Piemonte

O Piemonte abriga as proeminentes DOCGs de Barolo e Barbaresco, que, juntas representam alguns dos melhores vinhos da Itália e do mundo. A reputação da região está ligada a sua uva, a Nebbiolo, mas ela oferece muito mais que seus dois filhos mais famosos. Os vinhedos cobrem cada centímetro do Piemonte, composto por complexo conjunto de DOCs sobrepostas que se dividem em cinco áreas principais: Asti, Alba, as DOCs do Norte e do Leste e Langhe, coração da vinicultura no Piemonte.

Prunotto é desde 1989 o braço do produtor Antinori no Piemonte, por produzir vinhos de altíssima qualidade, classe e refinamento. Seu vinhedo Bussia é um verdadeiro “cru piemontês”, um terreno de 7 hectares em uma das mais cobiçadas porções da região de Barolo. A vinícola possui ainda 27 hectares em Agliano, famosa pela produção de Barbera D’Asti; 5 hectares em uma área de Barbaresco denominada “Bric Turot”; e outros 5 hectares em Treiso, plantados com Moscato”. As uvas deste Dolcetto crescem nos solos de argilo-arenosos de Barbaresco, Treiso, Alba e distrito de Monforte. Fonte: catálogo da Expand.

2017-04-02 14.47.36

Degustação –

Barolo Prunotto DOCG 2005 – Álcool: 14% – Região: Piemonte/Barbaresco/Langhe – Importador: Winebrands – Preço: R$ 495 (2012) – vermelho-rubi brilhante com nítido halo granada límpido, brilhante, quase translúcido, sendo uma antecipação do que virá na boca. Nariz inebriante com frutas secas, especiarias, chocolate e sous-bois. Boca vibrante, acidez plena, taninos presentes de fina textura. Volumoso e muito persistente com cinco anos de garrafa pela frente. Um tinto que ganhou complexidade e finesse com a passagem do tempo na garrafa. Avaliação: 92/100 pts.+

2017-04-02 14.47.28

(Visited 557 times, 557 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *