Pintia

Dias desses, este escriba recebeu um “e-mail marketing” bem elaborado de Tiago Reis | Wine Consultant – B2C, tiago.reis@viavini-vinhos.com.br, oferecendo o vinho espanhol Pintia, porém, de safra diferente da deste post. Segue o texto: “Novo projeto da vinícola Vega Sicília, o vinho Pintia surge no mercado com 100% da uva Tinta de Toro, clone da uva Tempranillo, a grande rainha dos vinhos espanhóis. O vinho exibe o estilo e classe dos rótulos Vega Sicília, mas com uma personalidade única. Picante, atrevido, encorpado e sedoso, tem uma linda coloração rubi, muitos aromas de cassis, cereja, incenso, pimenta em grão. Sabores de compota de frutas escuras e notas de pimenta-jamaica, anis estrelado e baunilha. Um final, aveludado e marcante, lembrando que esse vinho realmente faz parte de uma família de peso”.

História da Vinícola Vega Sicília –

Fundada em 1864, Vega Sicília é a mais antiga e famosa vinícola de vinhos finos de Ribera del Duero, Espanha. O grupo Vega Sicília começou a pesquisar novas áreas em 1997, com vinificações experimentais e compras de novos vinhedos, metade dos quais já com videiras de 25 a 45 anos de idade. A propriedade agora possui 96 hectares de terras nas principais denominações de origem da Espanha. Uma das células desse projeto é a vinícola Bodegas y Viñedos Alión, localizada em Ribera del Duero, responsável pela elaboração de vinhos excelentes e mais modernos “.

Pintia - a expectativa era grande....
Pintia 2004 – a expectativa era grande….

 

....principalmente porque o Pintia foi degustado ao lado de quatro vinhos extraordinários e verdadeiramente decepcionou!
….principalmente porque o Pintia foi degustado ao lado de quatro vinhos extraordinários e foi uma decepção do tamanho da sua fama!

 

DEGUSTAÇÃO – 

Vega Sicilia Pintia 2004 – Álcool: 15% – Variedade: Tinta de Toro – Região: Toro – Preço: US$ 139,50 (safra 2008 – Mistral – preço inalterado há muitos anos) e R$ 370 (safra 2010 – Grand Cru) – Coloração rubi-violácea intensa, sem denunciar o peso de mais de uma década, em virtude da riqueza em polifenóis. Aromas de fruta escura em geleia dominando sobre notas florais (violetas), especiarias e chocolate, tudo em baixa intensidade. Baixa acidez, insuficiente para encobrir o alto teor alcoólico (15%), tornando-o “pesadão”. Taninos muito presentes, adstringentes e um pouco secantes. Quase sem fruta, também não empolgou no fim-de-boca, pouco assertivo. Não confirmou a qualidade apontada por seus admiradores, inclusive da abalizada crítica internacional. Um bom vinho, simplesmente muito longe de ser extraordinário! Avaliação: 87/100 pts.

Pintia

A pontuação do Wine-Searcher ( 94/100) foi calculada de acordo com as avaliações dos críticos abaixo:
Crítico Nota
Stephen Tanzer 93 /100
CellarTracker (223 notas) 91 /100
Jancis Robinson 19 /20
El Mundo Vino 15.5 /20

 

(Visited 1.240 times, 1.240 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *