Viña Errazuriz está estabelecida na região de Aconcágua, no centro do Chile, ao Norte da região metropolitana de Santiago, a cerca de 110 km. Essa região é a terceira economicamente mais importante do país e se caracteriza pela importância de sua agricultura, extração de minérios e turismo nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar. A Don Maximiano Estate & Winery está localizada a 67 km a Leste do oceano Pacífico e 100 km ao Norte de Santiago, possui 19,3 hectares de vinhedos nos quais as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Petit Verdot e Syrah estão plantadas, nesta ordem. A Errazuriz é uma vinícola que adota medidas para preservar a biodiversidade e a produção do vinho Seña é totalmente orgânica e biodinâmica. A vinícola faz parte do grupo Caliterra, um dos mais importantes grupos vitivinícolas do Chile. Seu fundador, Don Maximiano, em 1870, lançou a missão com o lema “da melhor terra, o melhor vinho”.

Errazuriz

Hoje, Viña Errázuriz possui vinhedos no Vale de Aconcágua, Casablanca e Curicó. No Aconcágua, 140 hectares são divididos em cinco blocos plantados com Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carménère, Petit Verdot e Cabernet Franc. Ali, algumas videiras possuem quase quarenta anos e um bloco é inteiramente dedicado à vinicultura orgânica. É um vale tradicionalmente vocacionado à produção de frutas e hortaliças, mas não se pode olvidar que lá se produz vinhos desde meados do século 19. A possibilidade de incorporar a irrigação por gotejamento gerou um renovado interesse no Aconcágua a partir da década de 1980. A região foi pioneira na plantação de Syrah no Chile e atualmente conta com grandes extensões de terra dedicada à agricultura orgânica e biodinâmica. 

Elaborado com uvas colhidas de modo a preservar sua acidez natural, os solos de xisto ajudam a conferir um caráter mineral a este Syrah de clima frio. As uvas provém do vinhedo Manzanar, localizado no Vale do Aconcágua, altitude de 100 a 300 metros acima do nível do mar. A vinificação tem fermentação tradicional com controle de temperatura, entre 24 e 28°C. Maceração entre 10 e 25 dias e o amadurecimento ocorre em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso, por quatorze meses.

2017-08-26 20.03.40 (Copy)

Degustação –

Errazuriz Syrah Aconcágua Costa 2012 – Álcool: 13,5% – preço de catálogo: US$ 49,90 – em promoção por R$ 125,90 – Importador: Vinci elaborado à partir de videiras plantadas em 1996, apresentou cor profunda de matiz púrpura com reflexo violáceo nas bordas sem denunciar sua idade. Já no olfato exibiu notas de frutas negras (ameixa e groselha) sobre especiarias doces envoltas num leve toque floral (lavanda, violeta). Na boca, a maciez e finesse de seus taninos chamaram a atenção, além da gostosa suculência e concentração de sabor, sem falar na sua harmonia com uma nota de especiarias à confirmar sua ótima tipicidade. Revelou entrosamento entre fruta e madeira (14 meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso). Boa acidez. Final longo, a indicar um vinho pronto para o copo, mas que tem mais cinco anos de sobrevida na garrafa. Degustado pela primeira vez em 8 de agosto de 2014, demonstrou excelente evolução e consistência.  Avaliação: 90-91/100 pts.+

Errazuriz

(Visited 405 times, 406 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *