Sauvignon Blanc Day – Concurso Mundial Sauvignon 2017: os resultados

  • Mais de 860 vinhos
  • 87 medalhas de ouro
  • 65 juízes de 17 países incluindo China, África do Sul e Japão
  • Região anfitriã 2018: Estriria, Áustria

Bruxelas (Bélgica), 21 de março de 2017: o 8° Concours Mondial du Sauvignon foi realizado na sua cidade de origem, Bordeaux, nos dias 3 e 4 de Março de 2017. Um total de 861 vinhos de 22 países foram degustados às cegas por 65 expertos internacionais provenientes de 17 países. Os juízes — jornalistas, compradores, enólogos e produtores — concederam um total de 242 medalhas, incluindo 8 troféus Revelação*, um dos quais se dedicou ao mecenas original da competição, o Professor Denis Dubourdieu. As medalhas se dividiram entre 87 de ouro (Áustria, Chile, Estados Unidos, Turquía, Nova Zelândia, Alemanha, Eslovênia, Espanha, Itália, França, Sérvia e África do Sul) e 155 de prata (incluindo a República Checa, Eslováquia, Bulgaria e Suíça). Planète Bordeaux, sede e centro de turismo enológico das denominações Bordeaux e Bordeaux Superior, recebeu as sessões de degustações durante todos os dias.

Todos os principais países produtores de Sauvignon, tanto do Novo como do Velho Mundo, participaram do concurso. Dado que o evento se desenvolveu na França, 526 vinhos franceses competiram este ano seguidos de Itália com 85 participantes, Áustria (78), África do Sul (45), Espanha (44), Nova Zelândia e Chile (21), República Checa (12), Turquia (9) e Eslováquia (8). Ainda que o número de participantes não reflita necessariamente o peso de cada país produtor, se verifica o aumento da popularidade e da distribuição da Sauvignon, assim como a vontade de um grande número de países de fazer seu nome graças à Sauvignon. “O Concours Mondial du Sauvignon é um evento fascinante já que demonstra a diversidade que pode alcançar uma mesma variedade de vinho ”, declarou o diretor do concurso, Thomas Costenoble. “No entanto, há um fio condutor que permite aos juízes comparar, ao contrário de outras competições internacionais onde são feitas comparações de maçãs e laranjas”.

O padrão geral de vinhos participantes, que fica melhor a cada ano, é também resultado das medidas de melhorias nas práticas enológicas e técnicas de produção especificamente orientadas para a Sauvignon.

O Concours Mondial du Sauvignon permite conhecer as tendências subjacentes que afetam tanto a produção global e consumo de  vinhos elaborados com Sauvignon. Não só pelos seus resultados, mas também por fontes documentais recolhidas pelo comitê de direção criado em 2014. Cerca de 30 artigos sobre uma vasta gama de tópicos relacionados à Sauvignon estão disponíveis no site do concurso. A intenção dos organizadores é de continuar a trabalhar na divulgação internacional da Sauvignon.

A próxima edição do concurso terá lugar nos dias 2 e 3 de março de 2018 em Graz, Áustria.

concurso
Sobre o Concours Mondial du Sauvignon

O concurso foi lançado em 2010 por iniciativa da organização de produtores Bordeaux e Bordeaux Superior para difundir sua gama de vinhos brancos. Desde então, o evento evoluiu para um desafio internacional, com novos países produtores a cada ano e novos anfitriões, como Fruili (Itália) em 2015 e Rueda (Espanha) em 2016.

A gestão técnica da degustação é realizada pelos organizadores do Concours Mondial de Bruxelles, com mais de 20 anos de experiência na organização de grandes competições internacionais de vinhos.

Além das medalhas de ouro e prata, troféus foram entregues aos “Vinhos Revelação” em reconhecimento da excelência do Sauvignon Blanc em diferentes categorias.

Denis Dubordieu - Crédito da imagem: Wine Spectator
Denis Dubordieu – Crédito da imagem: Wine Spectator

Este ano criou-se um novo troféu, o Denis Dubourdieu, criado em reconhecimento da expressão mais pura e refinada da Sauvignon.

* Os 8 troféus Revelação se concederam a:

Revelação Sauvignon sem crianza 2017 (x2):
Vignoble Cogné, Sauvignon Blanc Terra Vitis 2016, IGP Val de Loire, França
Famille Bougrier, Abbesse Royale 2016, Touraine, França

Revelação Sauvignon crianza 2017:
Maison Laporte, Le Grand Rochoy 2015, Sancerre, França

Revelação Assemblage 2017:
Despagne, Rauzan Despagne Le Grand Vin 2015, Bordeaux Blanc, França

Revelação Sauvignon biológico 2017:
Misty Cove, Misty Cove Organic Sauvignon Blanc 2016, Marlborough, Nova Zelândia

Troféu Denis Dubourdieu 2017:
Skoff Original, Kranachberg Sauvignon Blanc 2015, South Styria, Áustria

Revelação Sauvignon de Espanha 2017:
Bodega Inurrieta, Inurrieta Orchidea Cuvée 2015, Navarra, Espanha

Revelação Sauvignon de Itália:
Cadibon, Cadibon Sauvignon 2015, Collio (Goriziano) DOC, Itália

Três vinhos do Chile premiados entre 21 vinhos apresentados num total de 860 vinhos participantes! Chile é o terceiro país produtor de vinhos Sauvignon Blanc, a participação de produtores chileno foi baixa (Sylvia Cava).

Medalha de Prata
Asda Extra Special Sauvignon Blanc 2016
Chile
Valle de San Antonio e Leyda
Viña Luis Felipe Edwards (Produtor)
www.lfewines.com

La Piqueta Sauvignon Blanc 2016
Chile
Valle Central
Felix Solis Avantis SA (Produtor)
+34 926 32 24 00
www.felixsolisavantis.com

Medalha de Ouro:

MontGras Amaral Single Vineyard Sauvignon Blanc Block 7 – 2016
Chile
Valle de San Antonio e Leyda
MontGras (Produtor)
+56 2 25 20 43 55
www.montgras.cl

Fontes: Sylvia Cava e  http://www.cmsauvignon.com/es/escaparate-de-honor-para-burdeos-en-el-concours-mondial-du-sauvignon/

Para ver a lista completa de ganhadores: http://results.cmsauvignon.com

Contato: Valentina Phillips, valentina.phillips@vinopres.com

(Visited 280 times, 280 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *