Frente a uma prateleira repleta de garrafas de vinho, quais são os critérios do eventual comprador para acabar escolhendo entre uma marca e outra? A lista de possibilidades é ampla: o tipo de vinho, o amadurecimento, a Denominação de Origem, a variedade de uva utilizada, o preço ou o momento que se vai a beber. Tudo isso está muito bem, mas em realidade, tem sido um “segredo aberto” que o rótulo desempenha um papel fundamental na escolha de uma garrafa em concreto.

Nomes fáceis de lembrar, desenhos originais, etiquetas coloridas, garrafas que de padrão fora do comum…as vinícolas de há muito tempo fazem isso, mas agora um estudo interessante da Wine.net veio confirmar algo que já era imaginado: na verdade, o rótulo é o fator que mais pesa na hora da escolha para a maioria dos clientes.

Especificamente, de acordo com os números que tratou este estudo de mercado, mais de 80% dos entrevistados concordaram que sua escolha pode ser influenciada pelo rótulo, ficando muito acima de outros valores, tais como o preço do vinho ou sua origem.

Embora seja um estudo de uma pequena amostra de consumidores de vinho – menos de 2.000 dos Estados Unidos, os resultados não deixam de ser interessantes. Foram apresentadas aos participantes três garrafas de tintos e brancos, sem mencionar o preço ou outras informações contidas no rótulo.

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Em ambos os casos, a imagem sugeria um vinho clássico de origem francesa, outra mais jovem e moderna, e um terceiro rótulo mais difícil, à primeira vista, mas com aparência de ser algo original. Sob essas condições, 8 dos 10 escolhidos falou na cor e no design dos rótulos como os fatores determinantes na tomada de sua decisão.

Por trás do preço aparente de cada garrafa – existe algo de novo na aparência, nome do rótulo, origem e da localização. Embora insistamos que são dados que não vão além do mercado espanhol, o estudo lança outros detalhes interessantes.

Por exemplo, os homens estão optando por tintos, enquanto as mulheres não parecem ter feito uma escolha “a priori”. Elas dividem em partes iguais tintos e brancos. Outra conclusão é de que os bebedores de vinho tinto estão dispostos a pagar mais por uma garrafa.

E se você é um dos que elege o rótulo para escolher um vinho? Não tenha medo de reconhecê-lo, porque está claro que você não está sozinho!

Fonte: José Penin e resumo do artigo publicado no http://blogs.20minutos.es/la-gulateca/2016/05/06/confirmado-elegimos-el-vino-por-su-etiqueta/  

Crédito das imagens: La Gulateca

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