Produzido na Herdade do Esporão, no Alentejo, o Monte Velho Branco reflete as características do seu terroir e do seu modo de produção, que segue os princípios da produção integrada, rigorosamente adaptados pelo Esporão. Estas práticas sustentáveis são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de proteção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos. Hoje, é o vinho mais consumido de Portugal e que melhor representa a região do Alentejo. A equipe de enologia do Esporão, liderada por David Baverstock e formada pelos enólogos Luis Patrão e Sandra Alves, é responsável pelos vinhos que resultam desta conjugação da natureza e da tradição vitivinícola, aliadas ao know-how e à inovação que caracterizam o Esporão. O Monte Velho branco é um blend de castas preponderantemente autóctones do Alentejo, que lhes conferem caráter e identidade. A safra 2015 dos vinhos Esporão Monte Velho representa uma colheita especial, em comemoração aos 25 anos de sua primeira safra. Monte Velho Tinto e Monte Velho Branco 2015 estampam em seu rótulo as típicas Mantas de Monsaraz, em celebração à cultura alentejana.

Disponíveis no mercado brasileiro, são vinhos que retratam os melhores aromas e sabores das uvas alentejanas, além de possuírem forte perfil gastronômico.

As Mantas Alentejanas, que inspiraram os rótulos desta safra, representam uma tradição de longos séculos no Alentejo, sendo consideradas uma arte centenária ligada à identidade da região. Inicialmente usadas pelos pastores nas épocas de maior frio, com o passar dos anos tornaram-se um símbolo da tapeçaria da região. Como homenagem a este patrimônio cultural, o Esporão juntou à mesa o vinho e as mantas!

Criados em 1990, os vinhos Monte Velho sempre tiveram como filosofia chegar a mais pessoas e transformar o consumo diário numa experiência renovada ano após ano. Ao seguir a tradição alentejana e sua diversidade de castas e técnicas de vinificação, estes vinhos revelam o caráter típico da região onde nascem: aromas ricos, paladar suave e harmonização com diferentes tipos de culinária. Fonte: Esporão

Degustação –

Monte Velho Branco 2015 – Álcool: 13% – Variedades: Antão Vaz, Roupeiro e Perrum – Importador – Qualimpor – Preço: R$ 49,90 – Palha claro brilhante, quase translúcido. Aromas intensos florais que logo cedem espaço para frutas brancas frescas (pêra, melão e pêssego) com apontamentos cítricos. No paladar é firme, intenso, equilibrado e com um final de boca longo que confirma as sensações aromáticas iniciais. À mesa mostrou-se bastante fresco e versátil, marcando presença em razão da sua boa estrutura. Detentor de relação preço-qualidade. Avaliação: 89/100 pts.

(Visited 345 times, 345 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *