Por Bruno Vianna –

Após 16 anos de atuação, a ABS-Campinas cresceu e se transformou agora em Sociedade Brasileira de Sommeliers – SBSomm, entidade autônoma em busca de melhorias na qualidade e abrangência de seus cursos e atividades no mundo do vinho, que já começam a ser reestruturados, e ampliação de parcerias, para melhor cumprir sua missão de difundir a cultura do vinho. Agradecemos o apoio de todos nossos parceiros e colegas da imprensa e nos colocamos à disposição para estreitamento desses profícuos laços.

 

Campinas, 11 de setembro de 2018.
Prezado(a) Associado(a),

A ABS-Campinas cresceu e mudou de cara.

Agora somos a Sociedade Brasileira de Sommeliers – SBSomm!!!

Desde sua fundação, em 19/07/2002, mantivemos por 16 anos uma vinculação direta com a ABS-SP, o que foi muito importante para consolidar uma profunda base de conhecimentos sobre o mundo do vinho.

Ao longo do tempo, fomos introduzindo muitas inovações específicas em Campinas, como as Confrarias de Degustação, os jantares mensais em que cada associado leva seu vinho, as Lojas de Vinhos Parceiras com descontos para associados, os Restaurantes Amigos com rolha zero, os Programas de Aperfeiçoamento Técnico em visitas a vinícolas no exterior, os coquetéis e jantares após cursos e degustações, as fichas técnicas de análise qualitativa de vinhos, novos formatos de cursos, o Festival de Vinhos com múltiplas atividades, a Mostra Vinho & Arte, etc.. Mais que uma escola de vinhos ou palco de eventos, criamos uma nova comunidade: um ambiente de convivência, compartilhamento e congraçamento entre associados, em que passamos a nos conhecer melhor e nos tornamos amigos.

Já formamos 7 turmas de Sommeliers Profissionais, com mais de 200 diplomados. A capacitação de apreciadores de vinhos (enófilos) se deu em 62 turmas do Curso Básico de Vinhos (15 horas-aula), com 2.500 diplomados, além de inúmeros outros cursos. Hoje contamos com 140 participantes em 14 Confrarias de Degustação, que já se reuniram em 634 encontros mensais. Realizamos 50 programas de visitas técnicas a vinícolas, sendo 30 viagens ao exterior e 20 no Brasil… sem falar no sem-número de degustações promovidas em nossa sede, por onde passaram ilustres produtores e vinhos ícones de todo o mundo.

Em 2002, era raro encontrar um restaurante ou loja de vinhos em Campinas que oferecesse serviços de um Sommelier ou sequer de alguém que tivesse feito um curso introdutório sobre vinhos. Hoje, temos a satisfação de encontrar na região uma grande quantidade de diplomados pela ABS-Campinas atendendo o público com muito mais orientação e qualidade.

Amadurecemos muito nesse tempo e vimos com alegria, em nosso ambiente, o surgimento de novos valores, consolidando uma comunidade de muito vigor e conhecimentos que nos capacitaram a assumir um protagonismo próprio em nossa missão de difusão da cultura do vinho. Continuamos sendo, agora como SBSomm, uma associação sem fins lucrativos, baseada no trabalho voluntário de apaixonados pelo tema, que se divertem enquanto ensinam e aprendem. É a busca de um sonho que não se esgota, enquanto houver pessoas dispostas a aprender e a desfrutar do mundo do vinho.

Nesta nova fase, queremos oferecer mais aos nossos associados e à sociedade a que servimos. Almejamos aumentar a qualidade e diversidade de nossos cursos para enófilos e para formação de Sommelier Profissional, atraindo mais e mais alunos e agregando mais conhecimento, método e organização. Ao mesmo tempo, ganhamos abrangência nacional e temos agora autonomia para trazer outros eventos de interesse dos associados e selar novas parcerias.

O horizonte é de muito trabalho pela frente. Mais do que nunca, vamos precisar do apoio e colaboração de todos aqueles que acreditam na utilidade e importância de nossa instituição, porque ela é feita por nós. Esperamos contar com sua participação, ideias, sugestões e trabalho voluntário, na medida da vontade e possibilidade de cada um. O mais importante é que desfrute da comunidade SBSomm!

A Diretoria
SBSomm

(Visited 71 times, 71 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *