Situado 400 km ao Norte de Santiago, o Limarí é um vale indicado para cultivo de uvas brancas como Chardonnay e Sauvignon Blanc, nesta ordem. Na ala das tintas o destaque fica por conta da Syrah. A presença de ventos frios desde o Oceano Pacífico (20 km de distância)  e a abundante mineralidade de seus solos fazem deste vale um lugar único, com clima privilegiado para produzir vinhos de alta qualidade. Aqui a irrigação por gotejamento é fundamental para a gestão vinícola. Região semi-árida (Sul do deserto de Atacama), de clima mediterrâneo e de altas temperaturas no verão, o Limarí é um verdadeiro oásis para a produção de vinhos finos. Este vale transversal, que se estende desde os Andes até o Pacífico, permite a presença de “Camanchaca”, que cobre a região a cada manhã, com seu manto de névoa e ar fresco. A línha Caballo Loco Grand Cru foi idealizada com o objetivo de descobrir os componentes principais do Caballo Loco Único através de vinhos selecionados dos terroirs mais aclamados do Chile que representam parte importante da mescla deste grande vinho.

CL

Caballo Loco Grand Cru Apalta –

Caballo Loco Grand Cru Maipo –

Caballo Loco Grand Cru Limarí, mostra uma interessante complexidade aromática e caráter mineral próprio do Vale de Limarí, com um Syrah 100% de pura raça.

Caballo Loco Grand Cru Sagrada Familia –

 Chile

Vinificação

  • Os cachos foram colhidos a mão e selecionados cuidadosamente.
  • Logo foram suavemente desengaçado à mão.
  • A fermentação realizada em tanques abertos, onde o chapéu foi manejado manualmente com objetivo de obter uma gentil, suave e completa extração.
  • A temperatura é mantida entre 28 a 30° C, e logo o vinho permaneceu  numa larga maceração post-fermentativa de 21 dias.
  • O vinho tem uma guarda de 18 meses em barricas de carvalho francês (100%).

2016-03-20 21.37.23

 

Degustação –

Caballo Loco Grand Cru Limarí 2012 – Álcool: 14,5% – Variedade: Syrah – Calevin – Preço: de R$ 404 por R$ 249,90 – Intensa cor violácea com reflexo arroxeado. Já mostra sua elegância no nariz apetitoso com notas de groselha, cereja, especiarias sobre um fundo mentolado com ampla sustentação na taça. Na boca é um típico Syrah chileno de clima frio. Taninos aveludados, álcool generoso, acidez na medida, fruta e madeira coexistindo pacificamente. Volumoso, suculento, num perfil que privilegia a finesse. É impressionante a qualidade dos tintos de clima frio chilenos, destaque para as variedades Pinot Noir (aliás, quando teremos um Caballo Loco Pinot Noir?) e Syrah, uva versátil, praticamente a queridinha dos enólogos por suas inúmeras qualidades (só lhe falta cair nas graças doa admiradores das variedades Cabernet Sauvignon, Carménère e Pinot Noir) e sabor característico. O final é longo e muito gostoso. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 1.458 times, 1.458 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *