Últimas notícias do desastre florestal chileno: mortes, destruição de vinhedos, campos, vinícolas e casas

Por  Alejandro Tumayan – todosvinos.cl

O desastre provocado pelos incêndios florestais já leva uma semana deixando em sua passagem mortes, destruição de vinhedos, campos, vinícolas, casas e também a destruição da vida de milhares de famílias rurais da zona centro-sul do Chile –

01 Chile 03

Parreiras com mais de cem anos de Carignan, País e Moscatel, cultivadas por pequenos agricultores, estão sendo consumida pelas chamas. Perde-se parte dos vinhedos mais antigos do Chile, que conferiam uma nova identidade vinícola ao Chile no mundo.

O incêndio florestal que afeta o centro-sul do Chile já provocou a morte de três brigadistas (bombeiros). Nesta semana já faleceram mais dois bombeiros, dois “carabineros” e uma pessoa em Santa Olga, povoado da Região de Bio Bío que foi totalmente destruído pelas chamas, com mais de mil casas queimadas em sua totalidade.

01 Chile

Os vinhedos afetados se concentram em Cauquenes, margens do rio Maule, Colchágua e Itata. O número de vinhedos queimados é indeterminado, presumivelmente mais de duzentas propriedades destruídas pelas chamas total ou parcialmente. Muito pior são as perdas de dezenas de campos em Cauquenes, Nirivilo, Itata e Colchágua de vinhedos da uva País com mais de cem anos, um patrimônio chileno que nunca mais será recuperado.

02 Chile

O pior é que este pesadelo ainda não passou. Dezenas de focos de incêndio surgem a cada dia e as altas temperaturas e ventos intensos propagam o fogo a dezenas e até centenas de quilômetros. Se os incêndios são intencionais ou não, ainda não se pode determinar integralmente, mas as características das perdas indicam que existe intencionalidade por trás desta catástrofe.

Supertanker -

O Avião “Supertanker”- Boeing 747-400 tem capacidade para carregar 75.000 litros de água já está em operação combatendo os incêndios florestais no Chile desde o dia 25.01.2017. Tem um sistema de descarga de água pressurizada que pode funcionar de maneira continua, em até oito partes por cada voo sobre uma superfície de até 5 km. Fonte: elmostrador.cl

 

Não há palavras para mensurar a dor de milhares pequenos agricultores que perderam parcial ou totalmente suas vinhas, cultivos, animais, campos, vinícolas e casas. Mas se olharmos bem para as zonas afetadas, todas estão totalmente cercadas por plantações de pinus e eucaliptos, espécies alienígenas que vêm substituindo bosques nativos e que são altamente inflamáveis e prejudiciais aos solos. Com este desastre fica evidente que essas plantações também são prejudiciais e até fatais para todos os campos chilenos, sobretudo na zona centro e sul, onde há uma importante densidade rural.

04 Chile

Os pequenos produtores, pequenos agricultores e rancheiros são prejudicados por esta catástrofe; enumerar todas as zonas afetadas é impossível, porque os incêndios continuam e a informação ainda é muito incipiente. A única certeza é que este desastre florestal agora golpeou fatalmente o setor do campo chileno, sua gente e paisagens.

Há uma perda enorme com os campos queimados e vinhas patrimoniais de mais de 150 anos afetadas, mas dadas as dimensões dos incêndios há que augurar para que não se percam mais vidas. Agora mais do que nunca há que se reconhecer e apoiar todos os pequenos produtores chilenos.

Sputnik Brasil - Avião russo voa rumo ao Chile onde 11 pessoas morreram nos maiores incêndios florestais

Sputnik Brasil –
Avião russo voa rumo ao Chile onde 11 pessoas morreram nos maiores incêndios florestais já ocorridos naquele país –

Informe de Onemi – Órgão do Ministério Interior e Segurança Pública da República do Chile – 31.01.2017 – Incêndios Florestais no Chile:
55 incêndios controlados, 58 em combate e 11 extintos, 366.519 hectares afetados, 1108 pessoas abrigadas, 3782 danificados, 1012 residências destruídas, 6 Regiões em alerta vermelho desde Coquimbo até BioBio. Lamentamos 11 pessoas falecidas.

 

ONEMI

ALERTAS VIGENTES – INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CHILE

    • Alerta Vermelho para a comuna de Casablanca, Região de Valparaíso.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Valparaíso, Região de Valparaíso.
    • Alerta Vermelho para a província de Melipilla, Região de Metropolitana.
    • Alerta Vermelho para a comuna de San José de Maipo, Região Metropolitana.
    • Alerta Vermelho para as comunas de Pirque, Paine e Buin, Região Metropolitana.
    • Alerta Vermelho para a Região de O’Higgins.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Curepto, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Licantén, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Empedrado e Constitución, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Cauquenes, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a comuna de San Javier, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Vichuquén, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a comuna de Hualañé, Região del Maule.
    • Alerta Vermelho para a Região de Biobío.
    • Alerta Amarelo para a comuna de Los Vilos, Região de Coquimbo.
    • Alerta Amarelo para a Província de Cordillera, Região de Metropolitana.
    • Alerta Amarelo para a Região do Maule.
    • Alerta Amarelo para a Região de La Araucanía.
    • Alerta Preventivo para a Região de Coquimbo.
    • Alerta Preventivo para a Região de Valparaíso.
    • Alerta Preventivo para a Região Metropolitana.
    • Alerta Preventivo para a Região de Los Ríos.
    • Alerta Preventivo para a Região de Los Lagos.
    • Alerta Preventivo para a Região de Magallanes.

 01

Fontes: resumo da matéria publicada no portal http://www.todovinos.cl/wp2/2017/01/27/desastre-forestal-muertes-destruccion-de-vinas-campos-bodegas-y-casas/    e   Sylvia Cava   –

Diario EL COMERCIO de Chile: http://www.elcomercio.com/actualidad/avion-supertanker-chile-operaciones-incendios.html.      e    http://www.elmostrador.cl/

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *