Produtores Vinhos da Península de Setúbal

No TOP 10 mundial dos melhores Moscatéis, Portugal é representado por três Moscatéis de Setúbal. Adega de Pegões, Casa Ermelinda Freitas e SIVIPA viram os seus Moscatéis Roxos de Setúbal receberem a Medalha de Ouro, estão  ainda entre as 10 melhores classificações, entrando diretamente para o TOP 10 Best Muscats du Monde® 2016.  O  Concurso Internacional Muscat du Monde, acontece na França, sendo considerado um dos melhores eventos internacionais de vinhos moscatel, pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação.

 

Na 16ª edição do concurso, foram ainda distinguidos o Moscatel de Setúbal – Adega de Pegões, o Moscatel de Setúbal 2012 – Venâncio da Costa Lima e o Contemporal 2010 Moscatel Roxo de Setúbal – Adega de Pegõescom medalha de ouro. O Moscatel de Setúbal 2014 – Adega de Palmela e o Moscatel de Setúbal – Bacalhôa Superior 20 Anos, arrecadaram a medalha de prata.

Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal
Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal

 

Para Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, ‘este é um resultado muito expressivo, reforçamos o nome de Portugal e da Península de Setúbal enquanto região de referência de produção de Moscatéis. O vinho é um produto que valoriza o território e os Moscatéis de Setúbal têm ajudado a valorizar a região no mercado nacional e um pouco pelo mundo fora. Com estes resultados fortalecemos a imagem de qualidade e singularidade dos nossos Moscatéis de Setúbal’.

 

O concurso, que decorreu nos dias 29 e 30 de Junho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade – França, teve em prova 244 moscatéis de 22 países. O júri internacional atribuiu 81 medalhas, 29 de ouro e 52 de prata. Portugal é, a par da França, o país com mais medalhas de ouro e mais Moscatéis no TOP 10 Mundial, com um total de 7 medalhas de ouro e 3 Moscatéis no TOP 10.

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir destas duas castas – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos DO Setúbal, ciente deste reconhecimento apostou no início de 2013 num site dedicado ao Moscatel de Setúbal – www.moscateldesetubal.pt, onde inclui diversa informação sobre o Moscatel de Setúbal.

 

Setubal

Muscats du Monde 2016 – Resultados da Península de Setúbal:

MEDALHA PRODUTOR VINHO ANO
TOP 10 | Ouro COOP. AGRÍCOLA STO ISIDRO DE PEGÕES CRL Moscatel Roxo de Setúbal – Adega de Pegões
TOP 10 | Ouro CASA ERMELINDA FREITAS – VINHOS LDA Moscatel Roxo de Setúbal – Casa Ermelinda Freitas 2009
TOP 10 | Ouro SIVIPA, SOC. VINICOLA DE PALMELA, SA Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos – SIVIPA
Ouro COOP. AGRÍCOLA STO ISIDRO DE PEGÕES CRL Moscatel de Setúbal – Adega de Pegões
Ouro VENANCIO DA COSTA LIMA, Lda Moscatel de Setúbal – Venâncio da Costa Lima 2012
Ouro COOP. AGRICOLA STO ISIDRO DE PEGOES CRL Contemporal Moscatel Roxo de Setúbal 2010
Prata ADEGA COOPERATIVA DE PALMELA Moscatel de Setúbal – Adega de Palmela 2014
Prata BACALHOA-Vinhos de Portugal, SA Moscatel de Setúbal – Bacalhoa Superior 20 Anos 1995

 

Sobre a CVRPS:

A CVRPS tem como principal missão a defesa das DO Setúbal, DO Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade.

Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado:

– Vinhos DO Palmela: certifica vinhos: brancos, rosados e tintos, frisantes, espumantes e licorosos. A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do concelho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Setúbal.

– Vinhos DO Setúbal: é aplicável exclusivamente, para vinhos generosos, brancos (à base da casta Moscatel de Setúbal) ou tintos (à base da casta Moscatel Roxo). A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do conselho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Palmela.

– Vinho Regional Península de Setúbal: é aplicável a vinhos brancos, tintos e rosados, frisantes, licorosos e vinho para base de espumantes. De maior dimensão geográfica, inclui todo o distrito de Setúbal. Engloba os concelhos Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Vinhos da Península de Setúbal "Adega de Pegões" procuram importador no Brasil
Vinhos da Península de Setúbal “Adega de Pegões” 

 

Vinhos da Península de Setúbal

Sites: www.vinhosdapeninsuladesetubal.com | www.moscateldesetubal.pt

Facebooks: www.facebook.com/omoscateldesetubal | www.facebook.com/vinhosdapeninsuladesetubal

Flickr: www.flickr.com/photos/cvrpsetubal

Youtube: www.youtube.com/user/cvrps

Instagram: www.instagram.com/vinhosdapeninsuladesetubal

Comunicação em PT: Global Press Indulge Isaura Costa de Andrade (+351) 927 975 760 | Telf. (+351) 21 394 40 20| E.mail: ica@global-press.com

 

BR: Interação Rede de Comunicação |Andréa Fantoni Telf. (+5521) 99111 33 28

E-mail:andrea@redeinteracao.net.br

 

 

Andréa Fantoni

 

+55 21 991113328

(Visited 742 times, 742 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *