Nascidas em 1999 pelas mãos de um Grupo de Empresas ligadas à Agricultura e Ecologia que, aglutinadas na Mirat S.A., empresa familiar com mais de 200 anos de dedicação ao campo, as Bodegas Valdeviñas é um projeto com firme vocação de qualidade e exclusividade, que se sustenta numa combinação da melhor tradição e a mais moderna tecnologia.

Ribera del Duero
Em Soria, junto à divisa com Burgos, no término da “Langa de Duero”, região de grande tradição vitícola e vinícola (que remonta a era da dominação romana quando era conhecida como Segontia Lanca), em pleno coração da D.O. Ribera de Duero sobre vinte hectares de terreno de seixos rolados e areia a mais de 850 metros de altitude, rodeados de vinhas de mais de 100 anos e inclusive com vinhedos pré-filoxéricos, decidiu-se assentar o projeto de Valdeviñas – pequeno: pelas dimensões da bodega e dos vinhedos, como garantia de exclusividade dos vinhos. Grande: pela tecnologia, localização, vinhas velhas e terrenos sobre os quais se assentam as novas plantações, como garantia da qualidade dos caldos de Valdeviñas.

A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo
A Espanha é um país do Velho Mundo que tem regiões cujos estilos dos vinhos lembram os do Novo Mundo

Elaboração –

Produzido com uvas da variedade Tempranillo procedentes de vinhedos próprios situados em terrenos aluviais a 840 metros de altitude. A colheita realizou-se entre os dias 27 a 29 de setembro de 2004 com uma temperatura média de 19-20ºC. A fermentação ocorreu em piletas de concreto com controle de temperatura. Amadurecimento em barrica de carvalho francês durante 12 meses. A excepcional climatologia do ano 2004 com grandes mudanças de temperatura entre o dia e a noite foi especialmente marcada nesta zona de Ribera del Duero por sua altitude.

Premiações não faltam ao  Tinar de Mirat Crianza 2014 - Ouro no Mundus Vini 2012 e Ouro no Citadelles du Vin France 2012
Premiações não faltam ao Tinar de Mirat Crianza 2014 – Ouro no Mundus Vini 2012 e Ouro no Citadelles du Vin France 2012

Degustação

Tinar de Mirat  Crianza Ribera del Duero 2004 – Álcool: 14,5% – Variedade: Tinta Fina/Tempranillo – Região: Ribera del Duero/Langa de Duero/Soria – Importador: Santa Cruz – Preço: R$ 185 – Para alguns vinhos um fato que impressiona este escriba é como o tempo não passa! É o caso deste Ribera del Duero Tinar Crianza 2004. A garrafa foi aberta na tarde da quarta feira. Na noite de sexta o vinho exibiu uma riqueza de aromas que somente a Tempranillo – Tinta Fina traz no seu bojo. Análise organoléptica: vermelho-rubi profundo sem halo de evolução. Muita cereja nos aromas sobre notas tostadas. Na boca um vinho potente, encorpado, com alto nível de álcool e acidez formando um conjunto homogêneo, com a fruta saltando na frente da madeira tornando-o bastante frutado. Essa mesma fruta aliada à acidez tornou o vinho delicioso. Enfim, um Ribera del Duero com “R”. Avaliação: 90/100 pts.+

Santa-Cruz-importadora
O portfolio da Santa Cruz importadora é pequeno. Mas a qualidade é, proporcionalmente, superior ao de muitas importadoras bem maiores.

(Visited 350 times, 350 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *