O ano de 2010 foi caracterizado por chuvas durante o final do inverno e primavera; nessas condições, juntamente com temperaturas primaveris abaixo das médias sazonais, houve um ligeiro atraso na produção e uma pequena perda de produção. O verão foi distinguido pela estabilidade do tempo e as chuvas de agosto tiveram efeito atenuante nas temperaturas. O clima foi muito positivo em relação ao período de mudança de cor das uvas durante agosto até o final do períod, levando a uma maturação equilibrada e uma sincronização precisa de maturidade fisiológica e do nível desejado de acumulação de açúcar. A colheita começou em 22 de setembro e teve lugar sob condições meteorológicas particularmente favoráveis. Uma safra excelente!

Itália

VINIFICAÇÃO
Depois de uma cuidadosa seleção de uvas, tanto durante o mês de julho como um pouco antes da colheita, a melhor parte das uvas foi deixada até a videira atingir sua plena maturidade. Os cachos das uvas, desengaçados e suavemente pressionados, foram destinados aos tanques de aço inoxidável quando houve a maceração e fermentação por um período de 20 dias com temperaturas baixas até o máximo de 28°C. Em seguida, o vinho começou seu período de amadurecimento e também passou pela fermentação maloláctica completa em cascos de carvalho que variaram de capacidade entre 3.000 a 8.000 litros (790 a 2100 litros). Após mais de dois anos de amadurecimento em barrica de carvalho, o vinho foi engarrafado em maio de 2013.

Informações históricas

A Tenuta (propriedade) Pian delle Vigne está localizada a 6 km ao Sul de Montalcino (Vale d’Orcia) leva o nome de uma estrada de ferro típica do século XIX localizada na propriedade. O imóvel é composto por cerca de 460 acres (184 hectares) no total, cerca de 65 dos quais estão plantados com videiras. As vinhas têm uma exposição predominantemente sudeste e sua altitude varia de 130-200 metros acima do nível do mar com exposição Sudeste solo principalmente argiloso e calcáreo rico em pedras pequenas. Metade do vinhedo foi plantado em 1996, nos primeiros meses de 2000 chegou ao mercado a primeira safra da produção de Pian delle Vigne Brunello di Montalcino DOCG.

Para Hugh Johnson, o Brunello di Montalcino “como o Barolo, um dos tintos mais famosos da Itália: forte, bem encorpado, muito saboroso, tânico, longevo. Quatro anos de envelhecimento (dois no carvalho); após cinco anos, torna-se Riserva. Qualidade está no aperfeiçoamento contínuo. Montalcino fica 40 km ao Sul de Siena”. Normalmente os Brunellos são vinhos generosamente estruturados em termos de taninos e acidez que, de tão austeros na juventude, muita gente chega a duvidar que um dia a fruta consiga dar o ar de sua graça. Mas isso ocorre e depois de alguns anos na garrafa (o ideal é bebê-lo na proximidade de 10 anos, no entanto, há vinhos modernos que podem ser abertos antes desse prazo) quando uma profusão de aromas elegantes e sutis tomam conta do conjunto.

2015-12-31 22.22.51

Degustação –

Brunello di Montalcino DOCG Pian delle Vigne DOCG 2010 – Álcool: 14,5% – Calevin – violáceo intenso profundo. Paleta de aromas complexos e convidativos com notas de violetas secundadas por frutas vermelhas e negras e muito chocolate. Boca no mesmo diapasão. A maciez de seus taninos e o balanço do conjunto são formidáveis. O álcool elevado está integrado. A acidez provoca intensa salivação. Fruta e madeira estão em coexistência pacífica (dois anos em barris de carvalho de 30 a 80 hectolitros). Ligeiro acento mineral. Volumoso, pleno de concentração e suculência, é um tinto potente, expansivo, de ótima fluidez no paladar que tem um longo e prazeroso final. Seu perfil oscila entre o clássico e o moderno, visto que já pode ser bebido (basta decantá-lo por uma hora), mas certamente ganhará harmonia e complexidade à medida que for evoluindo na garrafa, eis que foi produzido em 2010, excelente safra na região. Avaliação: 92/100 pts.++

2015-12-31 22.22.51
Notas de prova do produtor: vermelho escuro e brilhante na cor, o 2010 Pian delle Vigne é caracterizado por aromas complexos e intensos: notas florais, acompanhados por sensações perfumadas de cerejas silvestres, framboesas e citrinos, em seguida, seguido por chocolate, torrado, folhas de tabaco, alcaçuz e, no fim, uma presença perceptível de ameixas, hortelã e eucalipto. Equilibrado e amplo sobre o paladar com sabores e textura completos e intensos, o vinho é elegante e nobre nas sensações táteis de seus taninos e muito mineral, bem como, um Brunello que promete possibilidades expressivas significativas à medida que envelhece e se desenvolve ao longo do tempo.

 

Pontuação TWS: 91/100 pts.  Quando beber: 2015 – 2018
A pontuação acima do “The Wine-Searcher” foi calculada de acordo com as avaliações dos seguinte críticos:
Crítico ´Pontuação Quando beber
James Suckling 96 /100
CellarTracker (12 notes) 91 /100
Wine Enthusiast 91 /100
Jancis Robinson 15 /20 2015 – 2018

 

 

(Visited 526 times, 528 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *