2015-11-21 13.16.31

De propriedade da Família Hermann, proprietários da Decanter importadora, a Vinícola Hermann apresenta o Lírica Crua, espumante produzido através do método clássico (Champenoise) mas que não passa pelo dégorgement. Ou seja, as leveduras que agem na transformação do vinho em espumante não são retiradas ao final do processo, ocasionando diversas transformações químicas e enzimáticas resultando em novos aromas e novos sabores ao longo dos anos.

Vinícola Hermann

Localizada em Pinheiro Machado, Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, Lírica Crua é elaborado com 80% de Chardonnay, 10% de Gouveio e 10% de Pinot Noir. A serra possui condições climáticas excelentes, com dias quentes e noites frias que favorecem a formação de precursores aromáticos. A precipitação é moderada. O solo da região é levemente ácido e bem drenado, que transmite características únicas para a produção de uvas destinadas à elaboração de espumantes finos. O Lírica Crua encontra-se Sur Lie desde 05.09.2013 e tem uma estimativa de guarda de sete anos.

Lírica Crua é ideal para aperitivar com canapés à base de pescados; frutos do mar temperados; truta assada ao forno; perfeito com sashimis de peixes gordos (Atum, Salmão, Pirarucu e Tambaqui); escalopes suínos grelhados, servidos ao creme delicado de cogumelos ou para ser apreciado puro.

Vinícola Hermann2

Degustação –

Espumante Natural Lírica Crua – Álcool: 11,8% – Variedades: Chardonnay (80%), Pinot Noir (10%) e Gouveio (10%) – Preço: R$ 69,40 – Na flûte, palha com turbidez em razão das presença das leveduras que estão na garrafa. Após a abertura a turbidez aumentou, mas o perlage intenso e as borbulhas de tamanho diminuto logo se destacaram indicando a qualidade do que estava por vir. No nariz a complexidade aromática é digna de nota. As leveduras, como é de se esperar, saltam na frente para só depois de muito tempo surgir alguma reminiscência de fruta branca. Na boca vem a surpresa. Por ser “nature” não tem doçura, ao contrário, sua austeridade pode assustar iniciantes, nunca iniciados. Mineral, seco, é do tipo que “pede comida”. Outro destaque fica por conta de sua excelente efervescência, equilíbrio e longa persistência gustativa fazendo deste “Lírica Crua” uma excelente opção para aqueles que gostam de novidades. Mas vai uma dica: cuidado ao abri-lo, porque a pressão de seis atmosferas está lá e poderá te pegar de surpresa. Digo isso porque como se trata de um espumante sem dègorgement, sua vedação é uma tampa metálica semelhante a de cerveja (Não é rolha. Outra dica é quanto à sua temperatura de serviço. Sirva-o bem frio. Ele ganha maciez e suavidade). Por fim, tudo nos faz crer que o Lírica tem potencial de guarda. Além de ganhar complexidade, deverá ganhar elegância. Avaliação: muito bom

(Visited 2.933 times, 2.933 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *