O Wine Day Qualimpor 2017 ocorreu na cidade de São Paulo no primeiro semestre do ano corrente, mais precisamente no dia 25 de maio. Na oportunidade fomos gentilmente recebidos pelo representante da Freixenet que teceu considerações sobre os cavas servidos. A seguir as que se destacaram para este redator, antes, porém, algumas linhas para a Freixenet: é a maior produtora de cavas do mundo, com produção de mais de 100 milhões de garrafas/ano. Com faturamento global da ordem de 600 milhões de euros por ano, a Freixenet é uma das mais bem sucedidas empresas familiares do mundo, conduzida pela terceira geração. É a marca líder em espumantes importados no Brasil e exporta para cerca de 150 países, entre eles Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Cava Freixenet Vintage Reserva Brut 2013 – Álcool: 11,5% – Variedades: Macabeo, Xarel.lo e Parellada – permanece na garrafa pelo período entre 18 e 24 meses em contato com as leveduras, em coloração amarelo-palha brilhante com borbulhas finas e brilhantes em profusão. Exibiu complexos aromas cítricos e tostados sobre um fundo mineral, no paladar a sua entrada revelou um efervescente seco, rico e equilibrado sugerindo notas de frutas secas com elegância e, sobretudo, frescor por conta da sua vibrante acidez. Termina persistente com intensa mineralidade e cremosidade. Avaliação: 90-91/100 pts.

Cava Freixenet Cava Elyssia Gran Cuvée Brut – Álcool: 11,5% – Variedades: Chardonnay, Macabelo, Parellada e Pinot Noir – mais um cava brut elaborado pelo método tradicional com 15 meses de autólise. Excelente perlage com formação de coroa de espuma, cor palha claro, complexos aromas s de frutas brancas, favo de mel e uma ponta mineral. No paladar revelou-se um cava de grande efervescência e personalidade por conta de sua riqueza de aromas de boca e sabores intensos, quase inebriantes. Cheio de garra, frescor e personalidade, de acento mineral e cítricos envoltos em grande maciez. Termina longo, fresco com grande persistência. Avaliação: 91/100 pts.

Freixenet Seguras Viudas Reserva HeredadÁlcool: 12% – Variedades: Macabeo e Parellada – espumante top de linha da Freixenet. Exibiu coloração amarela com reflexo palha brilhante, borbulha fina e abundante, formando uma marcante coroa de espuma. Apresenta aromas intensos e complexos, decorrentes de sua longa guarda (resulta da mistura de nove vinhos-base diferentes que permanecem em autólise pelo período de trinta meses), com notas de brioche, mel, flores sobre um fundo cítrico e mineral. Equilibrada, macia e de grande finesse, acaricia por conta da sensação aveludada que deixa no paladar. Vivaz, termina persistente e longa, marcada pelo seu gostoso frescor. Avaliação: 92/100 pts.

(Visited 265 times, 267 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *