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No dia 25/11 (quarta-feira), na nova Ville du Vin Itaim Bibi, houve o lançamento da safra 2011 do Don Melchor, um dos principais rótulos do portfólio da chilena Concha y Toro. Enrique Tirado, enólogo da VCT, esteve presente e apresentou detalhes do rótulo. A Ville du Vin, fica na Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 490 – Itaim Bibi, tel. 11 4689 3185.

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Sobre o Don Melchor 2011 – Sua primeira safra foi lançada em 1989. Enrique Tirado salientou que existe um verdadeira vinícola dentro das instalações da Concha y Toro. São 127 hectares de terras com vinhedos de Cabernet Sauvignon (90%), Cabernet Franc (7%), Merlot (2%) e Petit Verdot (1%). Aliás, Enrique salientou que a safra 2015 já está engarrafa na seguinte proporção: Cabernet Sauvignon (91%), Cabernet Franc (7%) e Petit Verdot (2%). Nesses 127 hectares, cada uma das sete principais parcelas é vinificada separadamente; 157 lotes foram provados em Bordeaux para decisão da mescla final da edição 2011. A Cabernet Franc não pode ser superior a 3% porque se ultrapassar esse percentual descaracteriza o corte. Para o 2011, a qualidade da Cabernet Sauvignon foi tão boa, que apenas foi-lhe adicionado 1% de Cabernet Franc. O que se valoriza nas parcelas é a concentração de sabor proporcionada ao vinho, o frescor, a finesse e principalmente a fruta aportada ao blend final. Por solicitação deste escriba Enrique Tirado fez um breve panorama sobre as safras seguinte, senão vejamos: 2012 foi uma colheita quente; 2013 e 2014 foram frias e 2015, um colheita excepcional, com muito calor no início e depois houve uma queda abrupta na temperatura.  A produção do Don Melchor é da ordem de 12.000 caixas de madeira com seis garrafas cada, exportadas para 70 países ao preço médio de US$ 125 cada garrafa, ou seja, tanto faz comprar aqui ou no estrangeiro porque as diferenças serão pequenas, apenas por conta do câmbio e da tributação de cada país. No Brasil, o vendedor oficial é a Ville du Vin: www.villeduvin.com.br.

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Por fim, é bom salientar que, uma vez mais, Don Melchor foi reconhecido pela Wine Spectator. Uma das publicações mais relevantes da indústria do vinho lhe outorgou nada menos que 94/100 pts. na safra 2011, posicionando-0 como Cabernet Sauvignon de mais alta pontuação ranqueado pela revista em quatro ocasiões seguidas.

A edição correspondente a maio de 2015, destacou Don Melchor 2011 como um Cabernet Sauvignon“elegante e poderoso, de permanente consistência”, e o qualificou como Top Wine, veja no link abaixo:

http://clubdojeriel.com.br/don-melchor-2011-obtem-a-mais-alta-pontuacao-concedida-a-um-cabernet-sauvignon-chileno/

DEGUSTAÇÃO

Don Melchor 2011 –

Origem: Chile – Região: Puente Alto/Maipo – Safra: 2011 – Álcool: 14,5% – Variedades: Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (1%)  preço médio: R$ 449,00 – importador: VCT Brasil – 15 meses em barrica francesa 70% de primeiro uso e 30% de segundo uso – O Don Melchor  chega a vigésima quinta safra exibindo características que o identificam como um excelente Cabernet Sauvignon chileno, oxalá um dos melhores do mundo, no mesmo nível dos grandes Cabernets Californianos, Supertoscanos, Bordeaux margem esquerda, blends argentinos com participação de Cabernet Sauvignon e finalmente grandes tintos Australianos. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso, profundo, quase retinto, com halo púrpura. Nariz aberto com sutis notas florais,  licor de cassis, groselha, tabaco, grafite sobre um fundo mentolado. Como sói acontecer com este tinto, exibiu muito complexidade já sinalizando grande potencial de evolução. Na boca taninos vivos, instigantes, suavemente adstringentes, ainda jovens. Álcool, acidez, fruta e madeira invejavelmente integrados. Profundo, muito longo no paladar, é um tinto elegante e longevo, que costuma recompensar os dotados de paciência. Apesar disso, já pode ser desfrutado porque agrada por conta de seu intenso balanço, frescor e vivacidade. Por fim, estamos diante de um vinho que tem capacidade de envelhecer nobremente, dentro da melhor tradição construída ao longo dos anos pela comprovada longevidade da Cabernet Sauvignon cultivada em Pirque, no Alto Maipo. Avaliação: 93-94/100 pts.++

No lançamento do Don Melchor 2011 também foi degustado o Marques de Casa Concha 2013:

Marques Casa Concha Chardonnay 2013 – região: Vale de Limarí – álcool: 14,5% – preço: R$ 97,00 – importador: VCT Brasil – Amarelo palha  intenso com reflexo brilhante. Nariz aberto, pouco intenso com fruta madura: abacaxi com leves pinceladas cítricas e tostadas (barrica). Na boca é um vinho untuoso, com a madeira perfeitamente integrada à fruta, acidez delicada e confirmação das fruta sinalizada no olfato. O álcool elevado está integrado e promove uma sensação aveludada no palato, com percepção da fruta tropical que caracteriza os bons vinhos do Vale de Limarí. De média persistência é um vinho jovem que vai ganhar maciez na garrafa. Um vinho que expressa o caráter varietal da cepa no Novo Mundo. Avaliação: 89/100 pts.

Alessandro: precisão e simpatia no serviço do vinho
Alessandro: precisão e simpatia no serviço do vinho, destacando que a Ville du Vin – Inaugurada há 12 anos em Alphaville, a marca foi pioneira no conceito de oferecer a experiência completa do vinho e foi eleita a 5ª melhor loja de vinhos do mundo pela revista La Cav em 2012. O grupo conta ainda com uma unidade no shopping Iguatemi Alphaville. A loja de São Paulo vem para superar a matriz e pretende se consolidar como referência no mercado de vinhos de São Paulo. www.villeduvin.com.br.

São Paulo ganhou um reforço de peso dedicado à bebida mais antiga da humanidade, uma mega unidade da Ville du Vin. A consagrada loja de vinhos de Alphaville (eleita a 5º melhor do mundo pela revista La Cav/2012), abre as portas na capital, no bairro do Itaim, levando a excelência que o principal mercado de vinhos do país merece: atendimento especializado, suporte e consultoria, além de oferecer grande variedade de rótulos das principais marcas do mundo e de diversas importadoras. A loja será inaugurada no dia 18 de novembro no coração do Itaim, à Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 490.

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“Estamos preparados para atender o cliente com a profundidade que ele precisar. Nosso dever é garantir que o ele tenha sucesso em seu evento, seja qual for seu orçamento”, explica Sidnei Brandão, sócio-diretor geral à frente do projeto.

O imóvel de 600m², tem pé direito duplo e vai abrigar uma adega climatizada com 4 metros de altura e capacidade para mais de 1.500 garrafas. Ao todo, serão mais 1.200 rótulos das principais marcas do mundo inteiro e 30 mil garrafas em estoque a preço de importadora ou com promoções exclusivas.

No interior da loja, o bistrô com cardápio assinado pelo chef Du Cabral eleva ao ápice a experiência total do vinho: os pratos foram criados para favorecer a harmonização, que pode ser feita com qualquer uma das garrafas disponíveis à preço de prateleira. Nas mesas, algumas com base de tronco de árvore e tampo de vidro, serão servidas opções como Confit, Carré de Cordeiro, Arroz de Pato.

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O Wine Bar é equipado com uma Enomatic, máquina italiana utilizada para preservação e serviço de vinho em taça, que tem sempre oito rótulos de alta qualidade disponíveis. Somadas as garrafas abertas diariamente, a casa chega a oferecer até 12 opções da bebida para serem degustados em taça.

O espaço conta ainda com uma Sala Premier com capacidade para 36 pessoas, que poderá ser reservada para confrarias, eventos, reuniões corporativas ou degustações. O projeto é assinado pela arquiteta Denise Blagevitch, que também foi a responsável pelas outras duas lojas do grupo: Alphaville e Iguatemi Alphaville.

“Nossa ideia é ter um local onde possamos replicar o conceito que desenvolvemos na loja-mãe de Alphaville durante esses últimos 12 anos: para que o cliente possa fazer a experiência completa do vinho”, explica Brandão. E completa: “Quem bebe vinho é mais feliz, porque é uma bebida feita para ser compartilhada”, finaliza.

Mercado de vinhos no Brasil:

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o consumo de vinhos no país durante o primeiro semestre de 2015 aumentou 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Ibravin, o mercado se mantém aquecido, mesmo com a instabilidade econômica pela qual o Brasil atravessa. Ainda segundo o Instituto, foram consumidos mais de 9,1 milhões de litros de bebida à base de uva no Brasil durante os primeiros seis meses do ano.

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Sobre a Ville du Vin –

Inaugurada há 12 anos em Alphaville, a marca foi pioneira no conceito de oferecer a experiência completa do vinho e foi eleita a 5ª melhor loja de vinhos do mundo pela revista La Cav em 2012. O grupo conta ainda com uma unidade no shopping Iguatemi Alphaville. A loja de São Paulo vem para ser o projeto-ícone da marca e pretende se consolidar como referência no mercado de vinhos da cidade.

Raio – X Ville du Vin São Paulo

Adega: 4 metros de altura com capacidade para 1.500 garrafas

Variedade: mais de 1.200 rótulos de todo mundo

Estoque: mais de 20 mil garrafas disponíveis para venda

Espaço: 600m²

Garrafa mais barata: R$ 29,90

Garrafa mais cara: R$ 3.500

Vinhos em taça: oferta de até 12 opções disponíveis todos os dias

Bistrô: o cardápio assinado pelo chef indica opções de harmonização, mas o cliente pode escolher qualquer vinho disponível na casa, e paga o valor da prateleira.

Wine Bar: no espaço, o cliente pode escolher qualquer opção do cardápio do bistrô para harmonizar com uma das opções de vinho em taça disponíveis no dia.

A nova Villedu Vin tem o experiente Sommelier Alessandro no seu quadro de colaboradores
A nova Villedu Vin tem o experiente Sommelier Alessandro no seu quadro de colaboradores

Serviço: 

Ville du Vin São Paulo

Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 490 – Itaim

www.villeduvin.com.br

Outras lojas:

Ville du Vin Alphaville

Alameda Tocantins, 75. Edifício West Gate. Alphaville – Barueri – SP.

Telefone: (11) 4208-6061

Ville du Vin Shopping Iguatemi Alphaville

Alameda Rio Negro, 111, loja 109. Alphaville – Barueri – SP.

Telefone: (11) 4209-1666

 

Don Melchor

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