O único portal exclusivamente dedicado a revelar toda a atividade vitivinícola uruguaia completou seis anos. É por isso que decidimos renová-lo, mudar a velha imagem por uma nova, onde se incorporaram várias melhorias, especialmente a adaptabilidade a todo tipo de dispositivos de leitura e outras tantas novidades que poderão ser apreciadas navegando nestas páginas.

O tempo passou voando porque passmos trabalhando, com um balanço altamente positivo em realizações profissionais. Desde a publicação das primeiras notas e do primeiro newsletter em março de 2009, Bodegas del Uruguay publicou 86 newsletters que contiveram no total 650 artigos, organizou destacados eventos para o mundo do vinho e trouxe ao país o concurso VinoSub30, de que se realizaram já duas edições.

O alcance demonstra o trabalho desenvolvido com  resultados expressivos para uma publicação especializada. Nestes seis anos o portal registrou 836.380 page-views, 248.430 leitores provenientes de 170 países. Mais um exemplo concreto do crescimento experimentado neste lapso demonstra o que foi feito no nosso primeiro ano de vida. Tivemos 15.930 usuários e neste último ano os leitores foram da ordem de 51.105: um aumento de 312%. Nas redes sociais Facebook e Twitter também crescemos.

Este caminho nos faz refletir sobre nossa visão antes de começar: as bodegas do Uruguai necessitavam de maior difusão. Seus vinhos mereciam um destaque maior. Há estabelecimentos centenários ou novos empreendimentos. Em geral,  eramos pouco conhecidos.

Atualmente, a cada ano se somam novos projetos e novas bodegas, algumas de notória envergadura, o turismo enológico se multiplicou, os eventos onde o vinho é o protagonista são muitos e diversos e se incrementou notavelmente o número de assistentes deles.

Sabemos, pelas chamadas telefônicas e e-mails que nos chegam de todas as partes do mundo, que somos referências exclusivos do vinho do Uruguai e todos os bodegueiros nos conhecem e respeitam como veículos de comunicação entre produtor e consumidor. E podemos dizer também orgulhosamente que não houve uma só oportunidade de acercar negócios às bodegas que chegaram em nossas mãos sem ser transferidas a seus legítimos destinatários: os bodegueros.

Alguns das já “históricas” capas do Bodegas del Uruguay desde 2009.

Somos uma bela equipe de colaboradores ou amigos (porque os primeiros transgrediram o limite e se tornou o segundo grupo e vice-versa), que hoje reconhecem por seu apoio incondicional, sem cujo trabalho e contribuições ao longo do tempo teria sido muito mais mais difícil chegar até aqui. Obrigado, querido César Bertellotti e Maria Teresa Hurtado, Ramiro Benedetti, Virginia Albano, Martin Rodriguez, Hernán Maggiani e Ari Guebel (Kells), Mario Bozeglav, Ignacio Mangas, Alberto Rojo. Vocês nos acompanharam neste caminho e estamos muito orgulhosos dele.

No entanto, existe uma pílula amarga que não conseguimos superar, apesar de ter feito muitos esforços e alcançar todas as vinícolas do país, que compreendam a importância de nossa existência, reconhecendo nosso estilo, o que surpreendeu a nossa capacidade pesquisa, acreditando que Bodegas del Uruguay é uma vitrine para fazer propaganda de seus produtos.

Muito poucos foram os anunciantes e patrocinadores que nos deram  apoio concreto e que permitiu mantermo-nos à tona e acreditam que seu aniversário foi mais do que um milagre. Eles merecem o nosso maior respeito, e sempre permanecerão na nossa mais alta estima. Agradecimentos sim, nós sempre recebemos. E estamos gratos por isso. Mas estamos orgulhosos, mas isso não é suficiente.

O investimento inicial que significava colocar na web o primeiro portal exclusivo de notícias do vinho uruguaio, hoje é uma aposta redobrada, e reinvestimos os recursos em um novo design, mais seções, com melhores gráficos, novas ferramentas de consulta e nos posicionamos em consonância com os avanços tecnológicos com um site adaptativo (sensível) para todos os tipos de dispositivos de leitura.

Queremos atingir, desta vez, aquilo que tem nos custado muito, que é o de despertar o interesse dos produtores de vinho para o nosso portal, que em última análise é nosso mister, e para mostrar aos nossos leitores o mundo, o valor que significa para eles terem uma ferramenta que lhes permite associar os seus vinhos, o fruto do seu trabalho ao nosso.

Desejamos continuar fazendo aniversários. Cremos que não está somente em nossas mãos que assim seja, se não nas mãos de todos.

Fonte: http://bodegasdeluruguay.com.uy/notas/leer/el_portal_bodegas_del_uruguay_tiene_nuevo_diseno

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