Eduardo Chadwick, Presidente da Viña Seña salienta que: Seña foi criado com a visão de ser um vinho de classe mundial como nenhum outro no Chile e que mudará a forma como o mundo via o vinho chileno. Estou muito contente por estes reconhecimentos. É um marco tanto para Seña como para a história dos vinhos chilenos na nossa busca da excelência, qualidade e reconhecimento do mais alto nível”.

2016-03-20 18.11.51

Sobre o Seña

Seña é o ponto culminante de uma visão compartilhada entre duas tradicionais famílias vitivinícolas, que se uniram em seus sonhos e esforços para dar vida ao primeiro vinho ícone do Chile.

Em 1995, Robert Mondavi, legendário vinhateiro do Vale do Napa e Eduardo Chadwick, Presidente da Viña Errázuriz, formaram a primeira aliança estratégica internacional do vinho chileno para criar um vinho único chamado Seña. Com este nome, ambas famílias quiseram dar um sinal ao mundo de que o Chile era capaz de produzir um vinho de classe mundial.

Unindo seu espírito inovador e sua paixão pela excelência, buscaram durante quatro anos o terroir perfeito antes de chegar às elevações de Ocoa, no Vale de Aconcágua, a 40 km do Oceano Pacífico.  Em 1997 lançaram Seña então da safra 1995, um assemblage composto por Cabernet Sauvignon, Carménère e Merlot.

Este marco na história do Chile abriu o caminho para o surgimento de outros vinhos Ultra Premium contribuindo para o reconhecimento do Chile como produtor de vinhos de classe mundial.

A buca pela máxima expressão de seu terroir

Com o propósito de elaborar um vinho da mais alta qualidade almejando a máxima expressão de seu terroir, no ano 2005, Seña adota a agricultura biodinâmica. Isto significou aplicar no manejo de seus 42 hectares, técnicas ancestrais e métodos enfocados a preservar o ciclo de fertilidade e a biodiversidade, mantendo um profundo respeito pela natureza.

Os benefícios das práticas biodinâmicas, que utilizam preparados com ervas e aproveitam os resíduos orgânicos para fertilizar o vinhedo, hão ajudado a fortalecer as raízes e o sistema imunológico das vides, obtendo uvas de qualidade e personalidade únicas, que concedem características distintivas e irrepetíveis ao vinho tinto Seña.

Safras antigas do vinho Seña ficam literalmente trancadas na vinícola….

Degustação –

Seña 2004 – Álcool: 14,5% – Variedades: Cabernet Sauvignon (52%), Merlot (35%) Carménère (6%), Cabernet Franc (5%) e Petit Verdot (3%) – Região: Vale de Aconcágua – vinho amadurecido em barricas de carvalho 100% francês durante 18 meses, utilizando uma seleção das melhores tonelarias francesas, Taransaud, Seguin Moreau, Vicard e Demptos onde se levou a cabo grande parte da fermentação maloláctica. Análise organoléptica: é impressionante como este tinto é apontado com justa razão como melhor blend chileno que pouco envelhece. Na cor uma leve unha granada. Nos aromas um toque de evolução – sous-bois, fumo de corda para depois de vinte minutos surgir uma nota de ameixa e groselha confirmadas no paladar volumoso, denso e de uma elegância ímpar. Muito amplo e profundo, com várias camadas a lembrar licor de cassis. Ótima acidez. Álcool integrado. Taninos aveludados. Final longo. Tem muito o que desenvolver na garrafa nos próximos anos (degustado em 03/2016). Um dos grandes vinhos do Novo Mundo. Recebeu 93/100 pts de JS e 94/100 da Wine Advocate de Robert Parker. Avaliação: 93/100 pts.+

(Visited 436 times, 437 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *