Patriache Père & Fils, é uma vinícola da Borgonha fundada em 1.780, detentora de 11 hectares cuja produção anual é da ordem de 70 milhões de garrafas. Informa seu portal que “Homens e mulheres audaciosos têm contribuído para a história da Patriarche desde 1780. Cada um deles emprestou seu toque pessoal para a empresa ao longo dos séculos. Cada um deles contribuiu para a sua continuidade e desenvolvimento. Eles são os fundamentos da rica história de Patriarche Père & Fils. Hoje, seu legado é uma garantia de autenticidade que perpetua seu nome através de produtos que se beneficiaram de todo o seu know-how”.  Agora vem o principal: os vinhos espumantes são parte da cultura em Patriarche. Sendo um dos principais produtores da Borgonha, Patriarche produz, “Bruts e Rosés Crémants da Bourgogne”. Uma mistura das principais variedades da Borgonha, estes vinhos representam os terroirs locais. Marcas conhecidas como Kriter, Veuve du Vernay, Léonce Bocquet e Pol Remy são exportadas para diversos países. Tudo começou com a criação do espumante Kriter em 1955, um espumante produzido na Borgonha, com toda elegância e finesse que faz parte do espírito Kriter.

2016-04-27 20.41.59

Para elaboração do espumante Kriter Brut, as uvas são prensadas e o mosto fermentado, obtendo-se o vinho base. Procede-se com o assemblage dos vinhos base na vinícola em Beaune, seguido da adição do licor de tiragem com leveduras naturais e açúcar. Tomada da espuma em tanques de aço inox, com longo envelhecimento ”sur lie” de no mínimo 09 meses (processo Charmat longo). Resfriamento, reajuste do nível de açúcar (dosagem final total de 13 g/l), centrifugação e filtração isobárica. Engarrafamento. Colocação da rolha e do arame de proteção ”muselet”.

Enoteca Decanter – São Paulo

Degustação –

Espumante Kriter Brut – Álcool: 11,5% – Região: Borgonha – Variedades: Chardonnay e Chenin Blanc importador: Decanter – Preço: R$ 128,20 – Amarelo-palha intenso, límpido, perlage fino, persistente, brilhante. Nariz surpreendentemente complexo, com boa dose de frutas frescas (maçã-verde e pêra) sobre notas tostadas surgidas na autólise. No paladar é do tipo que “enche a boca”, boa estrutura, sabor agradável, álcool integrado e ótimo frescor cítrico. Um espumante cheio de vivacidade. Avaliação: 89/100 pts.

(Visited 1.297 times, 1.297 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *