20150418_093234

No primeiro semestre de 2015, este escriba viajou para o Uruguai, a convite da Wines of Uruguay  “programa de visitas às bodegas do Uruguai”. No último dia de viagem (18 de abril), visitamos a Bodega Garzon, sediada no Departamento de Maldonado, Costa Sul do Uruguai, apenas a 18 km em linha reta do Atlântico, graças ao sempre gentil e atento Cláudio D’Auria, Corporate Commercial Manager Colinas de Garzón e Bodega Garzón.

20150418_095721

Sobre a Bodega Garzón –

Alejandro Bulgheroni é um poderoso empresário nascido em Rufino, Província de Santa Fé, Argentina, filho de mãe espanhola e de pai italiano. Ele e sua esposa Bettina descobriram Garzón em 1999 (próximo de Punta del Leste, mais precisamente no povoado Garzón, um pequeno sítio que conta atualmente apenas com 600 habitantes, lar de turistas, camponeses e artistas locais, que fica a 28 km do sítio de José Ignácio que integra o complexo turístico Punta del Este. Garzón, no limite leste do departamento Maldonado, é um povoado de feição rural que está se tornando o novo pólo de atração para os visitantes da região), quando viram nela sua “pequena Toscana em Uruguai”, e tiveram a ideia de criar a Agroland, uma empresa Agroindustrial que atua no setor florestal possuindo mais de 4.300 hectares destinados a produzir produtos alimentícios e florestais de qualidade e valor agregado, valorizando as iniciativas sustentáveis para a prestação de serviços e criação de produtos de primeiro nível. Cabe registrar que Alejandro Bulgheroni também é proprietário da Bodega Vistalba, sediada em Mendoza. Mais informações sobre Alejandro e sua trajetória no quadro abaixo:

Alejandro Bulgheroni é um dos empresários mais experientes no setor da energia da Argentina desde 1965 e já desenvolveu vários projetos industriais. Em 1999, ele e sua esposa Bettina se destacaram no pioneirismo transformando a região de Garzón no Uruguai com empresas de tecnologia agrícola. Há Colinas Garzón produziu um azeite de oliva virgem extra que obteve muitos prêmios internacionais e foi consagrado entre os dez melhores do mundo. Com a assessoria do enólogo italiano Alberto Antonini tornaram-se os morros da cidade em uma complexa teia de vinhas. La Bodega Garzón é um terroir que se mostrou capaz de oferecer vinhos com um grande futuro. Em 2009 ele ganhou a sua intensidade e capacidade de trabalhar em Bodega Vistalba com seu parceiro Carlos Pulenta. Desde então, tem expandido sua presença na indústria do vinho, com a aquisição de propriedades na Argentina e em outros países. Seu novo desafio é a mais meridional produção de vinho no mundo. Crédito da imagem: http://www.oliveoiltimes.com/
Desde 1965, Alejandro Bulgheroni é um dos empresários mais experientes no setor da energia da Argentina e já desenvolveu vários projetos industriais. Em 1999, Alejandro e sua esposa Bettina se destacaram no pioneirismo transformando a região de Garzón no Uruguai ao estabelecerem empresas de tecnologia agrícola no local. A Colinas de Garzón produz um azeite de oliva virgem extra que obteve múltiplos prêmios internacionais e foi consagrado entre os dez melhores do mundo. Assessorado pelo enólogo italiano Alberto Antonini,  Alejandro tornou as colinas da região de Garzón uma complexa cadeia de vinhedos podendo-se afirmar com segurança que a Bodega Garzón possui um terroir  capaz de oferecer vinhos de grande futuro. Em 2009, Alejandro passou a trabalhar com aquele que veio a se tornar seu principal parceiro na Bodega Vistalba: Carlos Pulenta. Desde então, tem expandido sua presença na indústria do vinho, com a aquisição de outras propriedades na Argentina e em outros países. Seu novo desafio é a produção de vinho na região mais meridional do mundo. Crédito da imagem: http://www.oliveoiltimes.com/

Assim, entre oliveiras e vinhedos, o casal Alejandro e Bettina começaram a projetar a Bodega Garzón. Desde a otimização do rendimento energético à redução do uso de água, desde a utilização de materiais locais de baixa emissão à gestão responsável de resíduos da construção, desde a captação natural de água de chuva à restauração da biodiversidade, são algumas das estratégias ecológicas implementadas em seu projeto e construção.

Totalizando 19.050 m², a Bodega Garzón tem orientação enológica do experiente enólogo italiano Alberto Antonini coadjuvado pelo respeitado engenheiro-agrônomo Eduardo Felix. Recebeu uvas pela primeira vez da colheita 2014/15, inaugurando assim a primeira bodega sustentável construída fora da América do Norte, seguindo as rigorosas exigências do United States Green Building Council (USGBC). A certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) é um sistema de certificação desenvolvido pelo US Green Building Council, que é composto por um conjunto de normas sobre a utilização de estratégias voltadas para a sustentabilidade em edifícios.

Construída na serra, a bodega utilizará 40% menos de energia em comparação com outras instalações de seu tipo, graças à eficiência de suas instalações. Além disso, a geração in situ de energia eólica e fotovoltaica poderá gerar até 40% das necessidades energéticas totais.

Por fim, cabe salientar que há 1.000 parcelas de videiras de 0,5 hectares cada, todas irrigadas. Cada parcela expressa uma identidade diferente; na vinícola há 20 cubas tronco-cônicas (aquela que a base está apoiada sobre o ventre), cubas ovoides de concreto, enfim, tudo de mais moderno para possibilitar a vinificação total de mais de 1.300 parcelas de 12 variedades de destaque, sem se falar nas experimentais.

A seguir as descrições dos vinhos degustados:

O Garzón Pinot Grigio mostrou boa tipicidade
O Garzón Pinot Grigio mostrou boa tipicidade

Garzón Pinot Grigio 2014 – Álcool: 14% – Palha brilhante, translúcido já denunciando sua boa acidez pela cor transparente. Vegetal e cítrico nos aromas. Boca firme, mineral, macia, marcada pela surpreendente tipicidade. Fresco, alegre, vívido, termina frutado com média persistência.

20150418_121635

 

Garzón Albariño 2014 – Álcool: 13% – Álcool: 13,6% – Importador: World Wine – amarelo-limão brilhante. Aromas minerais e cítricos revezam-se na taça. Boca densa, concentrada, profunda, sem perder a delicadeza e tipicidade desta variedade espanhola que parece gostar do terroir uruguaio. Final prolongado, macio e persistente. Um branco de nítida vocação gastronômica.

Garzon inot Noir Reserva
Garzon Pinot Noir Reserva

Garzón Pinot Noir Reserva 2012 – vermelho-rubi com halo granada em formação. Notas carameladas se destacam nos aromas, mas após o decurso de alguns minutos na taça a fruta dá o ar da sua graça. Na boca, a força de seus 15,5% de álcool facilmente se nota. O perfil está mais para a força e opulência do que para a delicadeza, frescor e complexidade da variedade. Termina razoavelmente persistente, marcado pela madeira.

 

 

Aqui o poderosoGarzón Tannat.....
Aqui o poderoso Garzón Tannat…..

 

 

....qe tem 16,5% de Álcool!!
….que tem 16,5% de Álcool!!

Garzón Tannat 2013 – Álcool: 16,5% – região: Maldonado/Uruguai – importador: World Wine – Vermelho-rubi com reflexos violáceo. Aromas de frutas vermelhas e negras maduras, com ênfase em framboesa, amoras e toques defumados. Lembra vermute. Quente, concentrado, saboroso, com equilíbrio impressionante entre a riqueza de taninos e a potência dos sabores frutados, este vinho revela todo seu potencial gastronômico por conta de sua acidez salivante. Álcool elevado facilmente perceptível, mas a acidez consegue amenizar parte dessa sensação. Largo e profundo no meio de boca, a madeira não incomodou. O fim de boca é amplo e suculento.

 

Bodega Garzón, um projeto gigantesco do empresário argentino Alejandro Bulgheroni no Uruguai….

 

….que resolveu construir uma das mais modernas vinícolas da América do Sul aproveitando as benesses do excelente terroir do Uruguai.

 

O Azeite Garzón também goza de excelente reputação dentro e fora do Uruguai  –

 

 

 

 

Conclusão –

A Bodega Garzón realmente impressionou pela solidez, amplitude e consistência de seu “mega” projeto. É sempre bom lembrar que parte de seus vinhos já estão disponíveis no Brasil através da World Wine e conquistaram rapidamente o respeito do consumidor em razão da sua boa qualidade. Trata-se de uma vinícola nova, novíssima, que conta com orientação enológica de um dos mais respeitados enólogos da atualidade, ninguém menos do que o italiano Alberto Antonini, que meticulosamente está fazendo estudos para cultivar variedades vitis vinifera em diferentes parcelas de solo no sentido de adaptar a melhor variedade a cada uma dessas parcelas. Melhor dizendo, os pequenos vinhedos, com menos de um hectare cada, revelam toda a expressão de seus microclimas. Para a vinícola os grandes vinhos do mundo são elaborados onde a variedade de uva tem as melhores condições, tais como em Garzón, onde seus vinhos representam esta perfeita integração. E, os resultados já começam a se manifestar. Alvissareiros por sinal. A produção atual  é pequena se se comparar todo aparato de última geração disponível – diversas cubas de aço inoxidável, piletas de concreto, cubas tronco-cônicas (20!!), cubas ovóides (huevos), fudres, barricas de carvalho francês de diversos tamanhos e tonelarias, enfim, todo material necessário para elaboração de vinhos de primeira qualidade estão disponíveis na Bodega Garzón, uma vinícola na qual o futuro já chegou e que em pouco tempo estará produzindo em grande escala vinhos de DNA genuinamente uruguaio.

Localizada próximo a vários pontos turísticos uruguaios, como Punta del Leste e La Barra, a Bodega Garzón é a combinação perfeita entre história e futuro. Com grande influência da brisa do Oceano Atlântico (a apenas 18 km de distância), os pequenos vinhedos, com menos de um hectare cada, revelam toda a expressão de seus microclimas. Para a vinícola os grandes vinhos do mundo são elaborados onde a variedade de uva tem as melhores condições, tais como em Garzón, onde seus vinhos representam esta perfeita integração. Análise organoléptica:
Localizada próximo a vários pontos turísticos uruguaios, como Punta del Leste e La Barra, a Bodega Garzón é a combinação perfeita entre história e futuro. Com grande influência da brisa do Oceano Atlântico (a apenas 18 km de distância), os pequenos vinhedos, com menos de um hectare cada, revelam toda a expressão de seus microclimas. Para a vinícola os grandes vinhos do mundo são elaborados onde a variedade de uva tem as melhores condições, tais como em Garzón, onde seus vinhos representam esta perfeita integração.
(Visited 1.029 times, 1.039 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *