Desde o início de sua história, a Azienda Vinícola Umani Ronchi tem-se distinguido como uma grande intérprete dos dois vinhos mais típicos da região de Marche: Verdicchio e Conero Rosso.

Massimo Bernetti, que desde a década de 1990 passou o comando da empresa para seu filho Michele, criou  vinhos que são apreciados em todo o mundo, renovou os vinhedos e remodelou a principal adega localizada  em Osimo. Mas ele ainda não está satisfeito e teimosamente insiste em seguir os ditames para produzir vinhos de altíssima qualidade. Tudo isso se traduz num trabalho sério de agronomia experimental e cuidado da vinha e da adoção de técnicas mais avançadas de cultivo e vinificação.

Nos últimos anos o crescimento do interesse dos vinhos produzidos na região vizinha de Abruzzo levou Umani Ronchi SpA  a comprar uma gleba de 30 hectares nas colinas Teramane, designada sub-área de DOC Montepulciano d’Abruzzo, que por conta de seu prestígio foi alçada à condição de DOCG. Aqui, existe umaa quinta pitoresca que domina uma propriedade com vinhas cuidadosamente plantadas, uma adega de vinificação está a ser construída para se juntar à sala de barricas existente.

Atualmente, o terreno de propriedade da Umani Ronchi com vinhas plantadas ocupa uma área de 200 hectares, distribuídos em dez parcelas distintas, cada uma com características únicas, respeitando e valorizando o terroir das regiões de Marche e de Abruzzo. A investigação está prosseguindo com o cultivo das variedades mais representativas internacionais, como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Merlot, para criar vinhos inovadores.

Degustação –

Umani Ronchi Podere Montepulciano d’Abruzzo 2016 – Álcool: 13,5% – Importador: Decanter – Preço: R$ 78,40 – vermelho-rubi com reflexo violáceo ligeiramente azulado nas bordas. Aromas complexos com notas de ameixa, especiarias sobre um fundo balsâmico. Na boca sua entrada revelou um tinto de taninos presentes de ótima qualidade, uma ponta de álcool, acidez plena, corpo médio com a fruta se expressando livremente (não passa por madeira). O perfil é de um vinho descomplicado, fácil de beber e de gostar. Cresceu à mesa. Harmônico e equilibrado, este Montepulciano é um vinho que se destaca por sua expressão varietal e relação qualidade-preço.  Avaliação: 89/100 pts.

(Visited 778 times, 778 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *