O empresário ragusano Vito Catania fundou a Gulfi em 1996 com a clara convicção de valorizar o passado e a tradição enológica de mais de 2.000 anos da Sícilia. Percebeu que para isto o caminho orgânico, com vinhas antigas plantadas com castas autóctones em alberello, não irrigadas, seria a única via a se tomar. Apostou na grande uva Nero D’Ávola e no território sudeste da ilha, onde nascem pequenas partidas de vinhos de terroir excepcionais e, sobretudo, autênticos. Gulfi é hoje um dos melhores produtores orgânicos de toda Itália. Fonte: Catálogo da Decanter

 

Itália

 

 

Degustação –

Gulfi Nerojbleo Nero D’Ávola 2010 Sicilia IGT – vinho orgânico – Álcool: 13,50% – importador: Decanter – Preço: R$ 191,70 – vermelho-rubi intenso, profundo sem halo de evolução. No olfato, aromas de média intensidade mas de grande complexidade. Na realidade exibiu uma verdadeira paleta de aromas com frutas negras em compota, especiarias sobre um fundo mentolado com discreta mineralidade (solos vulcânicos). Na boca o que chamou atenção foi a sua fruta fresca coadjuvada por taninos finíssimos, acidez intensa a provocar excelente salivação no palato e um fim-de-boca impressionantemente harmônico, limpo e fresco. Álcool na medida certa. Madeira integrada (seis meses de amadurecimento em barrica). Para os fãs da variedade como este redator este tinto orgânico é surpreendente e vale o preço. Avaliação: 91/100 pts.

Gulf
Gulfi foi eleito produtor do ano 2012 no D’Agata & Comparini, Guida ai Migliori Vini d’Italia: “muitos vinhos excelentes de Gulfi também neste ano. Bravíssimos todos na família e como sempre o enólogo Salvo Foti, um dos três ou quatro melhores que temos na Itália, um personagem de valor mundial”
(Visited 685 times, 686 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *