Algumas linhas sobre a Casa de Champagne Cattier, produtora do Champagne Brut 

“A combinação da habilidade do velho mundo com sofisticação moderna”

A família Cattier tem uma história rica e interessante como uma casa de champagne de elite. Na pequena aldeia francesa de Chigny les Roses, os Cattiers possuem vinhas cultivadas pela família desde 1763. A casa de Champagne Cattier é familiar e tem uma equipe de menos de 20 pessoas. O patriarca Jean-Jacques Cattier supervisiona a produção de vinho no Châteaux, de limitada produção anual e M. Cattier e sua equipe garantem que as tradições de vinificação artesanal da família Cattier estejam vivas em cada garrafa.

As vinhas mais pitorescas de Cattier são classificadas como “Premier Cru” pelo Interprofissionel Comité du Vin de Champagne (CIVC) e do Institut National des Appelallations d’Origine (INAO) – órgãos de controle. Esta designação é dada a menos de 50 dos cerca de 300 vilarejos na região de Champagne. As adegas Cattier estão entre as mais antigas e mais profundas da região de Champagne, com três estilos de arquitetura representados nas cavernas: gótico, renascentista e romano.

Através dos séculos a Casa Cattier vem aperfeiçoando a arte de elaborar champagnes. O resultado é que o nome Cattier se tornou sinônimo de vinhos de boutique premiados, principalmente para os conhecedores de champagnes. Cattier é regularmente reconhecida pela comunidade internacional pela excelência e consistência de seus champagnes.

Elogios incluem uma classificação de “excelente” no Guia de Robert Parker de vinhos franceses e uma indicação para melhor “Cuvée Prestige” para Clos du Moulin de Cattier.Premier Cru NV Cattier recentemente ganhou uma classificação de “cinco estrelas” e o “melhor da categoria” na degustação de Champagnes da revista anual Cuisine anual. O Clos du Moulin também foi recentemente indicado como “número um do mundo” entre trinta Champagnes de maior prestígio no “Guia Intramontabile Effervescenza” de espumantes italianos. Por fim, o Champagne Cattier foi selecionado pelos Maxim’s de Paris, um dos restaurantes mais famosos e elogiado pelos críticos do mundo, como o melhor Champagne do restaurante.

 

2016-04-10 22.11.33
Informa o Sommelier Wine que: “as adegas da Cattier estão entre as mais históricas de Champagne. Escadavas a 30 metros, possuem três estilos arquitetônicos: renascentista, românico e gótico. De coloração amarelo palha, possui aroma a frutas tropicais, notas florais e brioche. Em boca é rico e fresco. Final longo”.

 

Degustação –

Champagne Cattier Brut – Variedades: Pinot Meunier (40%), Pinot Noir (35%) e Chardonnay (25%) – álcool: 12,5% – região: Reims/Montage de Reims – Amarelo palha na transição para o dourado límpido e brilhante, perlage de qualidade, bolhas numerosas e de tamanho reduzido. Notas aromáticas iniciais florais, frutas maduras, desfilando complexidade com abricot e pão fresco sobre leveduras. Na boca a sua entrada revelou um champagne macio, sedoso, mineral, boa acidez proporcionando frescor, álcool equilibrado, expansivo, espumatização correta, sabores delicados e complexos acrescentando notas cremosas ao conjunto. Final longo, intenso. Avaliação: 90/100 pts.++

2016-04-10 22.11.51

 

(Visited 538 times, 545 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *