Por Ramiro Benedetti para Wines of Uruguay –

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Com dois novos rosés, a vinícola Antigua Bodega Stagnari investe no consumidor –

Embora os perfis tenham muitas diferenças, o princípio orientador é semelhante: vinhos frescos, frutados e projetados para se alinhar com as novas tendências de consumo.

Uma das principais novidades do 16° Salão “Vino del Géant” foi a estreia de dois novos rótulos da Antigua Bodega Stagnari: Trendy e Bella Donna. Estes dois rosés jovens da safra 2017, contaram com muita boa aceitação durante  evento em Montevidéu.

Em conversa com Mariana Meneguzzi Stagnari, uma das enólogas da vinícola, podemos saber todos os detalhes e impressões dos lançamentos recentes.

Por um lado, Trendy (tendência, em português), como o próprio nome indica, “responde às tendências do consumo de menor teor de álcool, com alguma doçura e gaseificado, com o objetivo de captar novos públicos.” É um vinho rosado ligeiro e frizante (devido ao seu menor teor de álcool de 8%).

Para a sua elaboração foi utilizada a Muscat de Alexandria (na grande maioria), Chardonnay e um pouco de Syrah.  A vinificação foi “mediante temperatura controlada, buscando conservar a frutas e o frescor.”

Por outro lado, Bella Donna chega para completar a “família Donna”, já que a vinícola tem entre suas linhas de vinhos, Prima Donna e Donna Dolce. Aqui é um blush, “um rosado de cor muito pálida que tem um toque de agulha que o torna muito refrescante”, assinala a enóloga.

Foi feito a partir de uma mistura de variedades brancas aromáticas (entre as quais Chardonnay e Sauvignon Blanc) e também uma pequena percentagem de Syrah. Esta linha também não tem passagem por barricas de carvalho, uma vez que o objetivo é o de preservar a frescura e a presença de fruta.

Os projetos e propostas para ambos os rótulos, bastantes disruptivos (um com ícones coloridos e outro com o rosto de uma mulher), marca uma clara diferença com os rótulos apresentados anteriormente que costumavam ser clássicos.

Assim, a Antigua Bodega Stagnari irrompe o mercado com vinhos que apontam para segmentos de consumidores que vão para além da sua idade porque querem experimentar produtos diferentes, inovadores e divertidos.

Na verdade, como comentado por Mariana Meneguzzi, sua aceitação tem sido muito boa desde o início, mesmo considerando que não estamos no momento “ótimo” para o consumo desses produtos, sugeridos para serem bebidos refrescados. No entanto, sua inserção abre a porta para quebrar certos paradigmas e dar oportunidade a etiquetas que tanto por sua qualidade como por sua versatilidade, podem ser desfrutadas em qualquer época do ano.

Notas de prova (fornecidas pela vinícola):

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Trendy

Cor fucsia pálido. Alta intensidade aromática onde a fruta é mostrada como a protagonista, pêssego e frutas cítricas temperadas por notas de jasmim e rosas. Na boca é muito fresco, com entrada sedosa/gulosa. Leves toques cremosos e excelente acidez acompanham um final doce acabamento, persistente.

É um vinho muito versátil porque vai bem com ceviche, sushi, queijos fortes e frutos do mar

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Bella Donna

Cor fúcsia com tons arroxeados. Nariz frutado com manga, maçã, melão e damasco com notas florais de magnólia e madressilva. O paladar é sedutor, exótico e complexo. Acidez equilibrada ostentando um atraente dulçor, acabamento perolizado perceptível ao paladar.

É um vinho que pode ser harmonizado com saladas frescas, bruschetta com salmão e cream cheese, frutos do mar e carnes brancas.

Fonte: traduzido por Jeriel – http://www.bodegasdeluruguay.com.uy/notas/leer/con_dos_nuevos_rosados_antigua_bodega_apunta_al_consumidor_audaz

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