Achaval Ferrer Finca Altamira Malbec 2007

A Achaval Ferrer é uma vinícola criada em 1998 formada por quatro fazendas na província de Mendoza. Todas estas estão entre 700 e 1.100 metros de altitude e possuem vinhedos muito antigos de Malbec plantados em 1910 e de Cabernet Sauvignon plantados em 1928. A base de seus vinhos é a Malbec, vinda de três terroirs diferentes e que se une a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, já nas barricas, em busca da melhor assemblage a cada ano. Seus vinhos são premiados internacionalmente e normalmente alcançam pontuações expressivas dos principais críticos internacionais.

2016-10-01-21-34-12

Finca Altamira é o nome do vinhedo que dá origem a este tinto. Localizado em La Consulta (Valle de Uco), seus 6 hectares estão plantados com vinhas de Malbec de mais de 80 anos de idade e em “pé franco”: um verdadeiro tesouro vitícola que, fosse em França, faria jus à classificação Grand Cru. Amadureceu cerca de 15 meses em barricas novas de carvalho francês.

Degustação –

Achaval-Ferrer Finca Altamira Malbec Mendoza 2007 – álcool: 14,5% – região: Mendoza/Perdriel – importador: Expand (atual importador: Inovini) – preço médio: R$ 500 – Vermelho-rubi intenso com nítido halo granada. Aromas florais (violetas), alguma especiaria sobre um fundo herbáceo unidimensional. Na boca exibiu taninos redondos (boa qualidade), leve calor (álcool +), acidez média e pouca ou quase nenhuma concentração de fruta. O estilo é profundamente argentino, potente e de personalidade vincada, mas um pouco monótono. Aberto no auge não vai ganhar complexidade na garrafa daqui para frente. Avaliação: 89/100 pts.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *