Piemonte2

As montanhas caracterizam as regiões vinícolas do Noroeste italiano, mesmo na litorânea Ligúria. Por conta disso, as áreas do interior, como Piemonte, Vale d’Aosta e Lombardia, apresentam um clima continental mais ameno, que mascara a proximidade do ensolarado Mediterrâneo. Tais condições proporcionam alguns dos vinhos mais complexos da Itália. A Nebbiolo, cepa mais importante da região, tem floração prematura e amadurecimento tardio que chega a seu ápice nos terroirs do Piemonte e nos vinhos Barolo e Barbaresco. Na síntese de Hugh Johnson, Barolo é uma pequena área ao Sul de Alba, com um os tintos mais supremos da Itália: ricos, tânicos, com alto teor de álcool (minimo de 13%), seco mas maravilhosamente profundo e fragrante (também enérgico e limpo) na boca. Feito das uvas Nebbiolo. Envelhece por até 20 – 25 anos (Riserva após cinco).

Piemonte


“A Casa Vinícola Fontanafredda continua a avançar sobre a estrada da alta qualidade. O mérito deve ser dividido igualmente entre os membros da equipe talentosa que dirige essa adega histórica sediada em Serralunga D’Alba,propriedade de Bela Rosin, dirigida por Jean Minetti, Danilo Drocco (enólogo), Alberto Grasso (agrônomo) e Roberto Bruno (Diretor Comercial)”. Com essas palavras, o Guia Gambero Rosso edição 2005 define essa que é uma das mais importantes vinícolas do Piemonte – Itália. Fundada em 1878 pelo Conde Emanuele Alberto di Mirafiore num dos campos de caça de seu pai, Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália, Fontanafredda é a maior e uma das mais antigas “Aziendas” da região de Barolo. Historicamente, o Barolo sempre foi elaborado de uvas cultivadas em toda a zona. No entanto, na década de 1970, alguns produtores começaram a modernizar a produção fazendo “Crus” ou “Singles Vineyards”. O primeiro S.V. da Fontanafredda foi o “Vigna La Rosa”. Uma das vantagens de seu perfil moderno é que já é agradável na sua juventude, bastando decantá-lo por algumas horas de antecedência. A seguir post do raro Barolo DOCG Riserva Fontanafredda 1997, que com dezenove ano exibiu grande vitalidade:

2015-11-10 13.58.58
O importador zela verdadeiramente pela conservação. O vinho saiu da adega climatizada da Bruck e veio diretamente para a nossa adega!

Degustação

Barolo Fontanafredda Riserva DOCG 1997 – álcool: 14% – região: Serralunga D’Alba – importador: http://www.bruck.com.br/ – R. Paula Sousa, 216 – Sé, São Paulo – SP, 01027-001 – Telefone: (11) 3329-3400 – Grená límpido, brilhante. Notas olfativas complexas com aromas terciários (couro e tabaco com ampla sustentação na taça). Sugestões de caça e de alcatrão também estão presentes num fundo floral. Na boca é um tinto vigoroso, uma verdadeira usina de força porque exibe taninos firmes, excelente acidez, acento mineral e invejável concentração de sabor. Profundo e delicado, termina harmonioso, elegante e delicado. Vinho cujo estilo de vinificação caracteriza-se pela função secundária da madeira que desempenha o papel de “coadjuvante”, nunca “protagonista”. De longa vida, poderá ser bebido sem nenhuma preocupação nos próximos cinco anos/dez anos. À mesa seu desempenho simplesmente foi espetacular, eis que todos seus elementos se beneficiaram do decurso do tempo (dezenove anos). Avaliação: 93/100 pts.

2015-11-10 13.59.20

 

(Visited 1.352 times, 1.352 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *