As pessoas por trás deste projeto são todas amantes do vinho que decidiram um dia – depois de viajarem para Portugal, Espanha, França e Itália até chegarem ao Vale de Uco – Mendoza/Argentina – terem ficado boquiabertos com a paisagem, decidindo que este era um sinal divino – fazer um sonho se tornar realidade, elaborando vinhos emblemáticos e honestos. O rótulo apresenta as impressões digitais e assinaturas de cada um dos proprietários. O objetivo foi transmitir uma característica pessoal ao projeto, realizada por um grupo unido pela amizade e paixão com foco na qualidade para todas as facetas da vida. A paixão é, de fato, tão central para todo o projeto que decidimos nomear o rótulo inaugural “Alpasión,” uma combinação de “alma”  e “pasión” (paixão).

Atualmente, Alpasión produz dois tipos de vinhos que utilizam as famosas uvas Malbec da região. As uvas utilizadas na elaboração do Alpasión Malbec vêm de oito vinhas velhas – e as utilizadas na elaboração do Private Selection são de catorze anos de idade, ambos vinhedos localizados no distrito de Chacayes, Alto Vale de Uco. As uvas são colhidas à mão, em pequenas caixas de quinze kg cada e então são classificadas à mão sobre uma mesa de triagem usando um sistema de fluxo de gravidade para garantir que as uvas estejam intactas quando chegarem os tanques de fermentação.

A maceração foi feita usando um sistema de bomba e uma delestage por dia para conseguir uma concentração mais elevada. Utilizou-se processo de fermentação clássica, com leveduras nativas. O vinho foi amadurecido em barricas novas de carvalho francês por dez meses, no caso do Crianza e quinze meses, no caso do Private Selection.

2017-04-16 14.14.22

Degustação –

Malbec World Day 2017 –

Alpasión Private Selection 2012 – Álcool: 16% – Região: Alto Vale de Uco/Mendoza – Variedades: Malbec (58%) e Cabernet Franc (42%) – importador: Decanter – Vermelho-rubi intenso profundo sem halo de envelhecimento. Repleto de aromas de frutas negras como amora e licor de cassis. Generoso, suculento, potente, profundo, estruturado e marcado pela fruta. Por fim, com 16% de álcool não parece ter nem 14%! Um verdadeiro bombom de chocolate ao licor. Um tinto alvissareiro que passa bem longe da mesmice. Na realidade, este Alpasión Private Section 2012 é um vinho de classe mundial, a nossa escolha para Malbec Day comemorado em 17 de Abril. Um Malbec que atesta o avanço da enologia Argentina na busca de terroirs apropriados para essa variedade e, também, o aporte de elegância dado pela Cabernet Franc. Avaliação: 92/100 pts.+

(Visited 612 times, 612 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *