Como sabemos,  Cava é o vinho espumante espanhol elaborado pelo método tradicional (chamado pelos franceses de “champenoise”), que vem não só de Penedès, como também de uma região mais ampla da Catalunha, e até de algumas áreas mais longínquas. Porém, para todos os propósitos, quando se trata de Cava, uma simplificação aceitável é dizer que se trata do “vinho produzido na área de Penedès”. O início da produção comercial do Cava data de 1872, quando Josep Raventós, da Codorníu, resolveu começá-la. Nem todos acreditavam que seu Cava atrairia consumidores de champagne da Espanha. Mas ele mesmo mostrou que os incrédulos estavam errados – e muitos consumidores do mundo provaram que este estava certo. Fonte: O Grande Livro dos Vinhos – Editora Publifolha – 1a. edição – agosto/2012

2015-10-01 15.24.58
A bodega Mas Betràn é um projeto elaborado por descendentes de antigos vinicultores de Penedès com único objetivo. Manter viva a herança de 3 gerações na elaboração de um Cava clássico.

Degustação –

Les Enfosques Cava Brut Nature – álcool: 11,5% – variedades: Xarello, Macabeo e Parellada – importador: Santa Cruz – preço: R$ 72,00 – sedutora cor palha brilhante quase translúcida. Perlage muito fino e delicado. Nos aromas inicialmente uma nota de leveduras e de pão para depois ceder espaço para intensas notas de fruta cítrica madura. No paladar sua entrada revelou um borbulhante frutado, com presença de gás carbônico na medida certa dando-lhe vida e movimento. Macio, fresco, com uma surpreendente e deliciosa cremosidade cítrica. Termina persistente, promovendo uma sensação de “boca limpa” revelando acento mineral. Ótima relação preço-qualidade. Avaliação: 89-90/100 pts.

Santa-Cruz-importadora

(Visited 253 times, 253 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *