2017-06-26 12.41.57 (Copy)
Enólogo João Santos –

No dia 26 de junho de 2017, o Enólogo João Santos, Diretor da ViniBrasil e Michele Menache, que também representa a marca promoveram degustação de vinhos portugueses para jornalistas e formadores de opinião na cidade de São Paulo. A apresentação dos vinhos da ViniBrasil (tel. 11 2768 8100 – Av. Francisco Matarazzo, 1752/2001 – Perdizes – SP/SP) foi conduzida por João Santos e Osvaldo Amado, Diretor de Enologia da Global Wines.

2017-06-26 12.43.33 (Copy)

A Global Wines, fundada em 1989 com o objetivo de divulgar os vinhos da região do Dão. Hoje Global Wines é uma empresa que representa vinhos das principais regiões vitivinícolas portuguesas. Possui diversas vinícolas ou “quintas”” espalhadas por Portugal. Em 2003 a Dão Sul avançou com a produção de vinho na Herdade Monte da Cal. em S. Saturnino, Alentejo. Já em 2007 iniciou-se a construção de uma nova adega desenhada não só para a produção de vinhos de qualidade mas também para atender o mercado enoturístico. A arquitetura e decoração deste novo espaço estão profundamente marcadas por influências árabes, relembrando um dos povos mais influentes na cultura portuguesa, particularmente no sul do país e traduzindo-se num ambiente envolvente e acolhedor. Rodeada pela tranquila paisagem norte alentejana a estrutura insere-se no imaginário de um local calmo e de tradição, onde cada dia se passa sem pressas e com tempo para desfrutar o que de melhor a vida tem. Vinícolas: Cabriz, Casa de Santar, Paço dos Cunhas, Quinta do Encontro, Monte da Cal, Vinha Maria, Grilos, Rio Sol e Xadrez. Na oportunidade puderam ser degustados os seguintes vinhos:

2017-06-26 12.23.46 (Copy)

Grilos DOC Dão branco 2015 – Álcool: 12,5% – Variedades: Encruzado e Cerceal Branco – “O sucesso da Global Wines se assenta numa estratégia de reconversão das vinhas e do elevado cuidado de todos os seus processos de vinificação em modernas adegas. Cabriz, Casa de Santar e Paço de Cunhas de Santar e Grilos são as três principais propriedades e marcas do grupo na região do Dão, onde a empresa nasceu e tem sua sede”. Análise organoléptica: palha claro brilhante, translúcido. Aromas florais sobre notas cítricas. Flui bem no paladar eis que é muito macio, dotado de alguma sapidez. Termina harmonioso, medianamente persistente. Avaliação: 87/100 pts. 

2017-06-26 12.23.53 (Copy)

Grilos DOC Dão 2014 – Álcool: 13% – Variedades: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Jaen – “é na pequena aldeia de Tonda que se encontra a Quinta dos Grilos. Aqui se produzem vinhos desde 1993, plantadas apenas com castas típicas do Dão. Os vinhos que aqui nascem, de caráter jovem e envolvente, são a expressão do Dão, a expressão da natureza. A sua frescura e equilíbrio resultam numa ótima escolha para um momento descontraído” Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso. Aromas pouco intensos florais e balsâmicos. Na boca sua entrada revelou um Dão macio, frutado e equilibrado. Bom fim-de-boca. Avaliação: 87/100 pts.

2017-06-26 12.23.59 (Copy)

Grilos DOC Dão Reserva 2014 – Álcool: 13,5% – Variedades: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Jaen – vermelho-rubi intenso, profundo. Aromas de frutas negras sobre um fundo tostado. Na boca sua entrada revelou um tinto tânico (qualidade muito boa), generoso no álcool, ostentando boa fruta que não é ofuscada pela madeira (seis meses em barrica de carvalho francês), formando um perfil clássico, com várias camadas de sabor e estrutura sólida. Boa persistência final. Avaliação: 88-89/100 pts.  

2017-06-26 14.23.20 (Copy)

Cabriz DOC Dão Espumante Natural Método Clássico Bruto 2014 – palha brilhante com bom perlage. Aromas de leveduras sobre reminiscências de pão fresco. Paladar macio, sápido e vivaz. De médio corpo, termina com levíssimo amargor que não chega a prejudicar o conjunto. Um espumante que demonstra o potencial da região.  Avaliação: 88/100 pts.

2017-06-26 12.24.05 (Copy)

Cabriz DOC Dão  Colheita Selecionada 2010 – Álcool: 13% – Variedades: Alfrocheiro, Tinta Roriz e Touriga Nacional – escurão na cor, complexo nos aromas (frutas vermelhas e negras e reminiscências de licor de cassis entre outros aromas), forte no paladar com taninos volumosos, texturados a formar um perfil imponente, suculento e elegante. Largo no meio de boca, termina persistente e macio. Avaliação: 90/100 pts.

2017-06-26 12.40.52 (Copy)

Cabriz DOC DÃO Reserva branco 2015 – Álcool: 12,5% – Variedade: Encruzado – “Marca líder do Dão, apresenta um portfólio diversificado e inspirador, assente na qualidade desta região. Os nossos vinhos são produzidos na nossa adega em Carregal do Sal. Dos brancos aos tintos, passando pelos espumantes e aguardentes, os vinhos Cabriz são a companhia perfeita para qualquer ocasião”. Análise organoléptica: palha na transição para dourado. Nariz inebriante dotado de complexas notas de frutas tropicais maduras, algum vegetal, flores brancas sobre um fundo mineral com ampla sustentação na taça. Na boca, sua entrada revelou um branco concentrado, denso, untuoso e de grande frescor proporcionado por sua plena acidez. O fim-de-boca é persistente, marcado pela fruta cítrica. Um branco delicioso! Avaliação: 90/100 pts.

2017-06-26 14.50.02 (Copy)

Cabriz Ímpar DOC Dão Licoroso 20 anos – Álcool: 20% – Variedades: Touriga Nacional (40%), Tinta Roriz (30%), Alfrocheiro (15%) e Jaen (15%) – Apenas mil garrafas são produzidas deste vinho licoroso que permanece 20 anos nas caves. Análise organoléptica: ouro velho brilhante. Muito complexo nos aromas com sugestões de geleia de laranja sobre frutas secas com ampla sustentação. Na boca a sua entrada revelou um licoroso quente, cheio de camadas, com o frescor se destacando dando vida e alegria ao conjunto. Termina com longa persistência. Avaliação: 89/100 pts. 

Baga Encontro

 

Baga Encontro DOC Bairrada 2011 – Álcool: 14% – “Em São Lourenço do Bairro, a tradição na produçao de vinhos remonta a 1930, e a nossa adega surge de uma perspectiva diferente e inovadora de fazer e comunicar os vinhos da região da Bairrada. Produzem-se aqui brancos, tintos e espumantes num estilo moderno e atual, desde vinhos e espumantes QdoE, passando pelo espumante – Encontro até aos nossos magníficos Encontro 1” – Análise organoléptica:  vermelho-rubi intenso com ligeiro halo granada em formação nas bordas. Apenas uma leve nota herbácea no olfato. Melhor na boca, com boa concentração e taninos presentes de boa qualidade. Pouco frutado, termina com ligeiro verdor. Avaliação: 87/100 pts.

2017-06-26 15.41.24 (Copy)

Monte da Cal Vinho Regional Alentejano 2013 Vermelho-rubi com reflexo violáceo sem denunciar sua idade. Aromas intensos e típicos com uma boa carga de frutas vermelhas e negras seguidas de um delicado toque herbáceo. Paladar volumoso, com nervo, exibindo taninos macios, corpo médio, acidez presente e salivante, muito bom frescor e final de boca persistente e frutado. Avaliação: 89/100 pts.

Um gigante alentejano produzido com uvas de uma safra espetacular – 2011

Herdade Monte da Cal “Saturnino” Grande Reserva DOC Alentejo 2011 – Variedades: Aragonês (40%), Touriga Nacional (40%) e Alicante Bouschet (20%) – “Um rótulo de personalidade, o Vinho Vinha De Saturno Tinto é uma bebida de qualidade, que traz o melhor sabor das quintas de Portugal e suas selecionadas uvas, perfeito para desfrutarmos o que de melhor a vida tem. Criado em solos portugueses, em uma vinícola representativa no país, fundada em 1989, possui diversas quintas, exibindo um composto aromático elegante de frutas vermelhas silvestres, especiarias, florais e tostados com coco queimado, proveniente do estágio em carvalho, evidenciados em um paladar encorpado, com taninos sólidos, intenso aroma de boca e fresco devido à ótima acidez. Prove com pratos à base de carnes vermelhas, caça, leitão e cabrito assados, massas com molhos condimentados e queijos duros”. Análise organoléptica: Vermelho-rubi intenso praticamente sem evolução. Aromas florais (violetas), frutas vermelhas silvestres e muitas especiarias sobre um convidativo toque de coco proveniente do longo estágio em carvalho (doze meses em barricas novas de carvalho francês). Paladar denso, volumoso, taninos acetinados, álcool generoso sem incomodar, acidez pulsante, enfim, tudo entrelaçado harmonicamente. Um vinho imenso, carnudo, delicioso, dotado de um final empolgante, demonstrador da alta qualidade dos vinhos alentejanos.  Avaliação: 92/100 pts.+

(Visited 805 times, 811 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *