2016-09-20-17-32-15

No século XIII, D. João de Aboim, descendente de Egas Moniz e figura central no tempo do rei D. Afonso III, formou, a partir de vários territórios doados pelos concelhos de Monsaraz e de Portel, a Defesa do Esporão – uma das mais antigas propriedades no Sul de Portugal.

As Defesas eram grandes propriedades coutadas, defendidas das pastagens de gado vindo de outras paragens, e estão diretamente ligadas à formação de Portugal, no período da reconquista cristã do Sul. Exemplos de sistemas agrosilvopastoris, as Defesas caracterizavam-se por uma diversidade de utilização. Derivando do bosque mediterrânico, as Defesas conquistaram, nesses tempos fundadores, terrenos aos bosques para pastagens.

A Defesa do Esporão foi um dos grandes exemplos deste tipo de propriedades ligadas à formação de Portugal. A sua delimitação por carta de finais do século XIII, guardada na Torre do Tombo, permanece até hoje inalterada com séculos de práticas agrosilvopastoris, baseadas na conservação da biodiversidade e numa multifuncionalidade que o Esporão continua hoje a eleger como boa prática na proteção do ecossistema local.

Informa o produtor que: "com um estilo contemporâneo e perfil elegante e intenso, estes vinhos mostram o caráter de talhões selecionados e bem definidos da Herdade do Esporão".
Informa o produtor que: “com um estilo contemporâneo e perfil elegante e intenso, estes vinhos mostram o caráter de talhões selecionados e bem definidos da Herdade do Esporão”.

Degustação –

Defesa Vinho Regional Alentejano 2013 – Variedades: Touriga Nacional e Syrah – Álcool: 14,5% – Importador: Qualimpor – Preço sugerido: R$ 80 – Colheita em separado de cada casta, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica em cubas de inox com temperaturas controladas (22ºC a 25ºC), prensagem seguida pela fermentação malolática em cuba de inox. Parte do lote estagiou em cubas de inox, e a outra parte em madeira de carvalho francês durante 6 meses. Após o engarrafamento seguiram-se mais 6 meses de estágio em garrafa. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso, límpido e brilhante. Aromas mesclando frutas vermelhas e negras sobre uma pontinha de especiarias. No paladar corpo leve, taninos macios de textura sedosa, alguma fruta, álcool generoso, final médio, sem amargor. Vinho descomplicado, fácil de beber. Avaliação: 87/100 pts.

(Visited 502 times, 505 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *