Originária da França, a Malbec tem diversas denominações: a mais conhecida depois de Malbec é “Côt” (Bordeaux). Em Cahors se chama “Auxerrois”. No Medóc “Malbeck” e no resto da França “Cahors”. Perdurou na França até o advento da “Phylloxera Vastratrix”, praga que dizimou a maior parte dos vinhedos europeus à partir da segunda metade do século XIX. Curiosamente, nessa mesma época a Argentina recebia a imigração italiana e espanhola e com a chegada de estradas de ferro e das primeiras variedades de uvas francesas, o cultivo da videira passou a se dar em duas regiões próximas da Cordilheira dos Andes: Mendoza e San Juan, que hoje respondem por mais de  80% da produção do vinho argentino. Na Província de Mendoza que a Malbec adquire sua máxima expressão: Vale de Uco e zona alta do Rio Mendoza. Os vinhos mais encorpados e longevos são de Agrelo e Vistalba (Luján de Cuyo, sede da Denominação de Origem Controlada que promove essa cepa). O impulso definitivo na vinicultura Argentina ocorreu na década 1990, convertendo-se a Malbec na varietal de eleição, como é a Shiraz na Austrália, Tannat no Uruguai Cabernet Sauvignon no Chile. Atualmente, a Argentina é o 5° produtor mundial e seus vinhos recebem notas elevadíssimas da crítica internacional.

Os vinhos Orgânicos Domaine Bousquet agora estão na importadora Almería“O francês Jean Bousquet saiu de seu país a procura do lugar ideal para produzir o melhor vinho do mundo, e encontrou na Argentina o que tanto desejava. A união entre as técnicas de produção francesa e argentina fazem os vinhos Jean Bousquettão especiais. A terra (300 hectares de vinhedos) nutrida e tratada com todo o respeito devolve seus melhores frutos, e com eles são produzidos os melhores vinhos orgânicos (três milhões de garrafas anuais comercializadas em sessenta países), em Tupungato, a 1200 metros sobre o nível do mar, local na qual a amplitude térmica permite o pleno amadurecimento das uvas que terão excelente acidez”. 

 

 

Degustação  –

Domaine Bousquet Grande Reserve Malbec Orgânico 2013 – álcool: 14,4% – Variedades: Malbec (85%), Cabernet Sauvignon (5%), Merlot (5%) e Syrah (5%)  Preço: R$ 160  – importador: Almeria – amadurecido 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso acrescido de afinamento de mais 12 meses em garrafa. Quase retinto na cor, forte nos aromas característicos da Malbec com muita fruta madura, especiarias, tostados, grafite sobre um fundo de chocolate. Na boca a sua entrada revela um vinho rico, alcoólico, mineral, de taninos potentes e ao mesmo tempo macios, com a fruta protagonizando o conjunto que tem profundidade e concentração de sobra e que certamente só irá ganhar com o envelhecimento na garrafa. Um vinho de guarda, orgânico, para as grandes ocasiões. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 652 times, 655 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *