Por Bruno Vianna –

Após 16 anos de atuação, a ABS-Campinas cresceu e se transformou agora em Sociedade Brasileira de Sommeliers – SBSomm, entidade autônoma em busca de melhorias na qualidade e abrangência de seus cursos e atividades no mundo do vinho, que já começam a ser reestruturados, e ampliação de parcerias, para melhor cumprir sua missão de difundir a cultura do vinho. Agradecemos o apoio de todos nossos parceiros e colegas da imprensa e nos colocamos à disposição para estreitamento desses profícuos laços.

 

Campinas, 11 de setembro de 2018.
Prezado(a) Associado(a),

A ABS-Campinas cresceu e mudou de cara.

Agora somos a Sociedade Brasileira de Sommeliers – SBSomm!!!

Desde sua fundação, em 19/07/2002, mantivemos por 16 anos uma vinculação direta com a ABS-SP, o que foi muito importante para consolidar uma profunda base de conhecimentos sobre o mundo do vinho.

Ao longo do tempo, fomos introduzindo muitas inovações específicas em Campinas, como as Confrarias de Degustação, os jantares mensais em que cada associado leva seu vinho, as Lojas de Vinhos Parceiras com descontos para associados, os Restaurantes Amigos com rolha zero, os Programas de Aperfeiçoamento Técnico em visitas a vinícolas no exterior, os coquetéis e jantares após cursos e degustações, as fichas técnicas de análise qualitativa de vinhos, novos formatos de cursos, o Festival de Vinhos com múltiplas atividades, a Mostra Vinho & Arte, etc.. Mais que uma escola de vinhos ou palco de eventos, criamos uma nova comunidade: um ambiente de convivência, compartilhamento e congraçamento entre associados, em que passamos a nos conhecer melhor e nos tornamos amigos.

Já formamos 7 turmas de Sommeliers Profissionais, com mais de 200 diplomados. A capacitação de apreciadores de vinhos (enófilos) se deu em 62 turmas do Curso Básico de Vinhos (15 horas-aula), com 2.500 diplomados, além de inúmeros outros cursos. Hoje contamos com 140 participantes em 14 Confrarias de Degustação, que já se reuniram em 634 encontros mensais. Realizamos 50 programas de visitas técnicas a vinícolas, sendo 30 viagens ao exterior e 20 no Brasil… sem falar no sem-número de degustações promovidas em nossa sede, por onde passaram ilustres produtores e vinhos ícones de todo o mundo.

Em 2002, era raro encontrar um restaurante ou loja de vinhos em Campinas que oferecesse serviços de um Sommelier ou sequer de alguém que tivesse feito um curso introdutório sobre vinhos. Hoje, temos a satisfação de encontrar na região uma grande quantidade de diplomados pela ABS-Campinas atendendo o público com muito mais orientação e qualidade.

Amadurecemos muito nesse tempo e vimos com alegria, em nosso ambiente, o surgimento de novos valores, consolidando uma comunidade de muito vigor e conhecimentos que nos capacitaram a assumir um protagonismo próprio em nossa missão de difusão da cultura do vinho. Continuamos sendo, agora como SBSomm, uma associação sem fins lucrativos, baseada no trabalho voluntário de apaixonados pelo tema, que se divertem enquanto ensinam e aprendem. É a busca de um sonho que não se esgota, enquanto houver pessoas dispostas a aprender e a desfrutar do mundo do vinho.

Nesta nova fase, queremos oferecer mais aos nossos associados e à sociedade a que servimos. Almejamos aumentar a qualidade e diversidade de nossos cursos para enófilos e para formação de Sommelier Profissional, atraindo mais e mais alunos e agregando mais conhecimento, método e organização. Ao mesmo tempo, ganhamos abrangência nacional e temos agora autonomia para trazer outros eventos de interesse dos associados e selar novas parcerias.

O horizonte é de muito trabalho pela frente. Mais do que nunca, vamos precisar do apoio e colaboração de todos aqueles que acreditam na utilidade e importância de nossa instituição, porque ela é feita por nós. Esperamos contar com sua participação, ideias, sugestões e trabalho voluntário, na medida da vontade e possibilidade de cada um. O mais importante é que desfrute da comunidade SBSomm!

A Diretoria
SBSomm

(Visited 1.055 times, 1.055 visits today)

4 thoughts on “ABS-Campinas muda para SBSomm”

  1. Eu fiz o curso na ABS de Campinas, porém eu não peguei o certificado eu moro em Piracicaba você pode me ajudar ou passar para alguem?
    Att.
    Tiago Henrique.

  2. Prezado Jeriel:

    Temos a satisfação de informar a constituição da mais nova subseção da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP): a ABS Campinas. A ABS-SP é a representante no Estado de São Paulo da ABS-Brasil, que representa oficialmente no Brasil a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), presente em mais de 60 países.

    Como afiliada da ABS-SP, a ABS Campinas oferece ampla gama de cursos, com diplomas e certificações de âmbito nacional e internacional, sendo que a ABS-SP é, hoje, a principal entidade formadora de Sommeliers e profissionais da área do vinho e outras bebidas no estado de São Paulo, além de ser considerada a melhor fonte idônea sobre vinhos produzidos e comercializados no Brasil.

    A ABS Campinas tem os mesmos objetivos e segue os mesmos padrões de excelência estabelecidos pela ABS-SP, que em 2019 completa 30 anos de atividades ininterruptas. Ou seja, difundir a cultura do vinho e de outras bebidas no mais alto nível, qualificando pessoas interessadas tanto em simplesmente ampliar seus conhecimentos a respeito, como em atuar profissionalmente no mercado. Assim, a ABS Campinas oferecerá a seus associados a mesma gama de cursos já oferecida pela ABS-SP, com destaque para os já consagrados cursos de Introdução ao Mundo do Vinho e de Formação de Sommeliers e Profissionais, pelos quais já passaram milhares de profissionais.

    Ressalte-se que os cursos realizados pela ABS Campinas serão ministrados pelo mesmo corpo de professores que já atua hoje na ABS-SP e nas demais subseções no estado de São Paulo (Bauru, São Carlos, Sorocaba e Litoral). E que todos os professores autorizados a ministrar aulas nesses cursos são previamente certificados em suas respectivas áreas de especialidade pela própria ABS-SP.

    Cumpre esclarecer que, até julho de 2018, a ABS-SP tinha outra associação registrada como sua Subseção Campinas, que decidiu deixar de ser filiada à ABS-SP, quando passou a adotar nova denominação social. A partir de julho de 2018, ela deixou de manter qualquer tipo de vinculação à ABS-SP. Apenas a ABS-SP e suas subseções oficiais, entre elas a nova ABS Campinas, estão aptas a ministrar cursos e a emitir certificados com a chancela da Associação Brasileira de Sommeliers e da ASI.

    Para concluir, informamos que, ainda em janeiro, será realizado coquetel de apresentação oficial da diretoria eleita para a nova ABS Campinas e do cronograma de atividades a serem realizadas em 2019.

    A Diretoria
    Associação Brasileira de Sommeliers – Subseção Campinas
    Presidente: Eduardo Serra Sartori
    Vice-Presidente: José Marcos Medeiros Junior

    https://www.facebook.com/campinas.abs/photos/a.542695829530154/542695089530228/?type=3&theater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *