Foram degustados mais de 100 rótulos nacionais e importados, de países da América do Sul e da Europa, com descontos especiais –

O “1º Festival do Espumante”, evento de degustação de alguns dos melhores espumantes à venda no mercado brasileiro, foi realizado no ultimo sábado (25/11), no Centro de Convenções Frei Caneca, integrado ao Shopping Frei Caneca, na capital paulista.

O evento  contou  com  cerca de 550 convidados, que degustaram mais de 100 rótulos nacionais e importados, de 22 vinícolas e importadoras. Entre os espumantes apresentados no evento, destaque para os lançamentos Cava Jaume Serra, da Adega Alentejana, a Cava mais vendida e premiada da Espanha; o Casa Perini ICE e o Casa Perini Método Tradicional Brut, da Casa Perini; e Riondo Collezione Soave Brut e Riondo Collezione Prosecco Brut, da Importadora Italiamais. Vale conferir também o espumante Casa Perini Moscatel escolhido recentemente como o quinto melhor vinho do mundo em 2017 pela WAWWJ. Os espumantes nacionais da Vinícola Hermann Lírica, Lírica Crua e o italiano Ferrari Maximum Brut trazido pela importadora Decanter também se destacaram no evento.

Andreia e Eduardo Dorílio

Segundo divulgado no jornal O Estado de S. Paulo, o consumo de champagne e espumantes no Brasil cresceu 16,5% em 2016. Apesar da crise, o brasileiro vê motivos para comemorar estourando garrafas de Espumante. Ao contrário dos vinhos finos, os espumantes nacionais dominam as vendas do produto no país, com cerca de 80% do mercado.

Vinícolas e Importadoras participantes:

O Festival teve a presença as seguintes Vinícolas e Importadoras:  Adega Alentejana, Bacardi Martini, Barrinhas, Cantu, Casa Flora, Casa Perini, Casa Valduga, Cave Geisse, Chandon, Decanter, Épice, Freixenet, Interfood, Italia Mais, Lidio Carraro, Miolo, Pernod Ricard, Qualimpor, Salton, Vinicola Aurora, Winebrands e World Wine, entre outros. Os espumantes foram harmonizados com comidinhas e aperitivos, destacando produtos La Pastina, como funghis e patês especiais.

O “1º Festival do Espumante” contou com o patrocínio da expositora Maison Lanson, uma das mais antigas e prestigiadas casas de Champagne da França. Os Espumantes foram degustados em taças exclusivas de semi-cristal, trazidas da França pela Maison Lanson, que os convidados receberam na entrada e levaram como brinde ao final do evento.

Nossa ideia foi  oferecer ao público do Shopping Frei Caneca e aos clientes do Empório Frei Caneca uma experiência única, onde puderam provar cada um dos excelentes rótulos e comprar, na mesma hora e com preços especiais. Os espumantes dos mais variados tipos são preferência unânime do consumidor,  principalmente nesta época, tanto pelas festas de final de ano, como nas celebrações de momentos especiais, formaturas, confraternizações corporativas e familiares e também casamentos”, afirma Francisco Separovic, organizador do evento. Realizado pelo Shopping Frei Caneca, o evento contou com o patrocínio da Maison Lanson e o apoio do Empório Frei Caneca, do Centro de Convenções Frei Caneca. Destaque para a parceria do “1º Festival do Espumante” com o site de casamentos CASARE, que divulgou o evento em seus canais e ofereceu adesão grátis ao site para todos os convidados do evento. A seguir, nossas impressões sobre os espumantes da importadora Decanter, gentilmente servidos por Andreia e pelo Sommelier Eduardo Dorílio:

Espumante Lírica Crua – elaborado majoritariamente com Chardonnay e pitadas da variedade portuguesa Gouveio com participação da francesa Pinot Noir, este Lírica Crua elaborado pelo méotodo champenoise chega na segunda edição muito macio e menos austero do que na sua estreia.  Marcado pela vivacidade, exibiu aromas típicos com leveduras e pão fresco. Consegue ser potente sem perder delicadeza e muito fresco. Custando pouco mais de R$ 65, é inequívoca sua relação preço qualidade, eis que há no mercado espumantes de qualidade similar bem mais caros. Avaliação: excelente

Cave Hermann Lírica Brut – Champenoise – álcool: 12% – Variedades: Chardonnay (75%) e Gouveio (25%) – região: Serra do Sudeste – Pinheiro Machado (RS) – preço promocional de R$ 66,47 – palha intenso com reflexo esverdeado. Aromas complexos com uma ponta de leveduras se destacando. Boca no mesmo diapasão, fresca, fluída e expansiva. Seco, de boa envergadura e concentração é um espumante para ser levado a sério e que vale o preço. Ótimo acompanhamento para aperitivos. Avaliação: excelente

Espumante Ferrari Maximum Brut  coloração palha com reflexo na transição para dourado, brilhante, perlage fino, intenso e duradouro. Paladar complexo, elegante, sofisticado com notas  tostadas e boa madurez. Além da personalidade, impressiona por sua cremosidade, harmonia e longuíssima persistência. Degustada pela terceira vez demonstrou notável consistência. Avaliação: excelente ++

Mais uma vez, Ferrari é eleito o produtor do ano!
(Visited 435 times, 442 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *