A Argentina é um jogador-chave na cena do vinho do século XXI. Mãos para baixo, atualmente, o país é conhecido por fazer alguns dos melhores vinhos de Malbec do mundo. A interpretação argentina da uva francesa demonstra um amadurecimento e robustez de frutas pretas e azuis que são inigualáveis. Mas o que quero deixar claro aqui é que, quando falamos sobre a Argentina, não devemos nos concentrar apenas na Malbec. Ao concentrarmos toda atenção em apenas uma das variedades que a região faz bem, esquecemos de uma série de verdadeiros “superstars”. Muitos deles estão amplamente disponíveis no mercado por valores fantásticos!

Foram os imigrantes europeus (destaque para italianos, espanhóis e suíços) que no final do século XIX aproveitaram o potencial vinícola do país e plantaram vinhas ao redor da Cordilheira dos Andes. Na Argentina, as uvas são cultivadas em altitudes espetacularmente altas – mais de 3.000 metros sobre o nível do mar em muitos casos. Como a região é nova, comparativamente falando, ela continua a crescer e mudar a um ritmo acelerado. É exatamente por isso que devemos prestar atenção extra ao que está acontecendo no desenvolvimento dessa região vinícola. Aqui estão as primeiras escolhas, além da uva de Malbec. Para ver a lista completa dos vinhos (Mark Angelillo – Snooth.com) provados na Argentina durante 2017 (incluindo a uva de assinatura da região, Malbec), clique aqui.

Espumante
Domaine Bousquet Chardonnay-Pinot Noir Brut Mendoza
Aromas terrosos do solo arenoso e argila no nariz com toques de pêssego, melão e sálvia seca. Continua a ser terroso e concentrado no palato com citrinos de limão e toranja, flor de pêssegos e damascos secos sobre tons empoeirados e secos.

Pinot Grigio
Callia Alta Pinot Grigio Argentina 2016
Notas florais vivas de marmelo, pêra, maçã e pêssego no nariz. Suave, delicado e com um toque tímido no paladar com notas de frutas frescas de pêssego, maçã e toranja, excelente equilíbrio e um tempero agradável no fim de boca. Apresentação maravilhosa da uva. 91/100 pts.

Torrontés
Trivento White Orchid Blend Torrontés Reserve Mendoza 2016
Aromas altamente florais de pétala de rosa perfumada e potpourri, notas de frutas como pêssego fresco e lichia. Tropical e floral na boca, dotado de alta acidez e muito sabor, mousse de limão, manga fresca, abacaxi e melão com um fim de boca curto de frutos secos e mais notas de flor.

Chardonnay
Chakana Estate Selection Chardonnay Uco Valley 2017
Aromas frescos de maçã verde e bálsamo de limão com uma nota de grama e algum cítrico. Fresco e suculento no paladar com limão, melão e maçã verde, um pouco de cremosidade e uma textura média na boca. Cresce no fim de boca persistente, liberando algumas notas agradáveis de pêssego e um pouco de especiarias e carvalho.

Cabernet Franc
Bodega Lagarde Guarda Cabernet Franc Lujan de Cuyo 2014
Aromas temperados de baga escura com toques de folha de tomate e violetas. Puro, frutado e delicado no paladar, uma ótima vitrine para a uva com frutas frescas como cereja e framboesa, uma especiaria de cozimento agradável e um fim de boca estruturado e cheio de finesse, emoldurado por carvalho e algo terroso. 91/100 pts.

 

Syrah
Benegas Estate Single Vineyard Finca Libertad Syrah Mendoza 2012
Aromas ricamente frondosos de groselha preta e cereja preta, notas de especiarias e de flores brancas. Suave e imponente, de textura cremosa e tânica, com um brilho de baunilha e carvalho que recobre os sabores de frutas como groselha preta, amora e um fim de boca com sugestões de cacau e açúcar mascavo. Muita profundidade e complexidade com frutas muito expressivas e excelente textura. 90/100 pts.

Vinhos Carmelo Patti

Cabernet Sauvignon
Carmelo Patti Cabernet Sauvignon Lujan de Cuyo 2007
Boa complexidade aqui com notas minerais salteadas de terra limosa, especiarias de cozimento e componentes clássicos de frutas pretas – principalmente groselha preta e amora. Cremoso, sensual e elegante no paladar com notas profundas de cereja preta e amora, um pouco maduro, mas ainda bastante fresco. Hoje são dez anos de um tinto jovem que se bebe lindamente, idade suficiente para suavizar as arestas e produzir notas de chocolate com textura cremosa, acidez fresca e um agradável fim de boca. 93/100 pts.

Red Blend
Domaine Bousquet Gaia Red Blend Tupungato Valley 2013
Aromas inebriantes de terra mineral rica, chocolate escuro e amoras. Corpo cheio e suculento, algo resinoso na boca,  cheio de sabores ousados e de acidez cortante, sugestões de mirtilo e amora, taninos firmes e uma sugestão de groselha preta madura no fim de boca. 90/100 pts.

Argentina – Olhando para além da Malbec –
29 de dezembro de 2017 por Mark Angelillo

Leia mais em: http://www.snooth.com/articles/argentina-wine-malbec/?viewall=1#ixzz52mKIuVfb

(Visited 260 times, 267 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *