2016-02-07 13.09.49

A Top Winemakers trouxe ao Brasil o vinho 100 Barricas do Chile, um projeto inovador, que reúne em uma única garrafa as 100 melhores vinícolas do país Andino. O resultado é surpreendente: um vinho singular, que reflete toda a diversidade, riqueza e potencial de criatividade enológica do Chile.

Das vinícolas boutiques às maiores e mais conhecidas, pertencentes a doze vales do Chile, como Concha y Toro, Haras de Pirque, Laberinto, El Principal, Palo Alto, San Pedro, Vestisquero, Tarapacá, Montgras, Vistamar, J.Bouchon entre muitas outras, estão neste projeto. Cada uma contribuiu com 1% da criação deste magnífico vinho, com uma barrica de Cabernet Sauvignon.

2016-02-07 13.11.12

100 Barricas do Chile foi liderado por Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers, partindo de uma ideia complexa que resultou em um ano de trabalho para eleger e selecionar o que há de melhor em cada vinícola. Fruto de um pouco de loucura e muita coragem, um projeto de alto risco e que nunca foi realizado no mundo, resultou em um novo estilo de vinho Cabernet Sauvignon chileno!

Notas de degustação do Sommelier – 

Assemblage de Cabernet Sauvignon 93% + Syrah 5% + Carménère 1% + Carignan 1%. Símbolo máximo da união da indústria do vinho do Chile, um vinho moderno e de grande caráter. Cor vermelho-púrpura, corpo médio, vivo e fresco. Destaque para sua complexidade “amistosa”, as especiarias, mineralidade, flor e tabaco com intensidade marcada por frutas vermelhas. Um vinho profundo e equilibrado com taninos finos, aveludado, concentrado e com final longo. Protagonismo para sua elegância. Envelheceu em média 14 meses em carvalho francês.

Degustação –

100 Barricas Chile Cabernet Sauvignon 2011 – Álcool: 14,5% – Regiões: Maipo/Aconcágua/Elqui/Cachapoal/Colchágua/Curicó e Maule – Preço: R$ 459,00 – importador: AC Importadora Terruares – (11 11-36213249) – vendas@terruares.com (com Cristóbal Pérez) – vermelho-rubi intenso, concentrado, profundo. Aromas complexos com notas de frutas vermelhas e negras em profusão, licor de cassis, pimenta-do-reino, mentol sobre um fundo balsâmico com ampla sustentação na taça. Na boca um degrau a mais. Taninos finíssimos, álcool integrado e acidez na medida certa. A fruta salta na frente e confirma as sensações olfativas. É uma fruta fresca, madura e copiosa. Alguns apontamentos de madeira apenas o suficiente para confirmar o amadurecimento em barricas francesas. Sem exagerar, podemos afirmar que se trata de uma das melhores expressões já vistas da Cabernet Sauvignon no Chile, tamanha sua elegância e fluidez no paladar. Tem varias camadas de sabores, de grande amplitude e profundidade gustativa. Interminável, é do tipo de vinho que a cada novo gole te convida para uma próxima taça. Trata-se de uma verdadeira obra prima da vinicultura chilena, um vinho estupendo, que deverá ganhar complexidade nos próximos dez anos, eis que 2011 foi uma safra fria que ensejou vinhos elegantes e equilibrados. Altamente recomendado, presença indispensável nas melhores adegas. Avaliação: 95/100 pts.++

(Visited 1.031 times, 1.031 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *