Há diversos tipos de Vinho do Porto e todos são vinificados da mesma maneira. Ainda assim, cada um tem sua peculiaridade. O melhor é dividir os vários estilos em duas categorias principais, de acordo com o tipo de envelhecimento. Uma delas destaca o efeito da madeira sobre o vinho, como no caso do Tawnies. A outra favorece a fruta, a exemplo do Ruby, LBV e do Vintage.

O artigo é da lavra do especialista ao final  mencionado. Integra um dos volumes da coleção “Adega Veja – coleção Vinhos do Mundo”. Esclareço que o texto abaixo apenas dá noções básicas e não pretende exaurir a matéria nele contida. Vale à pena dar uma olhadinha, senão vejamos:

Tawnies com indicação de idade – são vinhos de categoria superior, de diferentes colheitas, envelhecidos em barricas menores, cuja idade média é indicada nos rótulos, nas versões 10, 20, 30 e 40 anos.

Fonte: “Adega Veja – coleção Vinhos do Mundo”.

Cinco gerações da família Niepoort vêem estocando vinhos num armazém apertado no coração de Vila Nova de Gaia desde que a empresa foi fundada em 1842. Apesar de sua boa reputação apoiar-se nos Tawnies antigos e colheitas, toda a gama de vinhos é excelente – dos simples rubis aos excelentes portos vintage – que são vendidos em pequenas quantidades. Dirk Niepoort dedica-se agora à produção de alguns vinhos não fortificados impressionantes, cheios, concentrados, sob os rótulos Redoma, Charme e Batuta. Fonte: Coleção Veja Vinhos do Mundo – volume 10 – Portugal e Grécia
Cinco gerações da família Niepoort vêm estocando vinhos num armazém apertado no coração de Vila Nova de Gaia desde que a empresa foi fundada em 1842. Apesar de sua boa reputação apoiar-se nos Tawnyes antigos e colheitas, toda a gama de vinhos é excelente – dos simples rubis aos excelentes portos vintage – que são vendidos em pequenas quantidades. Atualmente, Dirk Niepoort também se dedica à produção de alguns vinhos não fortificados impressionantes, cheios, concentrados, sob os rótulos Redoma, Charme e Batuta. Fonte: Coleção Veja Vinhos do Mundo – volume 10 – Portugal e Grécia
Degustação
Niepoort Tawny 10 anos – Álcool: 20% – importador: Mistral – preço: US$ 99,90 – cor de média concentração, âmbar na transição entre rubi avermelhado. Paleta de aromas complexos com as tradicionais notas de frutas secas sobre uma discretíssima nota alicorada com ampla sustentação na taça. Na boca sua entrada revelou um vinho redondo,  muito fino, delicado, elegante com seu sabor untuoso  caracterizado por deliciosas notas de amêndoas, figos  é um discreto melaço de cana. O final é surpreendentemente longo, sobretudo prazeroso. Avaliação: 91/100 pts.
(Visited 452 times, 452 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *