Informa o produtor Podere Cavaga sobre a variedade Franconia/Lemberger que: “A crescente constatação de que os vinhos da Francônia têm a nível nacional e internacional levou Podere Cavaga a ser identificado por um dos melhores produtores para trabalhar esta preciosa variedade tinta.

Francônia é uma variedade de origens incertas, baseada em duas hipóteses, ambas fora da Itália.

Também é conhecida pelos nomes Blaufränkisch Lemberger. As duas hipóteses envolvem a Croácia e a Áustria. Na primeira hipótese, nos referimos ao seu segundo sinônimo, para a cidade de Lemberger, no segundo caso, para o vale superior do Meno, localmente chamado de Franken, que traduzido para o italiano, torna-se Francônia.

No Friuli é mencionada em 1879, alguns anos mais tarde do que em Caorle, na província de Veneza, onde se firma em 1877.

Na província de Bergamo, a videira chegou trazida pelos venezianos, inscrita como vinha em uso em 1929 e no Friuli, como já mencionado, em 1879, alguns anos mais tarde do que em Caorle, na província de Veneza.

Franconia al Podere nasceu de acordo com a filosofia Cavaga, com a qual cultivamos manualmente as nossas vinhas, com especial atenção para o desbaste e o uso de tratamentos parasíticos naturais.

Amadurece ao menos 12 meses em barricas de carvalho francês para depois descansar por mais 12 meses em garrafa”.

CONTRARRÓTULO

“Oi Giopi”, la famosa maschera bergamasca da tre gozzi, dá nome a este vinho obtido por vinificação “in purezza” de uvas da variedade Franconia, vinhedo histórico da área de Bergamo – Itália. De coloração vermelho-rubi com tons de púrpura, intenso aroma frutado com notas de especiarias, harmoniza com pratos de carne vermelha e branca bem estruturada, queijos e salames. Temperatura de serviço: 16-18° C

http://vinomaestrobrasil.blogspot.com (blog ativo, importadora inativa)

O Grande Livro dos Vinhos da Folha de S. Paulo no verbete sobre a variedade Lemberger afirma que: “excelente variedade de uva da Alemanha atual para fazer vinhos tintos de coloração forte, de corpo médio ou encorpados e aromáticos, principalmente em Württemberg. Os vinhos da Lemberger costumam ser do tipo seco, e lembram as variedades do Rhône em alguns aspectos. Também conhecidos como Blaufränkisch (na Áustria) e Kékfrankos (na Hungria).  – Blogdojeriel.jpg

 

Bérgamo/Lombardia/Itália

Degustação –

Podere Cavaga Ol Giopì IGT Della Bergamasca 2007 – Álcool: 13% – Variedade: Franconia/Lemberger – Importador: Vinomaestro Ltda. (inativa) – Região: Lombardia – vermelho-rubi límpido, brilhante com discreto halo de evolução. Nariz complexo com notas florais que logo cedem espaço para frutas vermelhas em profusão, mentol, especiarias, tudo entrelaçado harmonicamente com invejável sustentação na taça. Paladar no mesmo diapasão. Taninos finíssimos, álcool na medida certa, acidez refrescante, madeira bem integrada, enfim, um vinho que se destaca por seu equilíbrio gustativo, por sua concentração de sabor protagonizado pela fruta e por ter resistido bravamente ao tempo, uma vez que suas condições de conservação variaram muito ao longo dos anos. Enfim, um tinto de excepcional qualidade verdadeiramente diferenciado, bebido provavelmente no auge, raro de encontrar no Brasil. Avaliação: 93/100 pts.

(Visited 65 times, 82 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *