A Enóloga Míriam Aguiar, em texto já publicado neste blog, assim se manifestou sobre as classificações dos Grands Crus de Bordeaux: “inaugurada em 1855 para vinhos do Médoc e de Sauternes, agora será a vez do lado direito do Rio Dordogne (o Médoc está do lado esquerdo do outro afluente, Garonne). Próximo às comunas de Saint-Émilion e Libourne, as pequenas produções de Saint-Émilion e Pomerol também começaram a se destacar na segunda metade do século XIX. Percebendo que as suas acomodações mais rústicas e antigas não correspondiam ao status de um Château, aos poucos, os produtores foram modernizando as suas propriedades e criando nomes para se projetarem.

Já em 1850, o Cheval Blanc se destacava como um candidato a Premier Cru. Porém, tendo perdido a Classificação de 1855, os vinhos dessas regiões começam a participar de exposições para premiar e promover seus nomes no mercado de Paris.

A última reavaliação se deu em 2012 e inaugurou mudanças regulamentares, como:  a criação de uma comissão de avaliadores do INAO, sem envolvimentos diretamente no business de Bordeaux, a concessão de mais ênfase ao critério avaliação sensorial na contagem final (50%) e a redução da influência do preço na computação.

 

Hoje, a Classificação de Saint-Émilion se encontra assim :

Quatro Premiers Grands Crus Classés Grupo A (Château Angélus, Château Ausone, Château Cheval Blanc, Château Pavie) a distinção « A » para quatro Châteaux notabiliza o longo histórico de reputação dessas vinícolas e o excepcional potencial de guarda de seus vinhos”;

 

Sobre o Château Cheval Blanc –

O Master of Wine Clive Coates qualifica o como “o único grande vinho do mundo feito predominantemente com Cabernet Franc”. Atualmente, o Château Cheval Blanc pertence à casa de produtos de luxo LVMH (comandada por Bernard Arnault) e ao empreendedor belga Albert Frère, mais o Château d’Yquem em Sauternes. O verdadeiro dirigente, porém, é o elegante Pierre Lurton. São 33 hectares cultivados num único lote, com a maioria de Cabernet Franc (57%). A uva é complementada com Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec, todas amadurecidas em carvalho 100% novo. Na boca, o vinho tem notas cremosas de violeta e amoras negras, maravilhosos sabores  e acidez boa e tão sutil que, às vezes, nem se percebe. Um dos melhores segundos vinhos é o Petit Cheval. Originário de Figeac, o Château Cheval Blanc é uma propriedade independente desde 1832, quando o presidente do Tribunal de Libourne, Jean-Jacques Ducasse, comprou e construiu o atual castelo. Seus descendentes realizaram um trabalho importante incluindo a drenagem do terreno, e até o final do Segundo Império, o  cru atingiu o seu tamanho atual e está entre os mais renomados Saint-Émilion. Seu solo, tipo pomerolais, de pouca profundidade, arenoso, rico em argila, explica a originalidade das suas castas dominantes: Cabernet Franc complementada por Merlot. Os descendentes do Presidente Ducasse permanecem à testa do château até quando foi comprado em 1998 por Bernard Arnault e Albert Frère. A direção foi confiada a Pierre Lurton. O Château foi dotado de uma nova adega, construída por Christian de Portzamparc. Fonte: O Grande Livro dos Vinhos – Editora Publifolha – Agosto/2012

Degustação – 

Château Cheval Blanc Premier Grand Cru Classe “A” Saint-Émilion 1981 – granada com partículas em suspensão e ligeira turbidez. Aromas abertos e decadentes com notas de trufas, licor de cacau, frutas secas, sous-bois e caixa de charutos. Na boca sua entrada revelou um tinto vetusto, de taninos polimerizados pelo tempo, muito suaves e delicados confirmando as notas terrosas apontadas no olfato. Ainda tem bom corpo que lhe garante excelente expansão no paladar rico, sofisticado e levemente picante. Sedoso, de textura aveludada, acidez balanceada, é um vinho delicioso que já dá sinais de cansaço, eis que sua safra não favoreceu tanto a margem direita como a seguinte, 1982. Mesmo assim, este 1981 é uma verdadeira aula de Cabernet Franc. Um tinto soberbo, que termina longo, mas que não ganhará nada se permanecer guardado. Avaliação: 91/100 pts.

2016-04-10 21.38.41

 

Pontuação: 91/100 pts. Quando beber: 1995 – 2010
A pontuação “The Wine-Searcher” foi calculada de acordo com as seguintes pontuações:
Critic Score Quando beber
CellarTracker (27 notas) 92 /100
Wine Spectator 90 /100
Jean-Marc Quarin 88 /100 1995 – 2010
Jancis Robinson

 

 

18 /20
Churrasco de carne Wagyu para acompanhar a degustação
Churrasco de carne Wagyu para acompanhar a degustação

 

 

(Visited 1.099 times, 1.099 visits today)

One thought on “Château Cheval Blanc Premier Grand Cru Classe “A” Saint-Émilion 1981”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *