El Enemigo é o projeto pessoal de Alejandro Vigil, enólogo chefe de Catena Zapata, e de Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena. Tendo à sua disposição uma ampla gama dos melhores vinhedos de Mendoza — pertencentes à família Catena — Alejandro Vigil selecionou parcelas específicas que pudessem dar origem a vinhos com uma personalidade distinta dos talhados por ele em Catena Zapata. São tintos com bastante nervo, taninos abundantes e um caráter deliciosamente selvagem. Logo o primeiro vinho lançado, El Enemigo Malbec, já foi apontado como “outstanding” por Robert Parker.

2016-01-16 18.44.33
Alejandro Vigil é provavelmente o maior especialista na casta Cabernet Franc da Argentina. O El Enemigo é um tinto elegante e encorpado, de grande profundidade de fruta. Elaborado com uvas de vinhedos de altíssima densidade, mereceu 92 pontos de Robert Parker na safra 2011.

2016-01-16 18.44.19

Degustação –

El Enemigo Cabernet Franc 2011 – Álcool: 13,9% – preço: US$ 39,90 – importador: Mistral –Graças aos excelentes resultados da Malbec, a Argentina é um dos grandes produtores internacionais de vinho. Mas o mercado está sedento por novidades. A Cabernet Sauvignon, sem questionamento, é a parceira ideal da Malbec. Fora dela, tentou-se a Bonarda, Merlot, Syrah, Petit Verdot sem o esperado êxito. Agora, o habilidoso e comunicativo enólogo Alejandro Vigil deu o pontapé inicial e parece ter acertado com a Cabernet Franc, uva da moda na Argentina. Este El Enemigo respeita os cânones da variedade. Elegante, longo, um vinho que tem pegada. Um bom exemplo do avanço da casta em solo platino. Intenso na cor, complexo no nariz, potente e encorpado no paladar. Equilibrado e longo. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 654 times, 654 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *