Resumo dos incêndios florestais no Chile segundo o Ministério do Interior

Chile

03/02/2017 | 06:30 | Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana, Lib. Gral Bernardo O’Higgins, Maule, Biobío, Araucanía, Los Ríos, Los Lagos, Magallanes e  a Antártica Chilena –

O Centro Nacional de Alertas, de acordo com a informação técnica dada pela Corporação Nacional Florestal (CONAF), informa que no dia 2 de fevereiro de 2017 havia 131 incêndios florestais ativos dos quais 68 controlados, 51 em combate e 12 extintos.

Registraram-se 519 abrigados, 6.162 imóveis danificados, 1.551 moradias destruídas e um total de 11 mortos.

Mantém-se no Chile o Estado de Catástrofe nas províncias de Colchágua e Cardenal Caro, Região de O’Higgins e nas regiões do Maule, Biobío e La Araucanía.

 

RECURSOS UTILIZADOS:

52 aeronaves (aviões e helicópteros) se encontram operativas, sob orientação da CONAF, sendo reforçadas com apoio de empresas privadas e recursos estrangeiros.

18.308 pessoas aproximadamente encontram-se dedicadas a dar suporte, apoio, combate e controle aos incêndios, cerca de 1.170 brigadistas nacionais, 628 brigadistas e experts estrangeiros, 8.338 membros das Forças Armadas, 4.000 bombeiros, 1.360 Policiais, 415 Policiais de Investigações e 2.397 funcionários de Ministérios e Serviços Públicos estão envolvidos.

Mantém-se abrigos habitados na Região de O’Higgins, doze na Região do Maule e trinta e cinco na Região de Biobío.

Os aviões Ilyushin IL-76, Boeing 747-400 SUPERTANKER e Hércules C-130, trabalharam nas regiões de O’Higgins, Maule e Biobío.

Supertanker -

Uma equipe das Nações Unidas para Avaliação e Coordenação de Desastres (UNDAC), se encontra nas regiões do Maule e Biobío para realizar diagnóstico e análise de emergência –

INFORMAÇÃO SETORIAL:

Conforme a informação do Ministério de Obras Públicas, há 190 máquinas empregadas nas zonas afetadas, atingindo a construção de 439,34 quilômetros de corta-fogos.

Ademais,  informa-se que se mantém sem operação o sistema de Água Potável Rural (APR) da localidade de Santa Olga, Região do Maule.

Em relação à ajuda internacional, a chancelaria chilena informa que chegaram ao país um total de 628 brigadistas e 5 aeronaves.

 

ALERTAS VIGENTES POR INCÊNDIOS FLORESTAIS:

Alerta Vermelho. Para as comunas Casablanca e Valparaíso (Região de Valparaíso); Talagante, Pirque, Paine e Buin (Região Metropolitana); Curepto, Licantén, Empedrado, Constitución, Cauquenes, San Javier, Vichuquén e Hualañé (Maule); província de Melipilla (Região Metropolitana); regiões: O’Higgins, Biobío.

Alerta Amarelo. Para a Província de Cordillera (Região Metropolitana); regiões do Maule e La Araucanía.

Alerta Preventivo. Para as regiões de Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana, Los Ríos, Los Lagos e Magallanes.

ALERTAS VIGENTES – INCÊNDIOS FLORESTAIS:

Alerta Vermelho. Para as comunas de Casablanca e Valparaíso (Região de Valparaíso); Talagante, Pirque, Paine e Buin (Região Metropolitana); Curepto, Licantén, Empedrado, Constitución, Cauquenes, San Javier, Vichuquén e Hualañé (Maule); província de Melipilla (Região Metropolitana); regiões: O’Higgins, Biobío.

Alerta Amarelo. Para a Província de Cordillera (Região Metropolitana); regiões do Maule e La Araucanía.

Alerta Preventivo. Para as regiões de Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana, Los Ríos, Los Lagos e Magallanes.

DETALHES RELEVANTES DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS:

A seguir detalhes RELEVANTES dos incêndios florestais registrados no território chileno e suas consequências, conforme o informado por CONAF.

Novas DOs Chile

REGIÃO DE VALPARAÍSO

Controlado se mantém o incêndio florestal “Parcela Regimiento Maipo”, na comuna de Valparaíso, que afeta uma superfície de 270 hectáreas (ha) de vegetação.  Aqui houve 240 moradias destruídas e 101 pessoas abrigadas. O incêndio se manteve sob observação do pessoal da CONAF.

 

REGIÃO METROPOLITANA –

Ativo se mantém o incêndio florestal “Rinconada de Pirque”, nas comunas de  Pirque, Buin e Paine, que afeta uma superfície de 4.485 ha de vegetação. Ontem trabalharam no local técnicos e brigadas de CONAF, BRIFE e helicópteros. O planejamento para o dia de hoje é da atuação de técnicos e brigadas de CONAF, BRIFE e helicóptero.

Ativo se mantém o incêndio florestal  “Talami”, nas comunas de Alhué na Região Metropolitana e Rancagua na Região de O’Higgins, que afeta uma superfície de 8.555 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes da Argentina, Bombeiros, BRIFE e helicópteros. O planejamento para a jornada de hoje é de técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes de Argentina, Bombeiros, BRIFE e helicópteros.

Ativo se mantém o incêndio florestal “Hornos de Lonquén”, na comuna de Talagante, que afeta uma superfície de 625 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes da Argentina, Bombeiros, BRIFE e helicópteros. O planejamento para a jornada de hoje é de técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes da Argentina, Bombeiros, BRIFE e helicópteros.

Controlado se mantém o incêndio florestal  “El Naranjo”, nas comunas de Curacaví, Região Metropolitana e Casablanca, Região de Valparaíso, que afeta uma superfície de 6.480 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes da Argentina, Bombeiros, BRIFE e helicópteros. O planejamento para a jornada de hoje é de técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes da Argentina, Bombeiros, técnicos e brigada de CONAF e helicóptero.

05 Chile

Crédito da imagem: exame.abril.com.br

REGIÃO DE O’HIGGINS

Ativo se mantém o incêndio florestal “Tuman Navia”, na comuna de Navidad, que afeta uma superfície de 2.373,044 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigada proveniente de Panamá e Argentina, Bombeiros, BRIFE, helicópteros, caminhões-pipa, escavadora e motoniveladoras. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes da Argentina, Bombeiros, BRIFE e helicópteros. O planejamento para a jornada de hoje é de técnicos e brigadas de CONAF, brigadas provenientes de Panamá, brigada proveniente de Argentina, Bombeiros, BRIFE, helicópteros, caminhões-pipa, motoniveladoras e escavadoras.

04 Chile

crédito da imagem: folhanobre.com.br

REGIÃO DO MAULE

Ativo se mantém o incêndio florestal “Las Máquinas”, nas comunas de Cauquenes, Empedrado e Constitución, que afeta uma superfície de 183.946 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigadas internacionais, Bombeiros, BRIFE, helicópteros, aviões, caminhões-tanque e maquinário.

Ativo se mantém o incêndio florestal  “Las Cardillas”, nas comunas de Vichuquén, Hualañé e Licantén, que afeta una superfície de 39.827 ha de vegetação. Os recursos comprometidos neste incêndio florestal combatem também o incêndio “Aquelarre” na comuna de Vichuquén, que afeta uma superfície de 7.324 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, BRIFE, Bombeiros, helicóptero, avião e maquinário.

Ativo se mantém o incêndio florestal  “Santa Cruz”, na comuna de Cauquenes, que afeta uma superfície de 17.266 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, BRIFE e Bombeiros.

Controlado se mantém o incêndio florestal em “Coronel Maule”, na comuna de Cauquenes, que afeta uma superfície de 11.973 ha de vegetação. Cabe destacar que os recursos comprometidos no incêndio “Santa Cruz”, combatem também este incêndio.

Controlado se mantém o incêndio florestal “Cerro Maule”, na comuna de Maule, que afeta uma superfície de 4.120 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar os bombeiros.

Controlado se mantém o incêndio florestal “Tabunco – El Águila Convenio”, na comuna de Curepto, que afeta uma superfície de 4.069,76 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnico e brigada de CONAF, Bombeiros, caminhões-pipa e maquinário.

Controlado se mantém o incêndio florestal “Los Pinos”, na comuna de Río Claro, que afeta uma superfície de 100 ha de vegetação. O incêndio se manteve sob observação do pessoal da CONAF.

REGIÃO DE BIOBÍO

Ativo se mantém o incêndio florestal “San Francisco”, na comuna de Portezuelo, que afeta uma superfície de 2.620 ha de vegetação. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF e brigada proveniente de Venezuela.

Ativo se mantém o incêndio florestal “Caserío Chaimávida”, na comuna de Concepción, que afeta uma superfície de 23.496 ha. Ontem trabalharam no lugar técnicos e brigadas de CONAF, brigada proveniente da Colômbia, brigada proveniente da França, helicópteros, avião e escavadora.

Ativo se mantém o incêndio florestal “San Antonio”, na comuna de Florida, que afeta uma superfície de 28.000 ha de vegetação. Hoje haverá trabalho de técnicos e da brigada de CONAF, além de caminhão tanque.

Controlado se mantém o incêndio florestal  “Selva Negra – Alhuelemu”, na comuna de Mulchén, que afeta uma superfície de 2.500 ha de vegetação. O incêndio se manteve sob observação dos pessoal da CONAF.

Controlado se mantém o incêndio florestal “Huampuli” na comuna de San Nicolás, que afeta uma superfície de 11.563 ha de vegetação. O incêndio se manteve sob observação dos pessoal da CONAF.

Controlado se mantém o incêndio florestal  “Rinconada”, na comuna de Bulnes, que afeta uma superfície de 500 ha de de vegetação. O incêndio se manteve sob observação dos pessoal da CONAF.

Controlado se mantém o incêndio florestal “San Ramón”, na comuna de San Rosendo, que afeta uma superfície de 78,4 ha de vegetação. O incêndio se manteve sob observação dos pessoal da CONAF.

03 Chile

REGIÃO DE ARAUCANÍA

Controlado se mantém o incêndio florestal “Quetre”, na comuna de Galvarino, que afeta uma superfície de 392 ha de pastagens, matagal, árvores nativas, plantações de pinus, eucalipto e cultivo agrícola. O incêndio se manteve sob observação do pessoal da CONAF.

Controlado se mantém o incêndio florestal  “Pidenco”, na comuna de Lumaco, que afeta uma superfície de 1.771,5 ha de pastagens, matagal, plantações de pinus e eucalipto. O incêndio se manteve sob observação do pessoal da CONAF.

02 Chile

crédito da imagem: exame.abril.com.br

RECURSOS ENVIADOS ÀS REGIÕES AFETADAS:

Com o fim de dispor de recursos para as pessoas afetadas, ONEMI mediante a Divisão de Abastecimento, implantou o traslado de elementos às regiões afetadas, com o fim de atender adequadamente os requerimentos que se encontram levantados nas distintas comunas, permitindo responder às pessoas afetadas.

Os elementos de ajuda enviados às zonas afetadas alcançam os 288.690 litros de combustível, 64.220 quilos de alimentos para 12 horas, 31.340 garrafas de água mineral de 1.6 litros; 5.071 kits de asseio; 19.600 ferramentas; 10.850 roupas de cama e 4.414 unidades de camas e colchões.

Fonte: Ministério do Interior e das Obras Públicas da República do Chile

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *