Os vinhos da Toscana, notadamente aqueles denominados “Supertoscanos” tem espaço garantido aqui. O motivo é simples. É por que esses vinhos normalmente levam variedades francesas na sua elaboração: Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah e Cabernet Franc, mais ou menos nesta ordem. Até a Petit Verdot é cultivada nesta região que é apontada, justificadamente, como um dos melhores terroirs do mundo. Além das castas francesas, a maioria desses vinhos adotam a Sangiovese, que encontra ali uma das suas maiores expressões, seja “in purezza” ou misturada com cepas francesas ou “internacionais” supramencionadas. É impressionante como as castas francesas conferem elegância e tornam a onipresente Sangiovese mais mansa. O resultado são vinhos deliciosos, elegantes e ao mesmo tempo com um acento rústico, que dá movimento e personalidade ao vinho, por conta da participação da Sangiovese no corte.
Esta vinícola ganhou reconhecimento internacional graças à ousadia de seu mentor. O siciliano Giampaolo Mota desafiou a legislação da Toscana ao criar vinhos à sua própria maneira e, para evidenciar seu descontentamento com as regras, criou sua própria versão do famoso “Gallo Nero”: um galo assado ao espeto! Excentricidade à parte, seus vinhos estão entre os mais famosos da atualidade na região.
allamassa
A Sangiovese não ficou de fora totalmente da vinícola. O La Massa, diz o produtor, expressa o que a uva tem de melhor para dar: acidez, taninos presentes, um vinho muito gastronômico.
Degustação –
La Massa IGT 2006 – Álcool: 14% – Variedades: 70% Sangiovese, 20% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet – Região: Chianti/Panzano/Toscana – Preço: R$ 261,80 (2009) – Importador: World Wine – Vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo. Aromas intensos de frutas negras maduras, tabaco, especiarias e toques de couro. Paladar vivaz, estruturado, taninos de boa textura, firmes e macios. Um tinto de personalidade, encorpado e elegante. Final de boca persistente. Vinho longevo, com possibilidade de evolução na garrafa. A safra – 2006 – foi excelente na Toscana. Avaliação: 90/100 pts.
Para mais informações acesse o link: https://blogdojeriel.com.br/2011/12/giorgio-primo/
(Visited 346 times, 349 visits today)

One thought on “La Massa IGT 2006 – um supertoscano digno de nota”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *