2015-10-03 15.30.12

A Adega Chesini acaba de lançar o Chesini Gran Vin 2011 na Serra Gaúcha. Trata-se do novo lote do vinho especial elaborado pela empresa, idealizado para figurar como um exemplar dos melhores vinhos em âmbito internacional. Chegar a esse resultado foi o propósito da Adega Chesini quando iniciou, em 2002, o projeto de elaboração de um vinho conceito, empregando investimentos no manejo e adaptação do solo e do vinhedo, irrigação controlada, colheita cautelosa e escolhendo com primor garrafa, rolha e rótulo para embalar o produto lapidado em carvalho. O primeiro exemplar, da safra 2005, foi sucesso de crítica. Repetir a dose, obtendo matéria-prima que atendesse a tal patamar de diferenciação foi possível novamente na safra de 2011 e, após, período necessário de maturação, o produto está à disposição para apreciação dos consumidores.

O Chesini Gran Vin 2011 encontra-se em três mil garrafas numeradas, importadas do Chile, vedadas com rolha portuguesa e emolduradas por rótulo premiado pela indústria gráfica. O Cabernet Sauvignon de cor rubi intenso, com tons violáceos de intensidade forte, apresenta aromas de frutas vermelhas e especiarias, trufas, chocolate, menta, cravo e notas de baunilha. Na boca apresenta-se intenso, potente, com taninos marcantes que denotam personalidade. No final de boca ficam notas importantes de especiarias, com excelente persistência. Um vinho que apresenta muito boa estrutura e corpo equilibrado, sendo ideal para harmonizar com carnes, massas ou pratos condimentados.

Vale mencionar que o  novo exemplar do Chesini Gran Vin chega ao mercado junto com uma premiação. O Chesini Gran Vin 2011 foi o vinho mais pontuado na 13ª edição do concurso dos melhores vinhos de Garibaldi, promovido pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA), com apoio da Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária. Por esse mérito, foi servido ao público  presente no jantar de premiação, no último dia 21 de agosto, quando a distinção recebida.

A aposta da Adega Chesini é que o Gran Vin 2011 siga os passos de seu antecessor, já que o lote 2005 do produto acumulou premiações nacionais e internacionais, colocando-se ao lado de grandes vinhos de tradicionais regiões produtoras, com destaque para as medalhas de prata recebidas em Sevilha, na Espanha, em Mendonza, na Argentina, e em Israel, além de Grande Menção no Vinitaly, 2011, em Verona,  na Itália, e de ter sido o único representante brasileiro a conquistar Medalha de Ouro no VINOFORUM International Wine Competition, na Eslováquia,  em 2009.

Degustação –

Chesini Gran Vin 2011 – Álcool: 13,5%  – Região: Serra Gaúcha/Farroupilha – tel. (54) 3462.2357 ou e-mail adegachesini@adegachesini.com.br – preço: R$ 66,30 – a safra em questão foi uma das melhores nos últimos anos na Serra Gaúcha o que é um fato incontestável. Elaborado com Cabernet Sauvignon, este Chesini já seduz na cor púrpura intensa profunda. Aromas florais com violetas saltando na frente. Em seguida notas de baunilha e coco bem casadas com groselha e uma ponta de jaboticaba e ameixa. Na boca sente-se a madeira e o álcool. Mas a fruta da Cabernet Sauvignon está presente e confere-lhe um gostoso frescor. Longo, persistente, suculento, é um excelente Cabernet da Serra Gaúcha, terroir no qual a Merlot pontifica. É do tipo que deixa muito vinho Sul-americano na lona. Vai evoluir muito na garrafa nos próximos cinco-dez anos. Altamente recomendado! Avaliação: 89/100 pts.+

Este post só pôde ser realizado porque a vinícola Irmãos Chesini gentilmente nos enviou a garrafa do Chesini Gran Vin.

(Visited 845 times, 845 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *