O surpreendente Zé do Telhado DOC Douro Reserva 2013

2016-08-28 17.21.44

O Douro é a mais antiga Região Demarcada do mundo, conhecida pela notável qualidade dos seus vinhos e pelo famoso Vinho do Porto, o vinho generoso que esteve na origem desta demarcação, ordenada em 1756 pelo Marquês de Pombal. O Douro localiza-se no Nordeste de Portugal, rodeado pelas serras do Marão e de Montemuro. A maioria das plantações é feita em socalcos, talhados nas encostas dos vales ao longo do rio Douro e seus afluentes. Os solos são essencialmente de xisto embora, em algumas zonas, também graníticos. Embora particularmente difíceis de trabalhar, estes solos são benéficos para a longevidade das vinhas e permitem mostos concentrados de açúcar e cor. A cultura da vinha na região remonta à ocupação romana, mas foi no século XVII que o Vinho do Porto teve grande expansão, originando o Tratado de Methuen entre Portugal e a Inglaterra, com vista à sua exportação. As vinhas do Douro criam uma paisagem magnífica reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 2001. Entre as diversas castas cultivadas destacam-se a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Roriz. Fonte: http://www.ruralea.com/tematico.php?ativ=7&local=493

2016-08-28 17.21.55

“A Loja Makro de Coimbra, em conjunto com a produtora de vinhos do Douro, Vidigal Wines, apresentou uma nova marca de vinho – “Zé do Telhado”, que será distribuída pela Makro em todo o país. Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de degustar e apreciar este novo vinho, de frescura natural e paladar quente, o qual se encontra disponível nas lojas Makro espalhadas por todo o país e acessíveis a todos os seus clientes. As uvas do Vinho “Zé do Telhado” provêm da sub-região do Douro superior abrangendo as freguesias de Freixo de Numão, Santo Amaro, Mós do Douro, Murça do Douro, Seixas do Douro e Touça, cujos solos são de origem xistosa e granítica. As uvas desta região são caracterizadas por originarem vinhos quentes e poderosos aliados a uma frescura natural. “Na Makro defendemos a importância de promover produtos de qualidade, principalmente quando estes são de origem portuguesa. A empresa Vidigal Wines faz um bom trabalho a divulgar o nome de Portugal a nível internacional, exportando os seus vinhos para várias partes do mundo”, afirma Bruno Tavares, Comprador de Vinhos da Makro Portugal”.

 

Quinta da Leda_Douro (47)

Degustação –

Zé do Telhado DOC Douro Reserva 2013 – Álcool: 13,5% – Variedades: não declara – Importador: Makro – Preço: R$ 39 – Vermelho-rubi intenso de média intensidade/profundidade. Nos aromas a fruta salta na frente e sobressai por sua intensidade e frescor. No paladar, a sua entrada revelou um tinto de taninos macios, acidez pulsante com uma nota dominante de fruta madura que lhe dá vida e movimento. Medianamente encorpado, quente, apesar de ser um Reserva não dá sinais de amadurecimento em barrica. Fácil de beber, fácil de gostar, detém inequívoca relação preço-qualidade e muita tipicidade. De perfil moderno, é uma opção confiável para o dia a dia. Avaliação: 88-89/100 pts.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *