O Douro domina a seleção da jornalista de vinhos mais influente do mundo, com quatro referências.

Escolher os dez vinhos portugueses mais marcantes não será tarefa fácil, entre tantos que saem das nossas adegas todos os anos. A Revista de Vinhos lançou o desafio à britânica Jancis Robinson, considerada a jornalista de vinhos mais influente do mundo, e a especialista apresentou-os. O Douro domina a seleção, com quatro eleitos, mas na lista também entra o Dão ou o Alentejo, bem como vinho da Madeira e o famoso vinho do Porto.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, numa conferência, em Lisboa, centrada no vinho nacional e onde o tópico de debate se voltava sempre para a garrafa. Mas o ponto alto era mesmo descobrir quais as garrafas que entravam na galeria seletiva da jornalista.

O Douro destacou-se, com quatro referências na lista. O vinho tinto da Casa Ferreirinha Barca Velha 1999, o blend  Poeira 2011, o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2005 e o Nieeport Batuta 2007 foram os eleitos desta região portuguesa.

O país vinhateiro não se esgota na zona duriense e Jancis Robinson fez questão de notar isso. Além dos quatro vinhos do Douro, o alentejano Espaço Rural Bojador Vinho de Talha 2015 marca presença em mais um tinto na seleção. Além deste, juntam-se o Luis Pato Vinha Barrosa 2005, da Bairrada, e o Quinta dos Roques 2007, oriundo do Dão.

Bem do Norte chega o representante dos vinhos verdes. O Alvarinho Soalheiro Primeiras Vinhas 2016, nascido nas vinhas de Melgaço, é o único a marcar presença nesta lista. Ainda falta falar dos vinhos fortificados, que não podiam deixar de estar neste pódio. Dos vinhos da Madeira, o Barbeito Ribeiro Real Tinta Negra Lote 120 Years chega da ilha depois de ser produzido a 200 metros de altitude. O vinho do Porto é representado por uma companhia bem conhecida, com o Graham’s Single Harvest Tawny Port 1972 a ser outra das escolhas da jornalista britânica.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Crédito da imagem externa (Barca Velha 1999): Nelson Garrido

Fonte: https://www.publico.pt/2017/10/24/fugas/noticia/estes-sao-os-dez-vinhos-portugueses-mais-marcantes-para-jancis-robinson-1790039

(Visited 1.234 times, 1.248 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *