A região de Rueda está situada no altiplano da margem esquerda do Rio Duero, ocupando a metade sudoeste da província de Valladolid, Espanha. Também compreende Segovia e Ávila.  A uva predominante é a Verdejo,  mas  Sauvignon Blanc, Viura e Palomino de Jerez também são cultivadas com sucesso. O clima na região se caracteriza por sua natureza continental. As chuvas são concentradas na primavera e outono. Os invernos são frios e os verões curtos e quentes. As chuvas são concentradas na primavera e outono. A altitude média na região é entre 600 me 700 m e apenas na província de Segóvia excede 800 m.  O solo se caracteriza por sua pobreza de matéria orgânica com boa aeração e drenagem. A textura do solo é variável, embora a areia e o calcário geralmente predominem.

A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo
A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo

Solo
Muitos seixos na superfície. O terreno é pedregoso, pobre em matéria orgânica, com boa aeração e drenagem. A textura do solo é variável, embora, em geral, areia, pedra calcária e calcário predominem.

Variedades brancas cultivadas em Rueda

Verdejo (52%), Viura (22%), Sauvignon Blanc (7%) e Palomino Fino (19%) –

Características gerais dos brancos
São produzidos principalmente a partir da Verdejo. À medida que a percentagem desta variedade de uva aumenta um estilo mais característico de vinho é obtido. Normalmente de cor palha, oferecem nariz fino e elegante, com fruta exuberante, notas de funcho, hortelã e maça. No palato é fresco, frutado e com um travo amargo característico, que contrasta com a sensação de uvas maduras, doçura e frescor. Os vinhos produzidos a partir de Sauvignon Blanc oferecem potência aromática, com notas florais e na maioria dos casos, notas de frutas tropicais. São saborosos, com um certo caráter oleoso e escorregadio no palato.
O Grupo Jorge Ordoñez compreende uma seleção de vinícolas espanholas. Produz alguns dos vinhos mais prestigiados e premiados internacionalmente. O artífice é Jorge Ordonez, uma das figuras mais importantes do mundo do vinho.
O Grupo Jorge Ordoñez compreende uma seleção de vinícolas espanholas. Produz alguns dos vinhos mais prestigiados e premiados internacionalmente. O artífice é Jorge Ordonez, uma das figuras mais importantes do mundo do vinho.

Notas de prova –

Nisia Verdejo Old Vines DOC Rueda 2012 – região: Rueda – álcool: 13% – importador: wine.com.br – palha com reflexo esverdeado. Nos aromas despontam notas florais seguidas frutas tropicais maduras frescas como maracujá e abacaxi. Um branco de aromas complexos e expressivos. Encorpado e untuoso no paladar. Na boca é um vinho estruturado com acidez e álcool elevados conferindo-lhe boa estrutura. Rico, fresco, mineral, termina intenso, profundo confirmando as notas olfativas. Seu frescor é digno de nota. Saboroso, confirma o caráter varietal da cepa com notas de ervas completando o conjunto. Termina longo, exuberantemente frutado. Avaliação: 92/100 pts.  

2015-12-23 23.58.44

(Visited 215 times, 215 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *