Os vinhos de Mugnier são leves, no melhor sentido da palavra. Têm uma graça etérea e, às vezes, exalam aromas de pétalas de rosa, Isso os torna acessíveis na juventude, mas com pureza e foco para amadurecer muito bem. São vinhos maravilhosos, intensos. Frédéric Mugnier varia pouco sua abordagem a cada safra e, do seu jeito calmo, retraído, preferiria que os próprios vinhos contassem sua história. Desde que abandonou sua profissão de piloto na década de 1970 e se instalou na propriedade da família (uma importante casa, embora um pouco sinistra), os vinhedos que haviam sido arrendados voltaram para o domaine. O mais recente é La Maréchale, e Fredéric domou esses Nuits-St-George com um toque sedoso. Fonte: O Grande Livro dos Vinhos – Publifolha – 1a. Edição – Agosto/2012

2015-10-31 23.46.34

Degustação –

Domaine Jacques Frédéric Mugnier Nuits-Saint-Georges “Premier Cru” Clos de la Maréchale 2009 – Álcool: 14% importador: Cellar – preço: R$ 450 (safra 2012) – Produzido com uvas de uma das melhores safras da última década, exibiu cor vermelho-rubi de média profundidade. Seus aromas saltam da taça e conferem-lhe tipicidade ímpar com profusão de morangos sobre um fundo defumado, couro e ligeiro terroso. Boca a confirmar as sensações olfativas. Taninos dignos de um “Premier Cru”, macios, bem delineados. Acento mineral. Excelente acidez. Longo, intenso, profundo, tem longa vida pela frente. Enfim, a boca confirmou as sensações olfativas porque é sedosa, com taninos jovens, delicados contrabalançados pelo frescor proporcionado pela acidez gastronômica. Simplesmente fino, soberbo! Avaliação: 93/100 pts.++

2015-11-01 00.00.58
Nuits Saint Georges é uma cidade provincial com uma história de casa de négociants. Não há Grand Cru, somente Premier Cru. Normalmente, os vinhos tem notas minerais em profusão, são potentes , austeros e alguns casos até rústicos. Por óbvio, não foi o caso deste entusiasmante e refinado “Clos de la Maréchale”

Informa o importador que:

Frédéric Mugnier há cerca de 25 anos resolveu dedicar-se às suas terras e à produção dos majestosos vinhos de sua tradicional Domaine. Possuidor de invejáveis vinhedos em Chambolle-Musigny, que incluem Bonnes-Mares e Les Amoureuses, além de uma das melhores parcelas do Musigny – 7 ha no coração do Grand-Musigny, Freddy ainda recuperou as terras do lendário Nuits-St.-Georges “Clos de la Maréchale”, que há muitas décadas estavam arrendadas. Suas idéias sábias e diretas se resumem em privilegiar a finesse, exprimir o seu terroir e produzir vinhos de guarda e de soif.

Comentários da REVUE DU VIN DE FRANCE:
“O MUSIGNY de J.-F. Mugnier exibe uma grande elegância, com perfumes florais ricos em nuances. Dotado de uma forte porém fina estrutura, ele se mostra naturalmente distinto”.

“O Chambolle-Musigny Les Amoureuses tem perfumes sutis e surpreendentes. Delicado, ele encontra seu equilíbrio em uma matéria fina, como se as uvas tivessem sido apenas effleurées para que delas fosse extraido seu espírito”.

(Visited 583 times, 583 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *