Argentina

As pessoas por trás deste projeto são todas amantes do vinho que decidiram um dia – depois de viajarem para Portugal, Espanha, França e Itália até chegarem ao Vale de Uco – Mendoza/Argentina – terem ficado boquiabertos com a paisagem, decidindo que este era um sinal divino – fazer um sonho se tornar realidade, elaborando vinhos emblemáticos e honestos. O rótulo apresenta as impressões digitais e assinaturas de cada um dos proprietários. O objetivo foi transmitir uma característica pessoal ao projeto, realizada por um grupo unido pela amizade e paixão com foco na qualidade para todas as facetas da vida. A paixão é, de fato, tão central para todo o projeto que decidimos nomear o rótulo inaugural “Alpasión,” uma combinação de “alma”  e “pasión” (paixão).

ESTUDIOSO DO SOLO Pedro Parra
ENGENHEIROAGRONÔMO Guillermo Cacciaguerra
WINEMAKER Karim Mussi Saffie

Atualmente, Alpasión produz dois tipos de vinhos que utilizam as famosas uvas Malbec da região. As uvas utilizadas na elaboração do Alpasión Malbec vêm de oito vinhas velhas – e as utilizada no Private Selection são de catorze anos de idade, ambos vinhedos localizados no distrito de Chacayes, Alto Vale de Uco. As uvas são colhidas à mão, em pequenas caixas de quinze kg cada e então são classificadas à mão sobre uma mesa de triagem usando um sistema de fluxo de gravidade para garantir que as uvas estejam intactas quando chegarem os tanques de fermentação.

A maceração foi feita usando um sistema de bomba e uma delestage por dia para conseguir uma concentração mais elevada. Utilizou-se processo de fermentação clássica, com leveduras nativas. O vinho foi amadurecido em barricas novas de carvalho francês por dez meses, no caso do Crianza e dezoito meses, no caso do Private Selection.

Alpasión Malbec – um  vinho puro, rico, frutado que expressa a bondade do solo e do clima do Vale do Uco. O seu aroma apresenta frutas vermelhas e negras com um toque de mineralidade que o mantém fresco, enquanto os dez meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês adicionam uma complexidade picante com tons de baunilha e fumo. Seu paladar é sedoso e concentrado e combina sabor frutado maduro com taninos suaves e redondos. Pode ser apreciado agora ou envelhecido por até dez anos.

12930943_1711235142477942_613668254_n
Alpasión, um Malbec apaixonante!

Degustação –

Malbec World Day 2016

Alpasión Malbec 2012 – Álcool: 15,4% – Região: Alto Vale de Uco/Mendoza – importador: Decanter – Vermelho-rubi intenso profundo sem halo de envelhecimento. Repleto de aromas de frutas negras como amora e figo. Na boca é como se estivessemos mordendo uma ameixa! Generoso, potente, profundo, estruturado e sem arestas. Por fim, com 15,4% de álcool não parece ter nem 14%! Já nasce como forte candidato a vinho do ano. Um verdadeiro bombom de chocolate ao licor. Um tinto alvissareiro que passa bem longe da mesmice. Na realidade, este Alpasión Malbec 2012 é um vinho de classe mundial, a nossa escolha para Malbec Day comemorado em 17 de Abril. Um Malbec que atesta o avanço da enologia Argentina na busca de terroirs apropriados para essa variedade. Avaliação: 91-92/100 pts.+

(Visited 1.020 times, 1.029 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *