A Viña Ventisquero tem menos de duas décadas desde sua primeira vindima, sendo, portanto,  uma jovem bodega chilena onde a alta performance e o espírito inovador andam em sintonia, garantindo resultados surpreendentes possibilitando inclusive com que hoje figure entre as 15 maiores bodegas exportadoras naquele país. Trabalha com vinhedos próprios localizados nas melhores regiões vitivinícolas do Chile: Apalta, no Vale de Colchagua; no Vale de Casablanca; na Costa do Maipo; e também em Leyda. Vales estes que se somam aos vinhedos no Atacama. É reconhecida pela produção de vinhos de alta qualidade nas diversas linhas em que trabalha.

Enologo-chefe da Ventisquero, Felipe Tosso

A menção “Single Block” estampada no rótulo da safra 2016 deste Sauvignon Blanc faz menção ao sério trabalho da busca pela máxima expressão de terroir encabeçada pelo enólogo Felipe Tosso e seus assistentes. Juntos, desbravam a região do deserto do Atacama, mais precisamente em Huasco, que é considerada a nova fronteira do vinho chileno. Com isso garantem a qualidade deste varietal cujas vinhas são cultivadas no vinhedo de Loncomilla, há 23 quilômetros de distância do oceano Pacífico, sendo beneficiadas com a forte influencia marítima que na taça faz com que este varietal mostre ao que veio. Vale saber que a Viña Ventisquero é a única vinícola a produzir vinhos secos nesta nobre e restrita área com 13 hectares onde as vinhas estão plantadas em solo muito particular com elevada concentração de carbonato de cálcio – calcário – além de ser extremamente salino, o que acaba contribuindo para a diferenciação das uvas cultivadas nesta inóspita região. O branco combina elevada acidez, mineralidade pronunciada e estrutura suficiente para acompanhar comida. Características estas obtidas após um lento processo de fermentação, seguido por repouso durante 10 meses em contato com suas leveduras. Este Sauvignon Blanc aumenta a família Grey que já contempla um Chardonnay, além dos tintos Cabernet Sauvignon, Carménère, GCM, Merlot, Pinot Noir e Syrah.

 

 

Notas de Degustação do enólogo* –

Ventisquero Grey Sauvignon Blanc 2016 – Álcool: 13% – Região: Atacama/Chile – Preço sugerido: R$ 139,90 – Procedente do Vinhedo denominado Loncomilla a uma distância de 23 km do mar, bem próximo do rio Huasco. Análise organoléptica: cor palha esverdeado brilhante, muito cítrico nos aromas mesclados com notas de pimentão verde. Fresco e de grande volume, é um vinho estruturado no paladar e de uma acidez alta que entrega tensão com uma mineralidade em boca, resultando  num final limpo e persistente. Avaliação: 90/100 pts. (Wine Advocate – Robert Parker) e 95/100 pts. (Descorchados 2017) * ainda em novembro as notas de degustação deste Redator  –  Análise organoléptica: palha esverdeado brilhante. Aberto nos aromas vegetais que se alternam com minerais sem ocultar a fruta (maçã verde, pera e pêssego). Paladar no mesmo diapasão. Além da mineralidade estamos diante de um branco de grande densidade e profundidade. Um branco que alia potência, elegância, tipicidade de forma ímpar. De fato, a Sauvignon Blanc no Chile tem plena adaptação inclusive no Vale do Atacama. Avaliação: 91/100 pts.

(Visited 509 times, 509 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *