O Château de Selle, em Taradeau, perto de Draguignan, foi a primeira propriedade comprada pelo engenheiro-agrônomo alsaciano Marcel Ott, em 1912. A casa do século XVIII é rodeada por 110 ha de terras, dos quais 60 ha têm videiras, entre elas Cabernet Sauvignon, Grenache, Syrah e Cinsault. A maioria da produção é de rosés e, o que é incomum na região, eles são amadurecidos em grandes barris de carvalho de seis a nove meses para ganhar mais corpo e complexidade. Também se produz uma pequena quantidade de brancos, predominantemente de Sémillon e dois tintos com base na Cabernet Sauvignon e Mourvèdre. A propriedade foi vendida para o produtor de champagne Louis Roederer em 2004, mas ainda é dirigida por Jean-François Ott.  Voltando um pouco mais no passado, em 1896, depois de fazer um passeio pelas vinícolas francesas, o jovem engenheiro-agrônomo Marcel Ott andava pelas margens do Mediterrâneo quando descobriu as vinhas que sempre inspiraram a região da Provence.  No coração desta famosa região vinícola francesa, que está entre as terras com vides mais velhas, a cultura da videira é uma herança antiga. No final do século XIX, a filoxera destruiu quase todos as vinhas de qualidade, que foram precipitadamente replantadas e os vinhos daí produzidos pouco atraentes. Com paixão, o resoluto Marcel Ott, começou a replantar todas as áreas com variedades nobres que promoveram os renascimento dos grandes vinhos de Provence, genuínos, dignos de uma tradição milenar.  Fontes: O Grande Livro dos Vinhos, Folha de São Paulo – edição 2012 e portal do produtor.

Domaine
Les Domainers, um rosé de respeito. Apenas 24 garrafas recebidas pela Calevin

Degustação – rosés do Domaines Ott – Importador: Épice –

Domaines Ott “Les Domainers” AOC Côtes de Provence 2014 – Álcool: 13,5% – Variedade: Grenache (65%), Cinsault (25%) e Syrah (10%) – Preço: R$ 135 – Calevin A cor deste Rosé já seduz: rosa pálido brilhante. Aberto nos aromas complexos com notas de cereja, pêssego sobre um fundo cítrico. Na boca houve a total subscrição das sensações aromáticas. Este rosé à base de grenache é compacto e firme, com algum açúcar residual que não chega a desequilibrar o conjunto em razão de sua boa acidez. Expansivo, de acento mineral e com boa presença de fruta, é um Rosé elegante, com alguma potência e um final médio-longo marcado por gostosas notas cítricas e de cereja. Avaliação: 89/100 pts.

2015-08-23 16.19.47

Domaine Ott “Clos Mireille” AOC Côtes de Provence 2014 – Álcool: 14% – Variedades: Cinsault (70%), Grenache (20%) e Syrah (10%) – Preço: R$ 290Calevin – este rosé provém de vinhedos plantados num solo que se caracteriza por uma mistura de xisto e barro e ausência de calcário. É um Rosé de grande influência marítima, que fixa seu caráter inimitável. Análise organoléptica: sedutora cor rosa pálido brilhante, translúcida. O nariz é poderoso e ao mesmo tempo elegante combinando frutas de polpa branca, morangos e cítricos sobre leves notas de especiarias. A estrutura de boca é monumental para um Rosé, com sólido equilibrio entre acidez e açúcar residual (praticamente não tem). Profundo, crocante, encorpado, é o tipo de vinho para iniciar uma grande degustação, eis que sua harmonia e maciez são dignas de nota. Suas pinceladas minerais lhe conferem caráter único e personalidade. Persistente, estamos diante de um rosé luxuriante! Avaliação: 91/100 pts.+

2015-08-23 15.07.32
Com as suas curvas elegantes, a emblemática garrafa Domaines Ott dá uma indicação da qualidade de suas colheitas. Os três estados de Domaines Ott estendem-se ao longo de duas denominações diferentes, mas compartilham a mesma cultura vitícola – e uma garrafa única também. Foi a Provence que sugeriu a forma icônica para René Ott, inspirado pela terra entre as colinas e nas margens do mar, com suas linhas, vinhedos em terraços, ciprestes em forma de pontos de exclamação e os troncos bem torneados das palmeiras. Esta paisagem familiar é o que guiou René em seu projeto visionário. Esta garrafa distintiva foi criada na década de 1930, mas desde então nunca perdeu sua modernidade. Hoje, confere a Domaines Ott uma assinatura única. Elegante e delicada, a famosa garrafa com uma estrela traz memórias da elegância das ânforas usadas para coletar vinho nos tempos antigos que ainda podem ser encontradas em toda Provence. É um símbolo reluzente dos grandes vinhos da região.
(Visited 848 times, 848 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *