano seco) – Álcool: 14% – amadurecido em barricas francesas durante 24 meses, produzido com uvas do Vinhedo Vista da Serra (1.220 metros de altitude) – Violáceo intenso de média profundidade com reflexo púrpura. Frutas negras, madeira, groselha e um leve toque de chocolate predominam nos aromas. Boca rica, taninos finos, boa concentração de fruta, acidez razoável e corpo pleno, notas de torrefação, enfim, tudo que se espera de um bom Syrah. Poderoso, seu final é de média/longa persistência, sem adstringência ou qualquer amargor. Avaliação: 89/100 pts.+ 

Enóloga e Enólogo
A recém-chegada Enóloga Flavia e o Enólogo Gustavo, Diretor de Enologia da Vinícola Guaspari

Guaspari Syrah Vista da Serra 2012 (ano chuvoso) –  Álcool: 14% – amadurecido em barricas francesas durante 20 meses – produzido com uvas do vinhedo Vista da Serra (1.200 metros de altitude) – Violáceo intenso com reflexo púrpura. A madeira vem na frente, mas logo a fruta assume o protagonismo com notas de amoras e couro novo. Depois de algum tempo um toque de marmelada. Na boca é um vinho jovem, quente, macio, com nervo e tudo no lugar certo: álcool (generoso), acidez (salivante) e bom entrosamento entre fruta e madeira. O final é harmonioso, de média persistência, limpo, sem arestas. Avaliação: 89/100 pts.+

Guaspari Syrah Vista do Chá 2012 –  Álcool: 14% – amadurecido em barricas durante 20 meses – produzido com uvas do Vinhedo Vista do Chá (1.140 metros de altitude, solo granítico) – Cor semelhante à do vinho anterior com mais concentração e profundidade. Aromas abertos, com geleia de amoras, groselha e as especiarias que são o verdadeiro DNA da Syrah. Boca firme, intensa, concentrada, com um importante núcleo de frutas vermelhas que confirma sua origem novomundista. No quesito fruta e madeira é tão equilibrado que num hipotético embate entre Syrahs do Novo Mundo teria grandes possibilidades de se destacar. Sua estrutura sólida é típica dos grandes vinhos da variedade. Um tinto forte, de estilo moderno proporcionado pela alta tecnologia da Guaspari mas com um pé no Velho Continente, com camadas sobre camadas de sabores. Além da tipicidade, vai recompensar quem tiver paciência de guardá-lo por alguns anos, mas pode ser degustado já, eis que seu perfil possibilita isso. Se numa de suas primeiras safras revelou seu potencial, imagine daqui alguns anos! Altamente recomendado. Avaliação: 90/100 pts.+

 

2015-07-05 15.59.54

 

Um típico Sauvignon Blanc
Um típico Sauvignon Blanc….produzido no Estado de São Paulo!

 

Guaspari Syrah Vista do Chá
Guaspari Syrah Vista do Chá

 

2015-07-05 17.19.42

 

 

Conclusão

A família Guaspari é oriunda do setor de mineração quando em 2002 formou a Holding Guaspari. Atualmente, na propriedade, que fica apenas a 30 km do Estado de Minas Gerais (Andradas),  além do café, há culturas de macadâmia (4 ha) e oliveiras, com destaque para a variedade Arbequina (7 ha). Quanto aos vinhedos estão espalhados por doze glebas (doze vistas) todas com denominações próprias cultivadas com variedades específicas totalizando 50 ha. A área total da propriedade é imensa: 800 hectares de terras agricultáveis. Os principais vinhedos são Vista da Serra (da Mantiqueira = Serra que chora em Tupi), Vista do Vale e o mais alto de todos o Vista do Chá, com mais de 1.3oo metros de altitude. A Vinícola Guaspari está  a comprovar que é viável produzir vinhos finos no interior do Estado de São Paulo, o que não deixa de ser um fato alentador. A vinícola tem capacidade de processar até 70.000 kg de uva, tudo por gravidade, sem utilização de bombas, como convém. A colheita é realiza das 5:30 até às 9:00 horas da manhã para evitar o sol escaldante do interior paulista. É cuidadosamente feita por parcela com uma rigorosa seleção de cachos e tudo é vinificado separadamente. Enfim, o manejo da poda (dupla), a utilização racional da água, a altitude da Serra da Mantiqueira (amplitude térmica), o solo granítico, a colheita invertida, a utilização de telas pretas (absorção do calor) para proteger as uvas dos pássaros num local habitado por lobos-guará, pássaros diversos e seriemas, enfim, tudo na Guaspari é feito com respeito à natureza, foco na sustentabilidade e qualidade. O objetivo não é a superprodução, mas produzir-se a quantidade certa para se alcançar o melhor resultado. Vários estudos estão sendo realizados, mas até agora os resultados com as variedades Sauvignon Blanc e Syrah são os mais auspiciosos (vide avaliações acima. Variedades como Petit Verdot, Marselan, Carignan, Grenache, Marsanne, Mourvèdre, Sémillon está na fase experimental – em produção: Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon). Por fim, os vinhos da promissora Guaspari poderão ser encontrados em alguns restaurantes e hotéis do Brasil e do exterior e em lojas especializadas. Os clientes também podem comprar diretamente da vinícola sob encomenda (www.vinicolaguaspari.com.br). No futuro próximo (2016), a Guaspari receberá visitantes – Enoturismo.

Serviço –

Distribuidor em São Paulo: Rouge Brasil. Tel. (11) 3887-4444, Supermercado St. Marché e Empório Santa Maria. Mais informações no link abaixo:

http://clubdojeriel.com.br/vinicola-guaspari-tem-rotulos-no-st-marche-e-no-emporio-santa-maria/

(Visited 1.125 times, 1.125 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *